12.3.07

Metodologia em Prática

Desde logo a nossa escola lançou-se na operacionalização do Programa Eco-Escolas.
Eis os passos seguidos no cumprimento da sua metodologia:

a) Conselho Eco-Escola
Formou-se o conselho Eco-escola sob proposta do Coordenador do programa na escola, com os seguintes elementos:
O coordenador do Programa neste estabelecimento - Márcio de Freitas;
A directora do estabelecimento - Elisa Andrade;
Uma representante dos professores - Susana Jorge;
Uma representante das educadoras - Délia Rodrigues;
Uma representante dos alunos – Ana Carolina Nunes (4.º ano);
Uma representante do pessoal não docente - Sandra Mata;
Um representante dos pais – António Nóbrega;

b) Auditoria Ambiental
Procurando cumprir todos os passos da metodologia deste Programa, desde logo lançámos um inquérito a todos os alunos, com vista a avaliar os seus hábitos ecológicos na escola e em casa. Desta forma demos início à Auditoria Ambiental e avaliámos o desempenho da escola.

c) Plano de Acção
Ainda antes da redacção final do Plano de Acção, a escola empenhou-se na concretização de algumas actividades visando melhorar o seu desempenho ambiental. Desde o final do 1.º período os professores aceitaram o desafio de procurar concretizar os trabalhos, sobretudo na área da Expressão Plástica, com materiais maioritariamente reutilizáveis.
Foi após termos concluído a Auditoria à escola (Janeiro) que pudemos definir definitivamente o nosso Plano de Acção (Fevereiro).
O Plano de Acção visa, sobretudo, abordar os temas principais do Programa Eco-Escolas e melhorar a atitude da escola perante o ambiente. O Plano de acção está em plena operação…

d) Monitorização e Avaliação
O Conselho Eco-Escola reúne-se mensalmente com o intuito de avaliar o nível de concretização do Plano de Acção.

e) Trabalho Curricular
A todas as actividades desenvolvidas no âmbito deste Programa procuramos dar-lhes continuidade e interligá-las com o trabalho curricular objectivado para cada grupo/turma. Da mesma forma os trabalhos realizados nas áreas curriculares e que se prendam com as temáticas ambientais são expostos na sala e até mesmo no pátio exterior se possuírem valor e interesse para toda a comunidade escolar.

f) Informação e Envolvimento da Escola e Comunidade Escolar
Através do Painel Eco-Escola procuramos divulgar a agenda para cada mês, relatar algumas actividades de significativa importância ambiental para a escola, retratar actividades levadas a cabo e divulgar informações importantes aos alunos, pais, professores e funcionários.
Vários trabalhos serão alvo de divulgação, alguns por intermédio de exposições, de acordo com os objectivos de cada actividade e da disponibilidade dos espaços.

g) Eco-Código
Em Abril, todos os grupos, desde as salas da Pré às turmas do 1.º Ciclo, contribuirão para a definição do nosso Eco-Código.

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