27.4.09

Comemoração do Dia Mundial da Floresta na EB 2,3 de Alpendorada



No passado dia 20 de Março, a nossa Escola comemorou em grande o Dia Mundial da Floresta. A actividade realizada direccionou-se a todos os alunos da Escola EB 2,3 de Alpendorada e visava um compromisso com o ambiente, plantando e adoptando uma árvore por cada turma existente.

Assim, os alunos do 5º ano plantaram Azáleas, os alunos do 6º ano, Buganvílias, os alunos do 7º ano, Bétulas, os alunos do 8º ano, Tulipeiros e os alunos do 9º ano, Tílias.

No local de plantação, os alunos assumiram o compromisso de bem tratar, amar e cuidar a planta recebida. O delegado de turma fez a leitura do contrato de adopção da planta, que será assinado por todos os alunos da turma e pelo Director de Turma. Leu, ainda, o eco-código elaborado para este ano lectivo e recebeu um Cartão de Identidade da planta, com algumas características da mesma, tais como: nome científico, nome vulgar, origem, e descrição da planta.

Esta actividade contou com a colaboração dos alunos do Clube do Ambiente, que não tiveram mãos a medir em colaborar com os restantes colegas. Obrigado Filipa, Záskia, Fernando, Henrique, Miguel e Patrick.


O balanço desta actividade revelou-se fortemente positivo quer na perspectiva pedagógica, visto que os alunos envolvidos foram sensibilizados para a importância dos espaços verdes no recinto escolar e para a preservação do meio ambiente, quer do ponto de vista do relacionamento interpessoal, uma vez que todos os intervenientes se envolveram na concretização da tarefa proposta, convivendo de forma salutar com os docentes e colegas de turma.

Cabe agora a todos os alunos a tarefa de proteger e de acarinhar a sua árvore, cuidando dela até ao final deste ano lectivo.

Ora digam lá se a nossa escola não está mais bonita!