O Arquipélago das Selvagens é um dos candidatos portugueses às 7 maravilhas naturais do Mundo.
O Vale do Douro, o Parque Nacional de Peneda do Gerês, a Ria de Aveiro, as Ilhas Berlengas e as Ilhas Selvagens são os candidatos portugueses à eleição das 7 maravilhas naturais do Mundo.
Do mesmo modo que em Julho do ano passado foram eleitas as 7 novas maravilhas do Mundo, a organização New Seven Wonders realiza o concurso para escolher as 7 maravilhas naturais com o objectivo de dar a conhecer os paraísos naturais que ainda prevalecem num planeta maioritariamente urbanizado.
O concurso em que todos votam assumirá várias fases ao longo da eleição. Em primeiro lugar é realizada uma votação on-line até 31 de Dezembro do corrente ano. Após essa etapa são seleccionados os 77 nomeados melhor posicionados. Admitir-se-á apenas uma nomeação por país (a mais votada) e a que seja suportada por uma organização oficial. As 77 nomeações são analisadas por um grupo de peritos na matéria e são seleccionadas as 21 mais importantes. A partir deste momento e até ao ano 2010 estes candidatos submeter-se-ão a novas votações e as 7 mais votadas tornar-se-ão as Sete Maravilhas Naturais do Mundo.
Refira-se que a nomeação das Selvagens é uma mais valia para Portugal e especialmente para a Madeira, no âmbito ecológico. Talvez se torne pertinente relembrar que esta não é a primeira distinção que o arquipélago recebe, na medida em que já foi galardoado com o Diploma Europeu do Conselho da Europa, prémio destinado a condecorar o desempenho em termos de conservação da natureza em áreas protegidas. Revela-se assim a única reserva portuguesa premiada até ao momento.
Digamos que tais reconhecimentos são bem merecidos, até porque este arquipélago existe como um autêntico santuário na natureza. Não é por acaso que Jacques-Yves Costeau, oficial da marinha francesa, investigador e defensor de toda a espécie de vida na terra, disse, uma vez, que foi nestas ilhas onde encontrou as águas mais límpidas do Mundo.
Acrescente-se que vários recifes de coral circundam o arquipélago, mais de 150 espécies de plantas, especialmente rasteiras, caracterizam a sua flora, sendo os líquenes e a urzela os que mais se destacam. As plantas existentes na Ilha Selvagem Menor e no Ilhéu de Fora convertem-se em especiais, pelo facto de somente existirem na flora endémica.
Para além da flora, a fauna também se distingue particularmente pela existência de aves como o garajau - rosado e a cagarra os quais nidificam ali. Não esqueçamos o Calcamar pelogodroma, a espécie em maior número
Note-se que a conservação natural deve-se, em grande parte, ao olhar atento de dois vigilantes do Parque Natural da Madeira, responsáveis pela protecção deste património natural.
Enfim, umas ilhas com as fantásticas características acima mencionadas deverão englobar-se nas Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Para contribuir para isso basta uma simples visita ao endereço electrónico abaixo indicado.
http://www.new7wonders.com/nature/en/nominees/europe/c/SavageIslandsArchipelago.
O Jovem Repórter para o Ambiente da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal)Sérgio Rodrigues (11º Ano)