29.12.08
Algumas imagens que fizeram o ano de 2008 no espaço ciência do CEAN
28.12.08
Árvores recicladas para todos os gostos no CEAN
Este Natal apresenta diversas surpresas no CEAN. Estamos empenhados na dinamização do CEAN segundo uma lógica empreendedora baseada no manual por nós desenhado para o efeito e que está neste momento a ser replicado por diversas escolas parceiras do Centro Educativo. Este modelo iremos também colocá-lo ao dispor de todos os parceiros do programa Eco escolas. Neste seguimento as crianças do 5º ano criaram um projecto denominado "gestos" que recuperou centenas de brinquedos e roupas para reutilizar e entregar a centros de acolhimento de crianças em risco (em regime de acolhimento). Foi um gesto muito importante que do ponto de vista empreendedor, quer ecológico (recolhendo,reutilizando e recuperando (3 R´s)o que os outros já não querem, quer social. Apostámos ainda num natal multicultural que apresentou a todas as crianças do Centro depoimentos de pessoas que são naturais de diversos paises. Apresentaram como se comemora o natal nos seus paises e continentes. Com o apoio de todo o corpo docente, criámos as árvores de natal para a sustentabilidade em que reutilizámos diversos materiais sempre pensando numa mensagem para salvar o planeta. Cada uma delas possui um tema e estão patentes no CEAN até ao dia de reis. Criámos ainda no dia 19 de Dezembro um momento de união de todos estes projectos de Natal no Salão da Herdade das Argamassas em Campo Maior, com família e amigos. Nos dia 22 e 23 de Dezembro dedicámos as dinâmicas natalícias à "Ciência no Natal" com diversas experiências divertidas. Criámos neve instantanea, gelo colorido, árvores de cristais e a floresta mágica, bem como cristais e bolas mágicas.
Este é sem duvida um natal especial. e gostariamos de desejar a todos os nossos amigos um Natal e ano de 2009 empreendedor.
27.12.08
JI Bagueixe - Feliz Ano Novo!
A todos os visitantes do Nosso Blogue - www.jbagueixe.blogspot.com - desejamos um MUITO FELIZ ANO DE 2009!
JI Bagueixe - "O Nosso trigo cresceu muito"
-Está muito grande! (B.)
-O centeio também cresceu muito, mas está mais pequeno que o trigo. (S.)
-Depois fizemos um gráfico. (S.)
-O trigo mede 18 legos e o centeio mede 16 legos. (B.)
-São muito grandes, mas o Sr. Narciso disse que ainda vão crescer mais. (A.)
-Ele também disse que depois vão ficar amarelos e só depois é que se cortam para tirar o grão. (S.)
-Mas primeiro vão ter espigas. (B.)
JI Bagueixe - PRESÉPIO ECOLÓGICO
A construção das 3 figuras principais foi feita em parceria com o Centro Social Paroquial de Talhas (que fornece as nossas refeições diárias).
Para além do envolvimento das duas Instituições, a iniciativa contou com a ajuda da comunidade e das famílias das crianças, destacando-se a participação das mesmas e de alguns idosos.
O Nosso Presépio (feito com materiais reutilizáveis/recicláveis) encontra-se agora exposto numa das artérias pedonais de Macedo de Cavaleiros. É um Presépio simples (não esperamos ganhar qualquer prémio pecuniário), mas o prémio do convívio e da alegria (registados em imagem) já o conquistámos!
22.12.08
Votos de um Bom Natal
A Árvore de Natal Ecológica ganhou o 1º Prémio
17.12.08
Visita ao Aterro Sanitário de Lustosa - Muitas experiências no mesmo espaço
O Aterro Sanitário de Lustosa é o local indicado para perceber como é feita a triagem, dos resíduos sujeitos a posterior reciclagem.
O aterro, limítrofe à estação de triagem, permitiu ainda observar os materiais usados para impermeabilizar os resíduos e ainda como se faz a queima do gas metano de forma a evitar males maiores provocados pelo efeito de estufa.
A Ambisousa disponibiliza pessoal técnico que faz os esclarecimentos necessários e Câmara Municipal de Lousada disponibiliza, com requisição atempada, o transporte dos alunos.
Vale a pena visitar o Aterro Sanitário de Lustosa, principalmente pelas escolas da área de influência da Ambisousa.
14.12.08
JI Bagueixe ofereceu livros à Biblioteca Escolar
-Quem leu a história foi a Professora Ana. (A.)
-Chamava-se "Um presente diferente". (B.)
-A Lúcia deu-me um pião. (L.)
-E a mim também me deu. Deu a todos. (S.)
-A mim quem me deu o pião foi a Maritza. (B.)
-Vieram cá muitas pessoas ouvir a história. Foi giro! (A.)
-No fim da história nós oferecemos livros para a Maritza levar para a Biblioteca do Agrupamento. (S.)
-Eram livros que nós ganhámos do prémio das pilhas. (A.)
-Mas nós também ficámos com alguns. (B.)
-É a Maritza com as caixas dos livros. (B.)
-A Lúcia quando me deu o pião. (A.)
Queríamos proteger a natureza e o ambiente, por isso juntámos pilhas.
Queríamos livros, muitos livros!
Porque gostamos de ouvir ler histórias!
Queremos que muitos meninos e meninas leiam os livros que conseguimos ganhar com o prémio “Pilhas de Livros”.
Estamos muito FELIZES por oferecer parte do nosso prémio à Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros!
Obrigado por aceitarem!
“A felicidade não é conseguir o que queremos, mas querer o que conseguimos.” Walsch (2008, p. 78)
JI Bagueixe recebeu Prémio "Pilhas de Livros 2008"
11.12.08
10.12.08
Jornada pela Biodiversidade 2008
Em parceria com o ICNB e o SEPNA, o Centro Educativo Alice Nabeiro realizou uma Jornada pela biodiversidade na qual depois de recolhidas e tratadas no CERVAS foram libertadas pelas crianças do CEAN duas Águias de asa redonda, uma coruja das Torres e uma Coruja do Mato. Esta acção contou com uma sessão no centro onde o Carlos Franco técnico do Parque Natural da Serra de São Mamede explicou o percurso destas aves desde a sua recolha e acolhimento até à recuperação em cativeiro e posterior preparação para a libertação. Explicou as crianças as características destas aves e a sua importância na conservação do equilibrio dos ecosssistemas.
9.12.08
Centro Educativo Alice Nabeiro no Eco Escolas
5.12.08
Escola Básica João de Barros
A turma do 5ºB, na disciplina de Área de Projecto elaborarou diversos textos relacionados com o tema. Com os mesmos elaboraram cartazes que foram expostos no átrio da Escola.
Escola Básica João de Barros
Tal como foi referido na mensagem anterior, a turma de Percursos Curriculares Alternativos(PCA)participou nas comemorações do S. Martinho com a organização de uma feira onde foram vendidos, a toda a Comunidade Escolar, produtos da época(abóboras, nozes, castanhas, etc)e outros confeccionados pelos próprios alunos tais como bolos, marmelada e compotas.
2.12.08
Zarcociencias com sítio na Internet
Desde o ano lectivo transacto o Clube Zarcociencias, que coordena, na Escola Gonçalves Zarco (Funchal), os projectos Eco - Escolas, Jovens Repórteres para o Ambiente, Eco - Repórteres e Brigada Verde, lançou o seu sítio na internet.Aqui fica o convite a todos que queiram conhecer algumas actividades desenvolvidas por nós.
Brigada Verde na Gonçalves Zarco
A Brigada Verde da Escola Gonçalves Zarco, coordenada pelo Clube Zarcociências, entrou em acção em Outubro.
O objectivo primordial desta BRIGADA é a monitorização de todos os espaços físicos no que concerne à poupança de Energia, Água, Manutenção de Espaços Verdes, existência de Resíduos diversos e a Higiene generalizada.
O desenvolvimento desta acção enquadra-se no facto da nossa escola estar certificada pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) como sendo uma Eco – Escola.
A nossa acção consiste no registo semanal, pelos Eco – Alunos, de situações anómalas, relacionadas com os temas referidos anteriormente. De seguida, é feito um balanço das observações e dadas a conhecer ao Conselho Executivo, de forma a encontrar as soluções mais adequadas para colmatar os problemas encontrados.
Relativamente às temáticas, os Eco – Alunos registam, por exemplo, as luzes que se encontram ligadas nos diversos recintos sem pessoas e desligam-nas.
Sabe-se que as lâmpadas de halogéneo devem desligar-se quando desnecessárias, pois o “arranque” das luzes aquando do ligar corresponde apenas a 15 segundos de permanência da luz ligada. Assim compensa desligar sempre as luzes quando abandonamos os recintos.
Estes observam se há ou não torneiras e/ ou canos a verter água.
Os resíduos são também alvo de registo e têm alguma ligação com a manutenção
dos espaços verdes. Nestes últimos observam-se diversos resíduos, sobretudo lançados por alunos.O Órgão de Gestão considera a intervenção da Brigada Verde, como sendo de extrema importância pedagógica para toda a Comunidade Educativa.
No final de cada período será feito o tratamento estatístico dos dados observados e dado a conhecer a todos os intervenientes.
Escola Básica João de Barros
Neste dia realizou-se também a Feira do Outono durante a qual forma vendidos diversos produtos da época (abóboras; castanhas ; nozes; etc) e doces, bolos, etc, confeccionados pelos alunos da turma de percursos curriculares Alternativos - PCA - do 6º F.
Pena foi que as condições climatéricas verificadas nesse dia tivessem obrigado a que parte das actividades tivessem que ser transferidas para o interior da Escola tendo-se assim perdido parte do seu brilho.As actividades que mais se prejudicadas ficaram foram o Bailarico da castanhaa e os Jogos Tradicionais, razão pela qual não foi feito nenhum registo fotográfico.
Magusto e Lanche Partilhado
1.12.08
Escola Básica João de Barros
30.11.08
Escola Básica João de Barros
1º Prémio: Daniel de Oliveira Martins 5º B
2º Prémio: Marta Campos Ferreira Gomes 5º A
3º Prémio: Alunos do SEAE (conjunto dos trabalhos):
• Beatriz Almiro
• Alexandre Cardoso
• Hélder Cardoso
Menções Honrosas:
• Ana Margarida Fontanete Loureiro Salvador 5º B
• Renato Reis Santos Thieleke da Silva 5º B
• Ana Sofia Reis Cabral 5º B
Parabéns a todos os alunos participantes!
Nota: os prémios serão entregues durante a festa de Natal
Escola Básica João de Barros
O Clube Eco-Escolas/Prosepe, no qual estão integrados "Os Carochas", foi o dinamizador do Concurso de trabalhos tridimensionais utilizando elementos naturais diversos, sendo obrigatória a inclusão de pelo menos um elemento do castanheiro. O concurso foi aberto a todos os alunos da Escola e os trabalhos expostos no átrio da Escola. Salienta-se a participação muito activa de um grupo de alunos abrangidos pelo Dec-lei 3/2008 de 17 de Janeiro apoiados pelas professoras do SEAE.
Os prémio foram atribuídos por um júri constituído pelos professores dinamizadores do Clube e dois professores de EVT. A divulgação dos vencedores é feita no átrio da Escola e através do jornal escolar "O Amarelinho". Os prémios serão entregues durante a Festa de Natal.
24.11.08
ESCOLA DO SEIXAL CELEBROU DIA DO MAR
O Aquário da Madeira, numa parceria com o Centro de Ciência Viva do Porto Moniz, realizou diversas actividades, no dia 20 de Novembro, e os alunos do 1º Ciclo do Concelho tiveram a oportunidade de participar. Houve uma palestra sobre as espécies aquáticas, com a Dr.ª Sandra Capontes. Seguidamente, foi realizado um atelier para elaborar máscaras em cartolina, alusivas ao mar. Depois de terminada esta actividade, os alunos desfilaram até ao Aquário, onde tiveram uma visita guiada. Foi como fazer uma viagem ao fundo do mar!