16.7.08

Aproveitamento de Resíduos





Efectuámos um convite a uma Mãe que, por sinal, também é Auxiliar de Acção Educativa e, portanto, bastante sensível à utilização de materiais para protecção do ambiente. Tal convite foi, de imediato, aceite e assim foi possível partilhar e ensinar aos alunos algumas técnicas de bricolage. Com aproveitamento de materiais de desperdício, construíram-se belíssimas molduras para emoldurarmos fotos importantes da nossa actividade lectiva. A Dona Ângela, mãe do aluno Samuel, conseguiu captar as atenções de todos, apesar do espaço e dia convidativo ao jogo de futebol. A moldura inicial era feita de esponja, um material deixado pelos funcionários da Empresa que construiu a nossa nova sala (contentor). Todos puseram a mão na cola transparente, nas tiras de papel de jornal, de listas telefónicas velhas e de livros estragados de banda desenhada e criaram conforme as mãos e a criatividade. Fizeram formatos de flores, folhas, tranças, etc.
O resultado ficou bastante interessante. Não acham?
Prof.ª Carla Regina Pinho

14.7.08

Visita de Estudo à ETRS da Meia Serra


No dia 15 de Maio de 2008, os alunos do 2.º e 3.º anos de escolaridade da EB1/PE da Terça de Cima, Santa Cruz; fizeram uma visita de estudo à ETRS da Meia Serra no âmbito do Projecto Eco-Escolas. Os alunos gostaram muito da visita e aqui estão eles muito atentos às explicações do nosso guia.

4.7.08

Concurso Eco - Poster 2008


A EB1/PE Ribeiro Domingos Dias no Funchal, concorreu o Concurso Poster Eco - Código 2008.
O Eco - Código é mais um meio que informa as acções definidas e implantadas pelo Conselho Eco-Escolas no ano lectivo 2007/2008. Trabalhando com absoluta consciência ambiental, certezas máximas e ética é, nossa preocupação primordial sugerir a melhor solução para os problemas que vêm agravando a vida no Planeta Terra.O Poster Eco-Código que elaborámos pretende representar um ser humano e, assim, simbolizar as atitudes que o homem deveria ter, estando para tal reproduzido um cérebro, uma vez que o nosso pensamento daí advém. Como surgiu esta ideia? Resultou do diálogo com os alunos acerca das diversas actividades propostas no Projecto Eco-Escolas induzindo assim à conclusão que o factor que mais prejudica as mudanças existentes no nosso planeta, é o Homem, com as suas atitudes
.