3.2.07

Concurso de Banda Desenhada . TEMA: Energia e Alterações climáticas

A Energia é essencial para que possa existir vida no nosso planeta e devemos garantir a sua existência no futuro utilizando-a prudentemente no presente.Porém, o ser humano continua excessivamente dependente de energias não renováveis (petróleo, carvão e gás natural) para muitas das actividades do seu dia-a-dia, usando-as frequentemente de forma pouco eficiente…
Um consumo insustentável dos combustíveis fósseis, conduz ao esgotamento dos recursos naturais, a impactes na saúde humana e no ambiente, assim como ao aumento do efeito de estufa.É urgente inverter esta tendência!
Com certeza já ouviste falar das Alterações Climáticas.As Alterações Climáticas são o maior desafio global que a Humanidade enfrenta no século XXI. As soluções para este problema passam pela promoção de uma maior eficiência energética e de uma mobilidade mais sustentável.


Todos temos um papel a cumprir no combate às alterações climáticas! As soluções exigem criatividade e conhecimento, mas também informação e sensibilização para a necessidade de MUDAR.

O Concurso “BD da Energia” propõe-te a descoberta de algumas dessas soluções.Participa e mostra a tua energia positiva!


DEFINIÇÃO DO TRABALHO

Temas

Cada escola deverá apresentar duas histórias subordinadas aos seguintes temas:
1- eficiência energética e alterações climáticas;
2- mobilidade sustentável e alterações climáticas.

Metodologia
- a criação da história deve resultar de um trabalho colectivo e ser antecedida de investigação local acerca do tema abordado;
- a investigação local pode incluir inquéritos, visitas, entrevistas, etc.
- deve entrar na história uma situação real (local, pessoa, acontecimento…) relacionada com a investigação local/regional/nacional que os alunos realizaram acerca do tema;
- na história devem surgir informações–chave, que não devem descurar o rigor científico, acerca dos temas tratados.

QUEM PODE CONCORRER
Para o Concurso “BD da Energia” podem inscrever-se 30 escolas do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico que estejam a participar no Programa Eco-Escolas. Ficha de inscrição>>

PRAZOS
A inscrição no Concurso deverá realizar-se até 16 de Fevereiro de 2007.Os originais deverão ser apresentados a Concurso até 30 de Maio de 2007.Poderão ser enviados para o e-mail:
ecoescolas@abae.pt ou pelo correio.

Mais informações em: Concurso BD da Energia>>

Sem comentários: