2.2.07

Combate às Alterações Climáticas leva à criação da Taxa de Carbono no Valsassina


Todos nós contribuímos para o fenómeno do aquecimento global: com a energia que consumimos nas nossas casas; com as nossas opções de transporte em férias ou no dia-a-dia; com os resíduos que produzimos… Tal como nas nossas casas, nas empresas e nas escolas muitas actividades implicam a emissão para a atmosfera de gases que contribuem para o efeito de estufa, sendo o mais importante o dióxido de carbono (CO2).
A comunidade internacional está a responder a este desafio através de acordos internacionais, o mais importante dos quais é o Protocolo de Quioto, sob o qual os países industrializados se comprometeram a reduzir as suas emissões.
Mas acima de tudo, todos somos responsáveis e como tal não podemos ficar à espera que "os outros" encontrem a solução para este problema.

Como aliar o combate às Alterações Climáticas e a estratégia de gestão e sustentabilidade do Colégio Valsassina?
Pretendemos, no Colégio Valsassina, ter um contributo efectivo no combate às Alterações Climáticas. Uma forma de o conseguir é incluir, voluntariamente, a gestão das emissões de carbono na estratégia de sustentabilidade desenvolvida na nossa escola.

Como é possível?
Através de investimento em Projectos de Redução de Carbono, ou seja, através de mecanismos de Compensação de emissões.
A Compensação de Emissões aplica o espírito e as regras do Protocolo de Quioto à Gestão Voluntária de Carbono, ao permitir a redução das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) com recurso ao investimento em projectos de energias renováveis ou eficiência energética em instalações fora das fronteiras da organização em causa.
Para compensar as emissões de uma determinada actividade e após escolhido o projecto de redução Carbono a apoiar é calculado o valor a pagar por cada participante. Uma parte do pagamento da visita destina-se a compensar as emissões produzidas. Este valor, que poderá variar em função do tipo de compensação, é a «Taxa de Carbono».

“PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE”.

1 comentário:

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado