30.4.09

A E.B.1 de Dem e a Geração Depositrão

A E.B.1 de Dem, no âmbito do Programa Eco-Escolas, inscreveu-se no concurso “Geração Depositrão”. Um dos objectivos do programa era conseguir a atribuição de um Depositrão para recolher pequenos electrodomésticos em fim de vida (secadores de cabelo, torradeiras, batedeiras eléctricas, telefones/telemóveis, leitores de mp3, portáteis, impressoras, entre outros). A escola foi contemplada com o tão desejado Depositrão que chegou no dia 29 de Abril e foi colocado no Centro Cultural onde funciona actualmente a escola. Este espaço, estará aberto a toda a comunidade educativa, entre as 9h e as 17h30min, para a colocação dos pequenos electrodomésticos dentro do Depositrão. Assim sendo, a comunidade envolvente está a ajudar o ambiente.
A E.B.1 de Dem agradece desde já a participação de toda a comunidade.

SELO PRODUZIDO PELA E.B.1 DE DEM:



28.4.09

Projecto "Casas-Ninho"

Este ano lectivo a turma D do 7º ano deu continuidade ao projecto "Casas-Ninho", iniciado no ano anterior.
Para dar inicio aos trabalhos deste ano esteve na escola a Dr.ª Sofia Quaresma, bióloga da CMA, que falou aos alunos sobre a avifauna autóctone: espécies de passeriformes regionais, ameaças aos passeriformes, factores que promovem a sua fixação, sua importância nas cadeias alimentares e sua importância como agentes fulcrais em termos de saúde pública (pragas insectívoras naturalmente combatidas).
Durante o 1º e 2º períodos foram monitorizadas as casas-ninho, colocadas durante o ano passado no recinto escolar, e colocados comedouros, construídos este ano pelos alunos, utilizando materiais recicláveis.
No passado dia 22 de Abril, assinalando o Dia Mundial da Terra, foram colocadas mais duas casas-ninho, com as quais se pretende promover a fixação da avifauna local.

Acção de sensibilização - Escola Electrão














No âmbito do Programa Eco-Escolas temos desenvolvido algumas acções de sensibilização sobre a temática ambiental para a população discente. Nelas se abordam temas que vão desde a biodiversidade da fauna e flora locais, à utilização sustentável da água e da energia ou ao tratamento dos resíduos.

No passado dia 14 de Abril e antecedendo a chegada do Ponto Electrão à nossa escola, recebemos o Sr. Guilherme Marcão que nos veio falar sobre o projecto pedagógico-ambiental "Escola-Electrão".










Programa Eco - Escolas 2008/2009

Este ano lectivo seis escolas do Concelho de Santa Cruz participam no Programa Nacional Eco - Escolas.
Seguem-se as escolas inscritas e os coordenadores responsáveis pela implementação deste Programa.

Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula
Ana Maria Freitas/Helena Ortega/Victor

Escola EB 1/PE da Assomada
Alcino Miguel da Costa Pereira

Escola EB 2,3 do Caniço
Lina Maria Vieira R. Santos/Ana Maria Gomes Brazão

Escola EB1 da Terça de Cima
Sónia Patrícia Gomes da Silva

Escola EB1/PE do Caniço - Vargem
Conceição Pereira e João Correia

Escola EB1/PE deSanta Cruz
Saturnino Sousa

Semana da Árvore – 16 a 20 de Março

Na Semana de 16 a 20 de Março decorreu na nossa escola a Semana da Árvore.Os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico participaram numa Palestra sobre: “As Plantas Invasoras da Floresta Laurissilva”, promovida pela Engenheira Cristina Medeiros do Parque Natural da Madeira. Ao longo da semana esteve aberta ao público a Exposição Móvel do Parque Natural da Madeira: “ As Plantas Invasoras da Floresta Laurissilva”.No Campo de Futebol da nossa escola decorreram actividades lúdicas, desportivas e um percurso alusivo à Árvore, sua importância e preservação. Nas salas de aula os alunos realizaram trabalhos nas áreas da Expressão Plástica, Língua Portuguesa, Matemática, Formação Cívica e Educação e Expressão Musical e Dramática.Todos os alunos da escola visualizaram o Filme: “A Idade do Gelo 2 – Descongelados”, como sensibilização para a problemática das Alterações Climáticas e das suas consequências para a vida animal, vegetal e humana.Ao longo da Semana decorreu um Concurso de Desenho sobre a Árvore destinado aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º Anos de Escolaridade e Concurso de Poesia (quadra) para os alunos do 3º e 4º Anos de Escolaridade. Na Sexta – feira, pelas 14 horas, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz – Dr. Alberto Gonçalves veio à nossa escola para assinalar o Dia Mundial da Árvore e participou na plantação de uma árvore no Parque da nossa escola.Ainda na sexta – feira veio à nossa escola a Dra. Paula Marília da Direcção Regional de Florestas falar-nos sobre a Importância de assinalarmos do Dia Mundial da Floresta.Para encerrar as actividades da Semana da Árvore foram entregues os prémios aos vencedores dos Concursos de Desenho e Poesia alusivos à Árvore. De seguida procedeu-se à entrega de árvores a todos os alunos da escola.

Concurso: “ Constrói uma Árvore” promovido pelo Parque Natural da Madeira

A nossa escola participou no Concurso ” Constrói uma Árvore “ promovido pelo Parque Natural da Madeira, para assinalar o Dia Mundial da Árvore que se comemora no dia 21 de Março. O Concurso tinha como principal objectivo a construção de uma árvore, com altura máxima de 1,50m, recorrendo à reutilização de materiais.A nossa escola participou neste concurso com 4 árvores, uma por cada ano de escolaridade.Participaram neste concurso 22 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de toda a Região. As 35 árvores construídas estiveram expostas ao público no Madeira Shopping de 16 a 23 de Março.


Campanha de Recolha de Rolhas de Cortiça – Green Cork

A EB1/PE Dr. Clemente Tavares participou na Cerimónia de lançamento da Campanha de Recolha de Rolhas de Cortiça, promovida pela Quercus, no âmbito do Projecto Green Cork. A Cerimónia decorreu no dia 28 de Fevereiro pelas 11h no Dolce Vita – Funchal e contou com a presença do Presidente da Quercus, do Vereador do Ambiente da câmara Municipal do Funchal, da Direcção Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira e da Comunicação Social.O Projecto Green Cork arrancou em Portugal no dia 5 de Junho de 2008, tendo sido recolhidas até à data 12 toneladas de rolhas de cortiça.As rolhas de cortiça recicladas não serão utilizadas para produzir novas rolhas, mas terão outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.Sendo assim este Projecto ajudará o Ambiente na redução de resíduos, na defesa da rolha de cortiça como produto plenamente ecológico e consequente defesa do montado e na plantação de novas árvores. A nossa escola entregou para reciclagem 100 Kg de Rolhas de Cortiça.


CoolPlanet2009


Novo sítio Web das Nações Unidas sobre as alterações climáticas, http://www.coolplanet2009.org/!
Este sítio está integrado na campanha de informação sobre as alterações climáticas CoolPlanet2009, lançada pela Primeira-Ministra da Islândia, Jóhanna Sigurðardóttir, em 26 de Fevereiro de 2009, em nome dos primeiros-ministros dos cinco países nórdicos presentes no Fórum Nórdico sobre Globalização, que teve lugar na Lagoa Azul, na Islândia.

27.4.09

Dia da Terra

Comemoração do Dia da Terra na E. B. 2,3 Dr. José Pereira Tavares



Um cheirinho.................



Comemoração do Dia Mundial da Floresta na EB 2,3 de Alpendorada



No passado dia 20 de Março, a nossa Escola comemorou em grande o Dia Mundial da Floresta. A actividade realizada direccionou-se a todos os alunos da Escola EB 2,3 de Alpendorada e visava um compromisso com o ambiente, plantando e adoptando uma árvore por cada turma existente.

Assim, os alunos do 5º ano plantaram Azáleas, os alunos do 6º ano, Buganvílias, os alunos do 7º ano, Bétulas, os alunos do 8º ano, Tulipeiros e os alunos do 9º ano, Tílias.

No local de plantação, os alunos assumiram o compromisso de bem tratar, amar e cuidar a planta recebida. O delegado de turma fez a leitura do contrato de adopção da planta, que será assinado por todos os alunos da turma e pelo Director de Turma. Leu, ainda, o eco-código elaborado para este ano lectivo e recebeu um Cartão de Identidade da planta, com algumas características da mesma, tais como: nome científico, nome vulgar, origem, e descrição da planta.

Esta actividade contou com a colaboração dos alunos do Clube do Ambiente, que não tiveram mãos a medir em colaborar com os restantes colegas. Obrigado Filipa, Záskia, Fernando, Henrique, Miguel e Patrick.


O balanço desta actividade revelou-se fortemente positivo quer na perspectiva pedagógica, visto que os alunos envolvidos foram sensibilizados para a importância dos espaços verdes no recinto escolar e para a preservação do meio ambiente, quer do ponto de vista do relacionamento interpessoal, uma vez que todos os intervenientes se envolveram na concretização da tarefa proposta, convivendo de forma salutar com os docentes e colegas de turma.

Cabe agora a todos os alunos a tarefa de proteger e de acarinhar a sua árvore, cuidando dela até ao final deste ano lectivo.

Ora digam lá se a nossa escola não está mais bonita!

23.4.09

Centro Educativo vence Concurso Cientistas em acção 09 - Prémio Galopim de Carvalho


O Centro Educativo venceu a edição do Prémio Galopim de Carvalho na presença do mesmo no Centro de ciência VIVA de Estremoz. Concurso de nível Nacional contou com a presença de 16 actividades experimentais a concurso com escolas de diversos pontos do Pais. O Tema vencedor foi "O Mundo criado pelas crianças" e as suas responsáveis foram a Ana Marta Aldeano, Marta Sá Rato, Margarida Duarte e Leonor Gomes. Um trabalho de apresentação brilhante que a par das actividades experimentais e da maquete, concretizaram o sucesso para o 1º lugar. Foram muitos e bons os trabalhos apresentados e com um juri muito atento e exigente esta vitória ganha um maior sabor e responsabilidade. Agredecemos a todos os familiares e amigos a disponibilidade e a dedicação verificada e reforçamos a importância da literacia científica dos nossos jovens. Aprendemos e divertimo-nos muito e sabemos que as 11 crianças do Centro que participaram não esquecerão certamente este dia 23 de Abril de 2009.

22.4.09

Centro Educativo com 3 projectos nos encontro Cientistas em acção 09



23 de Abril de 2009 - Centro de Ciência Viva de Estremoz
Grupo1. A Grande Viagem no Tempo

2ºciclo
Alexandre Belchior
João Pedro Pinheiro
Margarida Carneira
Susana Barros

Grupo 2.A origem das espécies

2º ciclo

Joana Mourão
Catarina Carrapato
Maria Luis Direitinho

Grupo 3.O Mundo visto pelas crianças

4º ano

Ana Marta Aldeano
Leonor Gomes
Marta Sá Rato
Ana Margarida Duarte

Dada a importância que na nossa sociedade as ciências e a tecnologia atingiram, torna-se fundamental que os cidadãos criem e desenvolvam atitudes e competências no campo das ciências experimentais, já que é neste contexto que se manuseia material, se aprendem técnicas e se verifica como os processos naturais se desenrolam.
As actividades práticas tendem, actualmente, a ocupar um lugar de destaque, insubstituível, reclamando um espaço próprio nos currículos de ciências, sendo a sua utilização vista como uma estratégia importante de ensino-aprendizagem.
Assim, surgiu no ano lectivo 2005/2006 a 1.ª edição do CONCURSO "CIENTISTAS EM ACÇÃO", destinado a todas as escolas do ensino básico e secundário, (oficial e particular). Dando continuidade ao elevado empenho demonstrado pelos participantes, nas edições anteriores, o qual se reflectiu na qualidade dos projectos apresentados, a partir da edição anterior este evento tem a designação de Congresso Nacional “Cientistas em Acção”.

21.4.09

Etapa " Campo Maior e o Mundo" no CEAN


50 crianças em acção, Os guardiões do Planeta no dia 21 de Abril

No âmbito do nosso plano de acção eco escola 08/09 em parceria com as escolas de Campo Maior estamos neste Momento na etapa "Campo Maior e o Mundo" onde estamos a concretizar a prova que todos os grupos estão a superar com nota muito positiva. A visita à Barragem do Caia para além da descoberta da longa viagem da água até às nossas torneiras e a electricidade ai produzida promove também a descoberta da fauna e flora da Ribeira de Caia e do espelho de água do Caia. As ervas aromáticas como os Rosmaninhos são os companheiros insuperáveis na nossa visita. Mas a prova só fica superada quando todos os grupos ajudem as partes comuns do nosso Planeta limpando a zona definida para o efeito nas margens da albufeiras mais poluída com resíduos de Portugal. Parece que não estamos em Portugal em pleno ano de 2009. Os 11 grupos com crianças dos 3 aos 12 anos estão a dar o seu contributo e esperamos que todos o repliquem. Até ao momento 7 dos 11 grupos já superaram a prova e levamos cerca de 100 sacos de lixo retirados do local e depositados nos recipientes respéctivos. Um pequeno gesto lançado no blog no Dia da TERRA.

19.4.09

2 cadeiras de rodas por tampinhas para o CEAN



A Valnor inaugurou ao final da tarde de sexta-feira a Unidade de Triagem Automática de Embalagens Leves (Plásticas e Metálicas), no Centro Integrado de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos de Avis/Fronteira, num investimento de 1,5 milhões de euros, que é composta por um sistema automatizado de separação de plásticos e metais, por fluxo óptico.

Após os habituais discursos, a empresa entregou, de forma simbólica, material ortopédico (cadeiras de rodas) às entidades que participaram na campanha de recolha de tampas, nomeadamente às Câmaras Municipais de Mação, Monforte, Alter do Chão e Vila de Rei, Bombeiros Voluntários de Sousel, GNR de Cabeço de Vide e Associação “Coração Delta” na presença das crianças do Centro Educativo Alice Nabeiro responsáveis pela recolha e separação das mesmas no nosso Concelho. As 2 cadeiras que lhe foram entregues dizem respeito ao esforço conjunto de todas as escolas do 1º ciclo do Concelho que recolhem tampas e as encaminham para o CEAN. Referir ainda o esforço dos funcionários do grupo DELTA que em todas as fábricas separam as suas tampas contribuindo assim para todo o processo.

Nesta inauguração foram muitas as entidades que marcaram presença, como o deputado Miranda Calha, Maria Leal Monteiro presidente da CCDR Alentejo, Rui Simplício, da Federação Distrital do PS, presidentes de câmaras.

Este novo sistema, de triagem automática, é uma inovação tecnológica que introduz duas vantagens face ao habitual sistema manual, nomeadamente uma maior eficiência na separação dos materiais e melhores condições ambientais e de segurança nos processos operativos.

Para além disso, esta nova unidade vai ainda permitir à empresa laborar só com um turno, quando tinha dois em regime mecânico, e manter os postos de trabalho que já ali prestavam serviço.

Em termos de operacionalidade, a Valnor, passa a ter uma capacidade de triagem de cerca de 2500 quilos por hora, quando antes esta era apenas de cerca de 400 quilos.

O Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia esteve presente na inauguração e no final teceu rasgados elogios a esta empresa e a esta nova aposta da Valnor.

A Valnor é a empresa responsável pela gestão, valorização e tratamento dos lixos produzidos em 19 municípios, 15 deles do distrito de Portalegre, aos quais se juntam Mação, Sardoal e Abrantes (Santarém) e Vila de Rei (Castelo Branco), tendo como accionistas a Empresa Geral de Fomento, detida em 100 por cento pela Águas de Portugal, representando 51 por cento do capital, e os 19 municípios que abrange, com os restantes 49 por cento.

17.4.09

Concurso “Onde te leva a imaginação?"

O programa "Onde te leva a imaginação?" é uma acção dos CTT Correios de Portugal S.A. em parceria com o Plano Nacional de Leitura e tem como objectivo dinamizar a escrita e a leitura das crianças do nosso País, através da proposta de actividades a desenvolver nas escolas.

A nossa escola inscreveu-se nesta iniciativa e os alunos do 5.º A já estão a dar o seu melhor... a primeira prova consistiu na elaboração de um selo subordinado ao tema «reciclagem» e os resultados dos nossos artistas aqui estão:










8.4.09

A ciência da Pascoa e dos ovos...



Nestas férias da Pascoa estamos a promover um conjunto de laboratórios temáticos alusivos à Pascoa. Na colinária estamos a criar amendoas de chocolate ralado feitas pelas crianças. Na oficina das ciências estamos a concretizar algumas experiências divertidas com ovos. Testamos a resistência da casca do ovo, estudamos a sua superfície e verificamos a sua membrana semi permeável ( bola saltitona, energindo o ovo crú em vinagre durante 48 h)e realizamos a sempre surpreendente experiência de intriduzir um ovo e retirá-lo de dentro de uma garrafa por cujo gargalo o ovo parece não passar. Estudamos desta forma algumas teorias da combustão e da diferente entre ar quente e frio. Estas noções explicam como introduzir e retirar o ovo do interior da garrafa. É divertido e contamos no próximo dia 9 de Abril com a visita de uma convidada Moldava que virá ao Centro Educativo explicar uma tradição do seu pais, onde na Pascoa são oferecidos ovos muito bem decorados e pintados à mão.

O CEAN deseja a todos uma feliz Pascoa

7.4.09

Peddy-Papper: "Aprender a Conhecer para Saber Preservar"

Foi no dia 27 de Março que os alunos da Escola Básica do 2º Ciclo de Gouveia partiram à aventura da cidade de Gouveia. Sob o lema "Aprender a conhecer para saber preservar" todos os participantes mostraram muito empenho e interesse em saber mais coisas sobre a sua localidade e em como podem contribuir para a sua preservação. Esta actividade contou com a colaboração de todas as entidades parceiras no Eco-Escolas. Foi uma manhã muito interessante.

3.4.09

Verdadeira diversão no começo das férias da Páscoa



Nos dias 30, 31 de Março e 1 de Abril, os grupos Laranja e Rosa
organizaram um Campo de Férias para os colegas do Centro
Educativo na Herdade das Argamassas. Este projecto foi
desenvolvido na ocina de Empreendedorismo e foi um
sucesso!
Os amigos do CEAN querem, desde já, agradecer o voto de
conança dos pais, a ajuda prestada pelos colaboradores e pela
família Nabeiro – obrigado!
Ficam então algumas fotos representativas das actividades que
foram vividas com enorme furor.

2.4.09

Carnaval Reciclado no Colégio do Marítimo



Pelo Carnaval foi organizado na nossa escola um desfile com o tema "Carnaval Reciclado". Surgiram disfarces muito interessantes e criativos, elaborados pelos alunos e Encarregados de Educação. O objectivo de sensibilizar para a reciclagem foi cumprido. Apreciem!