6.5.10

Dia do Eco-Escolas da Escola Básica de Távora





No dia 22 de Março, pelas 9:30h, toda a comunidade educativa partiu rumo ao Mezio (alunos do pré-escolar até ao 9.º ano, professores, assistentes administrativos, assistentes operacionais, cozinheiras e Direcção da escola).
Chegados à Porta do Mezio, no Parque Nacional Peneda Gerês, formaram-se os grupos, previamente definidos, entre a coordenadora do eco-escolas, Fernanda Araújo, e a ARDAL, foram dadas as instruções aos representantes de cada grupo e cada um partiu rumo às suas actividades.
As crianças do pré-escolar e do 1.º e 2.º ano do 1.º ciclo realizaram actividades desportivas, pinturas faciais e construção de puzzles, nos relvados do Mezio e nas mesas de granito.
Os restantes alunos realizaram trilhos no Mezio, visitaram a exposição que se encontra na Porta do Mezio, viram um filme sobre o PNPG, visitaram o núcleo museológico e realizaram o percurso das mamoas com o Dr. Nuno Soares e alguns alunos tiveram a oportunidade de fazer recolha, no rio, e posteriormente, através de microscópios ou a olho nu, observar macroinvertebrados. Todas estas actividades foram acompanhadas e orientadas por técnicos disponibilizados pela ARDAL que muito contribuíram para o sucesso pedagógico das mesmas.
De tarde todos os grupos plantaram árvores (castanheiros) e desenvolveram vários jogos tradicionais.
O almoço foi servido num dos edifícios do complexo, pelas cozinheiras da escola, que foram transportadas em carrinhas, gentilmente cedidas para o efeito, pelo Centro Recreativo e Cultural de Távora e pela Associação Betânia do Vez de Jolda Madalena.
Este dia foi um sucesso graças ao envolvimento de todos os intervenientes que de tudo fizeram para que nada falhasse.
O conselho Eco-escolas deixa um agradecimento especial à ARDAL que mobilizou todos os meios possíveis para o desenvolvimento de actividades para todos os alunos e adequadas às suas faixas etárias.
O dia do Eco-Escolas que pretendeu celebrar o dia Mundial da Floresta e da Água, foi de todo pertinente porque permitiu a abertura da escola ao meio e envolveu, além de toda a comunidade educativa, várias entidades da comunidade local.

A Coordenadora do Eco-Escolas
Fernanda Araújo