30.4.07

Concurso de trajes de Carnaval

No passado dia 16 de Fevereiro a nossa escola dinamizou um concurso de trajes de Carnaval tendo como tema aglutinador “As Plantas”. O mais bonito e significativo foi que cada um fez o seu próprio fato, reutilizando materiais. Vejamos estes trajes lindíssimos, confeccionados com muita criatividade, originalidade, sentido estético e ecológico.
É caso para dizer que os meninos e os pais da nossa escola estão de parabéns.

Concurso de máscaras

Tendo o Madeira Magic promovido um concurso de Máscaras visando a aplicação de materiais reutilizáveis, a nossa escola decidiu participar, mostrando assim o talento, criatividade e sentido ecológico das suas crianças.
Cada turma do 1.º Ciclo levou a concurso a máscara do seu herói.
Deste modo o 1.º A concorreu com o “Chiken Little”; o 1.ºB/2.ºB com o “Homem Aranha”; o 2.º A com a “Mascarilha Verde”, o 3.ºA com o “Garfield” e o 4.º A com o “Batman”.
As crianças entusiasmaram-se imenso na concretização das máscaras do seu herói…
A animação foi ainda maior quando o nosso “Garfield” sai vencedor… Uma vez mais, o fofo, simpático e humorístico “Garfield” consegue animar as crianças…

Site da Eco-Escola Básica Integrada de Santa Maria


A Candidata ao galardão Eco-Escolas, a Escola Básica Integrada de Santa Maria, nos Açores, criou um site sobre o tema. Nele constam informações sobre os temas propostos pela Associação Bandeira Azul da Europa para o projecto, bem como as actividades desenvolvidas até à data.
É um bom exemplo! Tanto poderá servir de "inspiração" para as escolas que procuram actividades de Educação Ambiental, como para consulta sobre os temas lá apresentados. Visitem em ecoescolaebisma.com.sapo.pt

22.4.07

Hoje 22 de Abril... é o dia da nossa nave planetária: O DIA DA TERRA

O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, protesto esse coordenado a nível nacional por Denis Hayes. Esse dia conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio (1992).Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.


19.4.07

Visita à Casa do Ambiente no Montijo

Mais uma vez os alunos do 5º ano, desta vez a turma E ,foram até à Casa do Ambiente onde aprofundaram os seus conhecimentos sobre a política dos 3 R's e muito especialmente a necessidade da selecção dos RSU's e o seu caminho até à Amarsul. Viram um filme sobre o que se passa nessa estação de triagem e viram e ouviram como se faz um aterro, o que acontece cada vez que os resíduos chegam à estação e quando precisa de ser selado. Aperceberam-se também do funcionamento de uma ETAR.
Os alunos estiveram muito interessados na explicação dada e colocaram várias questões relativas à deposição selectiva dos resíduos, tendo concluído que só com a separação se consegue diminuir o número de aterros, contribuindo ao mesmo tempo para a reciclagem dos vários produtos colocados nos ecopontos.

A PÁSCOA NA ESCOLA BÁSICA DO 2º CICLO D. PEDRO VARELA


A imagem representa os centros de mesa que ornamentaram todas as mesas da sala de professores. Muito vistosos e feitos com a reutilização de produtos usados. Parabéns à professora que teve esta ideia.

Dia do Pai com Arte

Uma actividade realizada na EB1 Raul Lino, com as turmas do 2º/3º/4ºC e o 4ºA e ainda a participação das professoras Ana Cristina Marques e Andreia Henriques.
Atenção... já está na forja mais uma reciclagem para celebrar o Dia da Mãe.
Até lá!...


A ideia não é nossa (do 4ºA) mas sim da Professora Cristina!
Carnaval com Arte!
Páscoa com Arte!
E por que não... DIA do PAI com Arte?!

Partimos para a descoberta deste Projecto com uma análise sumária de algumas obras de Picasso e de Jean Cocteau.



  • PARECIA FÁCIL... mas não era!

  • A seguir passámos para a proposta de actividade sugerida na folha de trabalho: descobrir 7 diferenças no quadro da direita;

  • Já as descobriste?!

    • O 2º Jogo proposto na folha de trabalho consistia em copiar o desenho do rosto à esquerda para um pedaço de papel de quadrícula larga (para facilitar o trabalho também apresentei como alternativa, a obra de Jean Cocteau intitulada "Os três olhos");

    • Os alunos tiveram opção de escolha na realização da sua actividade;

    • Até aqui ainda PARECIA FÁCIL MAS... quando lhes foi pedido para recrearem um rosto à semelhança das técnicas utilizadas por estes dois pintores... JÁ NÃO FOI FÁCIL!

    • A Prenda do Dia do Pai consistia num tapete para o "rato" do computador e como, à priori, essa superfície seria pintada a partir do Projecto Individual de cada aluno... era necessário o cumprimento destas tarefas:

    • Contornar o tapete redondo para uma folha A4 de quadrícula larga;
    • Desenhar um rosto nessa superfície quadriculada apropriando-se dos parcos conhecimentos da técnica utilizada por Picasso e Jean Cocteau;

    Como nem todos os alunos têm a facilidade de (des)construir "velho" para construir "novo":

    • muitos fizeram mais do que uma tentativa em suporte de papel de quadrícula larga;

    • outros fizerem logo perfeito à 1ª tentativa, no papel;

    • outros, para se apropriarem da técnica, foram buscar revistas doadas à sala e recortaram os elementos necessários para a tarefa e dos quais já tínhamos feito o levantamento: OLHOS, BOCAS, NARIZES;
    • Como o efeito ficou deveras surpreendente... superior às expectativas, o que tinha começado por ser uma actividade de recurso ganhou estatuto de actividade principal... e em vez daquela composição com os recortes das revistas ficar na folha de trabalho, esses recotes foram colados sobre uma folha de papel de lustro colorida, à escolha do aluno, e posteriormente colada sobre uma folha A4 de cartolina para servir de POSTAL.
      Na parte posterior do postal do Pai, colou-se uma pequena impressão da obra de Jean Cocteau "Os três Olhos" com uma singela mensagem alusiva à obra.
    Umas palavrinhas personalizadas vindas do coração de cada um... completaram o Postal.
    E O "TAPETE para o RATO"?
    Com a técnica da estampagem, colocaram a sua palma da mão na tinta e estamparam essa impressão na superfície de tecido do tapete para o "rato".
    As tintas de várias cores encontravam-se dispostas em embalagens de esferovite recuperadas, para permitirem um melhor manuseamento das mesmas. As cores foram escolhidas pelos alunos.
    Colocado o nome e a mensagem, só faltava embrulhar para entregar com muito amor.
    O Pedro Guilherme ainda desenhou no Paint este desenho para quem o quisesse colocar no envelope.
    PARABÉNS Pedro!
    Espero que os Pais tenham gostado do presente com ARtE!




    Esta actividade contou com a ajuda preciosa das Professoras do Apoio Ana Cristina Marques e de Andreia Henriques.




    Estão de PARABÉNS


    Cinema educa para o ambiente

    No passado dia seis de Fevereiro de 2006, alguns alunos do Clube Eco-Escolas foram até à Calheta, mais precisamente ao Centro de Artes Casa das Mudas. Durante os dias 6, 7, 8 e 9 de Fevereiro decorreu o 12º Festival Internacional de cinema e vídeo do ambiente.
    As curtas metragens mais apreciadas foram: PEIXE FRITO, de Ricardo George de Podestá, Brasil, 2006, 7’ e o BARTÓ, de Luís Botosso e Thiago Veiga, Brasil, 2005, 7’;
    A animação "Peixe Frito" mostra, de uma forma bem humorada, a relação entre avô e neto durante uma pescaria pelo rio Araguaia. Com diálogos simples e divertidos, Ricardo George conseguiu transmitir ao público a importância da preservação dos rios e das espécies que o habitam. Em um segundo plano está a vida debaixo de água, contada por uma pintado e um peixe ainda pequeno. Com uma fala repleta de gírias, mas sem ser piegas e de fácil compreensão, peixe firto consegue entreter e divertir o público ao mesmo tempo. Com uma banda sonora maravilhosa e com uma animação espectacular, foi possível o cinema educar para o ambiente.
    O mesmo se passou com o segundo filme. O Bartó aborda a ação nociva do homem à natureza de forma leve e animada para atingir o público infantil. Através da inserção de efeitos sonoros onde dá-se ênfase a destruição das matas. Também mostra as peripécias de um bode e de um lenhador para tentar derrubar a última árvore do planeta perdida num ambiente claramente degradado. A árvore sai vitoriosa e consegue reflorestar a região.