7.6.11

Escola Básica João de Barros - Viseu


Visita aos Bombeiros Municipais de Viseu

No dia 14 de Março de 2011, nós, os alunos do 6º C, da Escola Básica João de Barros, visitámos o Quartel de Bombeiros Municipais de Viseu. Esta visita decorreu no âmbito do PCT em articulação com o Clube Eco-Escolas e a disciplina de Área de Projecto.
Saímos da Escola por volta das quinze horas e fomos a pé até ao Quartel.
Fomos recebidos por um grupo de Bombeiros que nos encaminharam até à central telefónica, onde assistimos à recepção de um telefonema. Explicaram-nos o seu funcionamento, como a recepção dos vários pedidos de auxílio da população, a activação da sirene e a forma como se organizavam e partiam para socorrer as vítimas.
Seguidamente mostraram-nos o parque automóvel, devidamente equipado e o tipo de carro que sai de acordo com o pedido de ajuda que pode ser de incêndio na zona histórica da cidade, na floresta ou acidente de viação. Vimos os vários equipamentos das respectivas viaturas como umas espécies de tesouras que apertam e cortam ferro, para desencarcerando de vítimas de acidentes de viação, botija de oxigénio, máscara facial e um fato de protecção contra o calor de incêndios.
Ainda observámos outro tipo de materiais com a respectiva explicação de funcionamento.
A seguir, fizemos uma actividade denominada “salvamento por fachada” onde foram utilizados alguns dos materiais: cabo dinâmico, conector, fita tubular e ainda outros.
A actividade decorreu alegremente, mas não durou muito tempo por causa da chuva e por isso regressámos mais cedo à Escola numa carrinha dos Bombeiros
Realizámos um inquérito a um dos responsáveis e assim tirámos dúvidas quanto a esta nobre e difícil profissão.
Gostámos desta visita, porque adquirimos novos conhecimentos e também nos divertimos com a proposta da actividade surpresa por parte dos Bombeiros.
Obrigado!