18.11.08

Escola Básica João de Barros - Viseu








Projecto Eco-Escolas/Prosepe

O projecto Eco-Escolas pretende “encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental”. Por seu turno, o Prosepe “tem como objectivo promover actividades relacionadas com a sensibilização e educação da população em idade escolar para a preservação da floresta”.
O âmbito do programa Eco-escolas é mais alargado do que o do Prosepe uma vez que engloba a educação ambiental de uma forma geral, achou-se oportuno integrar, de forma coerente, as actividades os dois projectos.
Desta forma, os elementos que, de forma voluntária, constituíram o Conselho Eco-Escolas, disponibilizaram-se também para serem os colaboradores do Prosepe.
O Conselho Eco-Escolas foi formalmente constituído em reunião realizada em 29/10/2008 e dele farão parte os seguintes elementos:
1 - Professores: Ana Paula Loureiro
Teresa Azevedo
Olga Sacramento
Ana Cristina Barros Mota Pinto
Virgínia Caiado
Laura Outeiro
Alcina Pais
2 – Auxiliares de Acção Educativa: Julieta Pereira
Pedro Campos
3 – Encarregados de Educação: Paula Fong
Diamantino Santos
4 – Alunos – Todos os alunos inscritos no Clube Eco-Escolas/ Prosepe
O projecto foi aprovado na reunião de Conselho pedagógico de 5/11/2008.
O Conselho Eco-Escolas e o Clube Eco-Escolas/Prosepe, são apenas os Coordenadores de todas as actividades do Projecto que se pretende abranja o maior número possível de Departamentos e Áreas Disciplinares.
Esta situação já se verificou com a Comemoração do Dia do S. Martinho, actividade organizada essencialmente pelo Departamento de Expressões e com ao qual o Clube Eco-Escolas/Prosepe colaborou através do Concurso de trabalhos tridimensionais utilizando elementos naturais. Era obrigatória a utilização de pelo menos um elemento do castanheiro. Este concurso teve uma participação muito activa dos alunos apoiados pelo S.E.A.E.
Para essa actividade também contribuiu a disciplina de Área de Projecto do 5º B com a elaboração de textos sobre o tema.
Todos os trabalhos realizados estiveram expostos no átrio da Escola.

A Coordenadora do Clube Eco-Escolas/Prosepe

Ana Paula Loureiro

Sem comentários: