29.3.07

Exposição de alguns trabalhos e actividades realizadas no Dia 21 de Março

CLUBE NATURA
TUDO CROMÁTICO DO CANTEIRO







EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS






PLANTAÇÃO DE SOBREIROS
















EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS NA SALA DE ESTUDO



ESCOLA BÁSICA DO 2º CICLO D. PEDRO VARELA

Comemoração simultânea dos Dias da Árvore, da Água e da Poesia

Aspectos Gerais das actividades




Este ano sugerimos que na Escola se comemorasse simultâneamente, no dia 21 de Março, o Dia da Árvore e da Floresta, o Dia da Poesia e o Dia da Água. Esta proposta, vinda do Conselho Eco-Escola foi aceite pelos Órgãos Pedagógicos da Escola e foram muitos os trabalhos que apareceram, sinal de que a mensagem passou. Os conteúdos foram tratados nas áreas não disciplinares e na disciplina de Ciências da Natureza.
A Câmara Municipal do Montijo colaborou com a oferta de 30 sobreiros os quais foram plantados pelos alunos que voluntariamente se dispuseram a colaborar.
Quisemos com esta actividade criar a necessária ligação entre as árvores a água e as alterações climáticas, facilitando a criatividade para que ao mesmo tempo desenvolvessem as competências ligadas à escrita (prosa e poesia).
A exposição foi visitada por alunos e professores e a sua permanência na sala de estudo irá permitir que Pais e Encarregados de Educação tomem contacto com os trabalhos efectuados.
Agradecemos a todos quantos colaboraram e muito especialmente aos alunos que aderiram de forma positiva a esta actividade.
Segue-se um trabalho realizado por uma das turmas do Projecto Eco-Escola e que esteve exposto também nesta data.

GRÁFICO REFERENTE ÀS EMISSÕES DE DIÓXIDO DE CARBONO (CO2), EM G/KM CORRESPONDENTES ÀS MARCAS DE AUTOMÓVEIS EXPOSTOS, CONFORME A ORDENAÇÃO INDICADA

(Indicações retiradas de revistas e anúncios publicdos)

Trabalho realizado pela turma D do 5º Ano sob a orientação do professor Luís Luizi

1- Citroen C1
2- Honda Civic Hibrid
3- Smart For Two
4- Smart Roadster
5- Smart Roadster Coupé
6- Chevrolet Matiz
7- Lancia Ypsilon
8- Fiat GrandePunto
9- Hyundai Starex
10- Peugeot 307
11- Alfa Romeo 156
12- Mitsubishi Grandis
13- Seat Altea XL
14- Seat Altea 1.9 TDI
15- BMW Série 3
16- Suzuki Grand Vitara
17- Seat 2.0 FSI Sport
18- Cadillac BLS
19- Mercedes SLK
20- Land-Rover
21- Alfa Romeo 159 1.9
22- Alfa Romeo Brera 2.2
23- BMW Z4 Coupé
24- AUDI Q7

Esta exposição encontra-se no salão polivalente da Escola D. Pedro Varela

24.3.07

Petrolífera pagou para pôr em causa relatório do IPCC

O American Enterprise Institute (AEI), centro de estudos conservador financiado por uma das maiores petrolíferas do mundo, a ExxonMobil, ofereceu 10 mil dólares (cerca de 7,7 mil euros) a cientistas e economistas para que ponham em causa o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Segundo a edição de hoje do jornal britânico The Guardian, o grupo, financiado pela ExxonMobil e com estreitas ligações com o Governo de George W. Bush, ofereceu dinheiro aos autores de artigos para que apontem erros do relatório, que alerta para um aumento da temperatura global de entre 2 e 4,5 graus até ao final do século.
O American Enterprise Institute recebeu mais de 1,6 milhões de euros (cerca de 1,22 milhões de euros) da companhia petrolífera norte-americana, e mais de 20 pessoas da sua equipa trabalharam como assessores para o actual Governo.
O ex-presidente da ExxonMobil Lee Raymond é actualmente vice-presidente daquele centro de estudos.
Cientistas britânicos e norte-americanos receberam cartas do AEI nas quais era oferecido dinheiro por artigos que questionassem o relatório do IPCC, afirma o jornal.
As cartas acusam o grupo intergovernamental que elaborou o relatório de resistir às «críticas racionais» e de «chegar a conclusões precipitadas e insuficientemente apoiadas no trabalho analítico».
David Viner, da Seção de Pesquisas Climáticas da Universidade de East Anglia, classifica a iniciativa do instituto como «tentativa desesperada de uma organização que quer confundir as provas científicas em benefício de seus objetivos políticos».
As cartas foram enviadas por Kenneth Green, colaborador do AEI, que confirmou que a organização pediu a cientistas, economistas e analistas que sublinhassem os pontos fortes e fracos do relatório.
Segundo Ben Stewart, da organização ambientalista Greenpeace, o American Entreprise Institute é algo mais que um «centro de estudos», já que funciona «como a Cosa Nostra intelectual da Administração Bush».
Na segunda-feira, outra organização financiada pela Exxon e com base no Canadá publicará em Londres um estudo que questiona o relatório intergovernamental.
Entre os autores desse estudo encontra-se Tad Murty, um ex-cientista que nega que a actividade humana tenha algo a ver com a mudança climática.
O relatório do IPCC sustenta que há aproximadamente 90% de probabilidades de que o aquecimento do planeta ocorra principalmente devido à acção humana.
in: Diário Digital 02-02-2007 12:15:11

Global climate change

Exposição Eco-itinerante - Posteres ECO-CÓDIGO

Blue man

Gelo à solta

Esta foto fala por si!
Parece que o futuro é mesmo já hoje!

23-03-2007 - 10:10
Gelo à solta
Um icebergue flutua em território antártico australiano.
O degelo dos pólos e o consequente aumento dos níveis dos oceanos estão já acima das projecções traçadas pelos cientistas, segundo as últimas imagens de satélite. Foto: Reuters/Australian Antarctic Division
in: publico.pt 24-03-2007

18.3.07

Muito interessante: emissões de CO2 em cada país em tempo real

http://www.breathingearth.net/

Esta simulação é bastante interessante e pedagógica.

Ficamos, por exemplo, a saber que são emitidas 1000 toneladas de CO2 em cada:

- 5,4 segundos nos Estados Unidos
- 9,2 segundos na China
- 1,7 minutos em Espanha

- 8,4 minutos em Portugal
- 60 minutos no Sudão
- 277,8 horas na Somália
...

Tem ainda dados sobre a população de todos os paises do mundo.

12.3.07

Metodologia em Prática

Desde logo a nossa escola lançou-se na operacionalização do Programa Eco-Escolas.
Eis os passos seguidos no cumprimento da sua metodologia:

a) Conselho Eco-Escola
Formou-se o conselho Eco-escola sob proposta do Coordenador do programa na escola, com os seguintes elementos:
O coordenador do Programa neste estabelecimento - Márcio de Freitas;
A directora do estabelecimento - Elisa Andrade;
Uma representante dos professores - Susana Jorge;
Uma representante das educadoras - Délia Rodrigues;
Uma representante dos alunos – Ana Carolina Nunes (4.º ano);
Uma representante do pessoal não docente - Sandra Mata;
Um representante dos pais – António Nóbrega;

b) Auditoria Ambiental
Procurando cumprir todos os passos da metodologia deste Programa, desde logo lançámos um inquérito a todos os alunos, com vista a avaliar os seus hábitos ecológicos na escola e em casa. Desta forma demos início à Auditoria Ambiental e avaliámos o desempenho da escola.

c) Plano de Acção
Ainda antes da redacção final do Plano de Acção, a escola empenhou-se na concretização de algumas actividades visando melhorar o seu desempenho ambiental. Desde o final do 1.º período os professores aceitaram o desafio de procurar concretizar os trabalhos, sobretudo na área da Expressão Plástica, com materiais maioritariamente reutilizáveis.
Foi após termos concluído a Auditoria à escola (Janeiro) que pudemos definir definitivamente o nosso Plano de Acção (Fevereiro).
O Plano de Acção visa, sobretudo, abordar os temas principais do Programa Eco-Escolas e melhorar a atitude da escola perante o ambiente. O Plano de acção está em plena operação…

d) Monitorização e Avaliação
O Conselho Eco-Escola reúne-se mensalmente com o intuito de avaliar o nível de concretização do Plano de Acção.

e) Trabalho Curricular
A todas as actividades desenvolvidas no âmbito deste Programa procuramos dar-lhes continuidade e interligá-las com o trabalho curricular objectivado para cada grupo/turma. Da mesma forma os trabalhos realizados nas áreas curriculares e que se prendam com as temáticas ambientais são expostos na sala e até mesmo no pátio exterior se possuírem valor e interesse para toda a comunidade escolar.

f) Informação e Envolvimento da Escola e Comunidade Escolar
Através do Painel Eco-Escola procuramos divulgar a agenda para cada mês, relatar algumas actividades de significativa importância ambiental para a escola, retratar actividades levadas a cabo e divulgar informações importantes aos alunos, pais, professores e funcionários.
Vários trabalhos serão alvo de divulgação, alguns por intermédio de exposições, de acordo com os objectivos de cada actividade e da disponibilidade dos espaços.

g) Eco-Código
Em Abril, todos os grupos, desde as salas da Pré às turmas do 1.º Ciclo, contribuirão para a definição do nosso Eco-Código.

9.3.07

As Coisas Boas da Nossa Escola

ESCOLA BÁSICA DO 2º CICLO D. PEDRO VARELA - MONTIJO
Na nossa Escola faz-se magia. Há ainda alunos e professores que aderem a projectos que animam o dia a dia, que fazem acontecer "a festa na escola", que conseguem contribuir para a formação de verdadeiros cidadãos e que dando o seu exemplo motivam outros, e mais outros a seguirem o exemplo.
A Horta Escolar dá os seus primeiros produtos graças ao empenho de muitos alunos e da professora Fátima Baião. A produção esgota-se rapidamente. Professores, alunos e encarregados de educação têm já as suas encomendas (o que significa que a mensagem seguiu para além dos portões da Escola). A professora encarrega-se de anunciar previamente o dia do "mercado" e quais os legumes e frutos a disponibilizar. Parabéns a estes alunos e a esta professora pelo seu empenho e pelo carinho e zelo com que cuidam da Horta.
Também os professores Virgínia e Assunção (professores de EVT) mostram que os seus alunos aprendem a fazer coisas úteis. Os caderninhos estavam lindos, muito bem feitos e com muita imaginação. Não chegaram para a procura. Parabéns também a estes professores e aos seus alunos.
Quando o currículo é acompanhado de actividades que os alunos gostam, é com prazer que todos estão na Escola.

É NECESSÁRIO GOSTAR E FAZER COM GOSTO. É NECESSÁRIO FAZER PASSAR A MENSAGEM. É NECESSÁRIO DIVULGAR.

6.3.07

O Seminário Regional Eco-Escolas- Açores : 5 dias em 2 ilhas...!


PROGRAMA DO VI SEMINÁRIO REGIONAL ECO-ESCOLAS
Ilha Terceira

2 de Março (sexta-feira)
Local: Direcção Regional da Cultura – Palacete Silveira e Paulo
09H30 – Entrega da Documentação

10H00 – Sessão de abertura
Dr.ª Margarida Gomes (ABAE) – Apresentação do programa nacional Eco-Escolas – incidências regionais
11H00 – Painel
Prof. Doutor A. Félix Rodrigues – Alterações Climáticas Globais! Investigue-se.

11H20 – Intervalo

11H40 – Painel (Cont.)
Prof. Doutor E. Brito de Azevedo – Alterações do clima e suas implicações no Atlântico
Prof. Doutor Eduardo Dias – Aquecimento Global à escala do ecossistema: o que esperar e o que compensar
Prof. Doutor F. Cota Rodrigues – Água e alterações climáticas
Debate

Intervalo para Almoço

Local: Casa da Paróquia da Conceição
14H15 – Ateliers
A – Jovens Repórteres para o Ambiente, Eco-repórteres
Dr.ª Margarida Gomes (ABAE)
B – Programa Eco-Escolas: metodologias e estratégias
Dr.ª Lurdes Cunha – Directora da Ecoteca da Graciosa

15H30 – Intervalo

15H45 – Divulgação do Projecto EuroLifeNet
Dr.ª Tânia Fonseca – Coordenadora Eco-Escolas ES Jerónimo Emiliano de Andrade
16H15 – Visita ao LAMTec (Laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia da Universidade dos Açores)

21H00 – Actividade nocturna – Medição de níveis de poluição atmosférica em diversos pontos da cidade
Dr.ª Tânia Fonseca – Coordenadora Eco-Escolas ES Jerónimo Emiliano de Andrade

3 de Março (Sábado)
Local: Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade
09H30 – Ateliers
A – Criar estórias sobre o ambiente
Dr.ª Carla Silva – Directora da Ecoteca do Pico
Dr. Eduardo Guimarães – Director da Ecoteca de S. Jorge
B – A imagem da escola e a relação com os meios de comunicação social
Dr.ª Carla Dias – Jornalista do Grupo Açormédia

10H45 – Intervalo

11H15 – Apresentação do Projecto «Carbon Force – Missão Possível» – Instituto do Ambiente e Instituto Superior Técnico (aberto ao público)
Dr.ª Isabel Raposo – Instituto do Ambiente

Intervalo para Almoço

14H00 – O projecto Esenur e a Educação em Matéria de Energia
Dr. Teófilo Braga – Administrador-Delegado da ARENA
14H15 – As Energias Renováveis: Recurso Social e Educativo
Eng. David Lourenço – Assistente de Investigação do INETI

15H45 – Intervalo

16H00 – Conclusões:
Apresentação da síntese de cada Ecoteca e respectivos professores das Eco-Escolas por ilha
17H30 – Encerramento

PROGRAMA DO VI SEMINÁRIO REGIONAL ECO-ESCOLAS
Ilha de S. Miguel

3 de Março (sábado)
Local: Biblioteca Pública de Ponta Delgada

14H00 – Entrega da Documentação

14H30 – Sessão de abertura
Dr.ª Margarida Gomes (ABAE) – Apresentação do programa nacional Eco-Escolas – incidências regionais
15H30 – Painel
Prof. Doutor A. Félix Rodrigues – Alterações Climáticas Globais! Investigue-se.

16H00 – Intervalo

16H20 – Painel (Cont.)
Prof. Doutor E. Brito de Azevedo – Alterações do clima e suas implicações no Atlântico
Prof. Doutor Eduardo Dias – Aquecimento Global à escala do ecossistema: o que esperar e o que compensar
Prof. Doutor Cota Rodrigues – Água e alterações climáticas
Debate

21H00 – Actividade nocturna – Medição de níveis de poluição atmosférica em diversos pontos da cidade
(A designar)

4 de Março (Domingo)
Local: Centro Cultural da Rib.ª Grande

9H30 – Ateliers
A – Jovens Repórteres para o Ambiente, Eco-repórteres
Dr.ª Margarida Gomes (ABAE)
B – Programa Eco-Escolas: metodologias e estratégias
Prof. Luís Noronha – Director da Ecoteca da Ribeira Grande

10H45 – Intervalo

11H15 – Apresentação do Projecto «Carbon Force – Missão Possível» – Instituto do Ambiente e Instituto Superior Técnico (aberto ao público)
Dr.ª Isabel Raposo – Instituto do Ambiente

Intervalo para Almoço

14H00 – O projecto Esenur e a Educação em Matéria de Energia
Dr. Teófilo Braga – Administrador-Delegado da ARENA

14H15 – As Energias Renováveis: Recurso Social e Educativo
Eng. David Lourenço – Assistente de Investigação do INETI

15H45 – Visita à central geotérmica e exploração pecuária (biogás)
Prof. Luís Noronha – Director da Ecoteca Ribeira Grande

5 de Março (segunda-feira)
Local: Biblioteca Pública de Ponta Delgada

9H30 – Ateliers
A – Criar estórias sobre o ambiente
Dr.ª Carla Silva – Directora da Ecoteca do Pico
Dr. Eduardo Guimarães – Director da Ecoteca de S. Jorge
B – A imagem da escola e a relação com os meios de comunicação social
Dr.ª Carla Dias – Jornalista do Grupo Açormédia

10H45 – Intervalo

11H15 – Conclusões:
Apresentação da síntese de cada Ecoteca e respectivos professores das Eco-Escolas por ilha

12H45 – Encerramento

EXPOSIÇÕES