No dia 10 de outubro, em Gondomar, a Escola Básica de Távora foi, mais uma vez, galardoada com a Bandeira Verde. Este galardão tem sido atribuído, à nossa escola, desde o ano letivo 2006/2007, consecutivamente. Representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido e envolvimento de toda a comunidade educativa no âmbito do projeto Eco-escolas e da implantação de uma política ambiental.
Foi mais um dia de muita animação, variadíssimas atividades e muito convívio. Além de desfrutarmos de um espaço muito agradável, tivemos oportunidade de ver o que se faz nas outras escolas, de conhecermos o trabalho de várias entidades, recolhermos informação e de nos divertirmos num ambiente fantástico que é sempre o que se vive neste dia.
De manhã, na cerimónia da conferência de imprensa, estivemos presentes para recebermos parte do prémio da Geração Depositrão, atividade 4 – Música e coreografia e apresentarmos essa mesma coreografia na cerimónia. Para a Escola Básica de Távora e especialmente para os alunos do 9.ºA foi uma honra o facto de sermos convidados a atuar numa cerimónia de elite e onde tivemos o privilégio de ouvir a Diretora Adjunta da DREN, Dra. Isabel Cruz, elogiar todas as escolas do país envolvidas neste projeto e nomear as escolas do norte que foram premiadas em diversos concursos no âmbito do eco-escolas. Foi sem dúvida um momento muito emocionante e inesquecível, aquele em que ouvimos o nome da nossa escola.
De tarde, decorreu a cerimónia do galardão Bandeira Verde com a atuação de várias escolas e culminando num momento de euforia com a subida ao palco dos Clã, para nos presentearem com algumas músicas do seu reportório, entre elas, a famosa música Tenho Asas. No fim do espectáculo deu-se início à entrega das Bandeiras Verdes, momento aguardado por todo o grupo que, festejou entusiasticamente.
A animação foi uma constante por parte dos elementos que se deslocaram a Gondomar, em representação de toda a comunidade educativa da Escola Básica de Távora.
A coordenadora do eco-escolas agradece a toda a comunidade que, ao longo destes anos, se tem empenhado no desenvolvimento deste projeto, participando ativamente em todas as campanhas e ações realizadas.
A coordenadora do eco-escolas
Fernanda Araújo