1. É preciso reduzir, reutilizar e reciclar, para ter uma vida a dobrar;
2. Utilizar ecopontos, para separar o lixo;
3. Usar o compostor para decompor os restos e poder adubar a terra;
4. Poupar a luz e a água, para ajudar a biodiversidade;
5. Proteger a água para nunca a deixar perder;
6. Reduzir no transporte e andar mais a pé;
7. Tornar aceitáveis as energias renováveis;
8. Tentar resolver o efeito de estufa, para proteger o planeta;
9. Lutar pelo ambiente e sensibilizar para isso toda a comunidade;
10. Trabalhar, com amizade, em defesa da biodiversidade mundial;
11. Lutar contra a subida do mar;
12. Ser solidário(a) com o ambiente e promover o sunshare para todos.
26.1.11
13.1.11
12.1.11
A história de quase tudo, uma actividade/jogo criado no CEAN
A actividade " A História de quase tudo" avança na oficina das ciências do CEAN. Uma viagem pela história do Universo até aos elementos. Vamos descobrir, experimentar e pesquisar o Mundo invisível.
Neste jogo deixamos um agradecimento especial ao Mário Miranda (colaborador voluntário do CEAN) e à Professora Elisabete fiel da Escola Secundária de Campo Maior pela ajuda nos desenhos que depois as crianças do CEAN passaram para um formato gigante.
Clube ECO ESCOLAS "Guardiões de Zeus"
Os aventureiros do clube esco escolas do Centro Ed. Alice Nabeiro estão muito motivados com o novo desafio lançado. O GEOCACHING, é a aventura do momento. Aliando ecologia, geografia, património e aventura estão criadas as condições para mais momentos de pura diversão ecologica.
Um agradecimento ao Paulo Carilho do GEDA(grupo de Ecologia e Desportos de Aventura de Campo MAior) pela sua disponibilidade em nos lançar nesta dinâmica. Esta actividade decorre da parceria entre o espaço ciência do CEAN, a Biblioteca Escolar do CEAN e o GEDA.
Caso outras eco escolas também partilhe aventuras de Geocaching gostariamos de receber e trocar experiências. Fica aqui o nosso email para contactos: eciencia.cean@sapo.pt
SIM, ESTE ANO O NATAL É AMARELO
Os alunos do 7ºA, em Área de Projecto, elaboraram uns caixotes para a divulgação e recolha das embalagens, para a elaboração da Árvore de Natal que, foram colocados no átrio da escola.
Esta iniciativa permitiu que toda a comunidade tomasse conhecimento da actividade e participasse trazendo embalagens de sumo e pacotes de leite.
Posteriormente, em Área de Projecto, os alunos elaboraram estudos de árvores e trataram de recolher, lavar e armazenar as embalagens.
Concluídos os projectos, a turma procedeu à votação da melhor proposta e deu conhecimento à coordenadora do eco-escolas que, elaborou a requisição do material necessário para a sua elaboração.
Os alunos, em Área de Projecto, forraram os pacotes de leite com papel autocolante amarelo e fizeram as mensagens que se colaram na árvore.
A coordenadora do eco-escolas foi elaborando a árvore, nos tempos livres, os alunos foram dando indicações para a sua construção e ajudando na sua elaboração.
Em Educação Visual, os alunos do 7ºB, fizeram as estrelas, com os pacotes e leite, para a decoração da árvore.
Depois de coladas as estrelas e as mensagens, forramos uma mesa, com papel dourado e colocamos a árvore em cima. Depois de concluída, a Árvore de Natal foi colocada no átrio da escola.
A elaboração da Árvore de Natal da Escola Básica de Távora foi um processo de participação de toda a comunidade educativa.
A coordenadora do Eco-escolas
Fernanda Araújo
Subscrever:
Mensagens (Atom)