23.7.09

Cartaz Eco-Códigos


EBI/JI de Távora
Os alunos do clube Oficina Ecológica, elaboraram o eco-código com base nos temas que a escola trabalhou no âmbito eco-escolas e nas campanhas que o clube lançou.
O eco-código foi apresentado no Conselho eco-escolas e depois imprimido e espalhado pela escola.
Para a realização do cartaz, os alunos, decidiram incidir sobre o tema de uma das campanhas lançadas no clube e optaram pela campanha de recolha de óleos usados, por ser nova na escola, pela sua importância contra a poluição, por ser o tema tratado no concurso Brigada Verde e pelo seu carácter solidário.
O cartaz foi elaborado pelos alunos do 8ºB que fazem parte do clube Oficina Ecológica e pela professora Fernanda Araújo.

21.7.09

Dia do Eco-Escolas e da Astronomia





A celebração do dia do Eco-escolas e da Astronomia decorreu no dia 17 de Junho durante todo o dia.
Durante a manhã decorreu o peddy-paper ecológico, com a participação de todas as turmas da escola, do pré-escolar ao 3º ciclo. Os alunos do pré-escolar não competiram mas participaram nas actividades adequadas à sua faixa etária.
O peddy-paper estava organizado de acordo com um guião, elaborado pelo professor José Torres, que cada turma tinha de seguir passando por todos os postos assinalados e que constavam das mais diversas actividades (percurso exterior à escola com perguntas relacionadas com o ambiente; jogos tradicionais (elaborados com aproveitamento de lixos); jogos no pavilhão; atelier de produção de biodiesel; atelier de produção de sabão com óleo usado; construção de relógios solares (estes ateliers foram organizados pelo professor Pedro Martins); construção de sólidos e figuras geométricas com palhinhas do leite que as crianças bebem na escola (organizado pela professora Ângela Codeço), que as educadoras se encarregaram de recolher, e plasticina; construção de flores com jornais (organizado pela professora Fernanda Araújo); pintura de um painel em tecido (organizado pelas professoras Olívia Silva e Isabel Paredinha); visita à exposição dos trabalhos realizados no âmbito do eco-escolas; preenchimento de uma ficha do impacto ambiental provocado por cada aluno e pela respectiva turma; em suporte informático, realizaram-se jogos de recolha selectiva de lixos, palavras cruzadas e perguntas sobre o ambiente, bem como a exploração do programa relacionado com Astronomia Stellarium (organizado pelo professor Paulo Botelho); alguns alunos visionaram ainda, o postal digital realizado no ano lectivo anterior, na nossa escola, em parceria com a Resulima e a empresa Ao Norte e responderam a uma pergunta sobre o filme.
Durante a tarde realizaram-se actividades de palco: apresentação da peça do 1º ciclo, escrita por estes alunos “O Depositrão”, a peça “Um dia o modelo Geocêntrico caiu por Terra” escrita pelos professores Pedro Martins e Fernanda Araújo e apresentada pelos alunos do Clube Oficina Ecológica e a peça “Os sinais marados” escrita pelos alunos do 5ºA, em Área de Projecto. Todos os cenários e adereços foram produzidos pelos alunos implicados na realização e apresentação das peças. Apresentações de duas músicas relacionadas com o ambiente, realizadas no clube de Música e em Área de Projecto do 5ºB, estas músicas foram acompanhadas com instrumentos musicais realizados pelos alunos, com materiais reciclados. Realizaram-se ainda, uma palestra subordinada ao tema “Galileu Galilei e o Ano Internacional da Astronomia”, apresentada pelo Prof. Dr. João Fernandes e o jogo “O Astronauta”, realizado e apresentado pelo professor Pedro Martins, onde participaram os alunos do 7º e 8º anos e as restantes turmas assistiram.
Durante a tarde os alunos tiveram oportunidade de observar, com telescópios, manchas solares e à noite o planeta Saturno, bem como identificar algumas constelações. A observação nocturna foi animada pela actuação da Tuna Masculina da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.
Foi um dia muito preenchido com actividades lúdicas e de aprendizagens importantes, quer ligadas ao Ambiente quer à Astronomia.

Os organizadores
Fernanda Araújo e Pedro Martins

14.7.09

Visita da Quercus ao Centro Educativo Alice Nabeiro



Nuno Sequeira da QUERCUS esteve no Centro Educativo Alice Nabeiro para uma sessão com os Guardiões de Zeus. Levou consigo as nossas rolhas de cortiça para reciclagem no ãmbito do programa Green Cork. Foi uma jornada muito rica e partilhada onde as crianças receberam do Nuno o testemunho do voluntariado ambiental e da vida das associações de defesa do ambiente.

11.7.09

ABAE em Sesimbra nos Dias da Energia

Nos dias 9, 10, 11 e 12 de Julho

A ABAE é parceira nos dias da energia estando presente com as seguintes actividades :

entre as 15 e as 18 horas na frente praia com a colaboração da Eco-Escola Profissional de Setúbal
- faz a tua pegada
- moinhos de vento
- constroi um carrinho solar
- forno solar

entre as 21 e a 1h na Fortaleza de Sesimbra
Exposição Posteres Eco-Código
Divulgação das actividades da ABAE

7.7.09

Centro Alice Nabeiro promove programa EXETI 2009




A tecnologia transformou o mundo mais profundamente do que qualquer outra revolução na história. No entanto, a opção por carreiras tecnológicas é ainda superior nos homens do que nas mulheres. Assim, há todo um esforço de sensibilização a cumprir no sentido de se mudarem mentalidades e cativar um maior número de mulheres para as áreas da ciência e da tecnologia.

Para ajudar a equilibrar a disparidade verificada, a IBM criou em 1999 o Programa EX.I.T.E. – Explorar Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia. Numa iniciativa mundial, a Companhia pretende contribuir para que um maior número de raparigas, sobretudo em idade de opção académica e/ou vocacional, ou seja, entre os 11 e os 13 anos, desenvolva o interesse por áreas científicas e tecnológicas. Neste ano de 2009 a Delta Cafés associou-se a este modelo de programa e em parceria transportou o mesmo para Campo Maior.

Durante uma semana, as jovens participam em projectos variados de Engenharia, de Ciência ou de Matemática, entre outras matérias. Tomam, igualmente, uma maior consciência sobre o impacto que a Tecnologia tem no quotidiano e no modo como pode ser utilizada para resolver questões práticas do dia-a-dia.
Objectivos:

Despertar nas jovens o interesse pela tecnologia e pela engenharia; Desenvolver e promover a troca de conhecimentos no domínio da Internet e da informática; Fomentar a interacção das jovens com as novas tecnologias; Estimular o interesse e promover a troca de experiências entre os diversos intervenientes no projecto e colaboradores da IBM, em áreas e profissões distintas.

1.7.09

JI , João Villaret e Horta Pedagógica.





Os nossos meninos do JI são uns diabretes que passam grande parte do dia a brincar com a terra da horta pedagógica ; chegam a casa de unhas e roupas sujas ; são crianças felizes .

Os pais já se habituaram a entregá-los de manhã e ouvirem cumprimentar-me como "lobo mau". A mim dá-me prazer ouvir , até porque, digo logo :- não me digas que foste arrancar as folhas das plantas da horta ou partir os ramos dos arbustos?

Claro que respondem :-não !!!

Ah , então eu sou o ...(respondem) : - lobo bom !

Esta introdução tem razão de ser . No início deste ano lectivo , na minha qualidade de coordenadora da escola e Jardim, e coordenadora do Eco , ao receber os meninos nas salas , recreei de acordo com as educadoras a história do lobo mau e a avozinha .Adaptei-a ao Eco e a mensagem foi de tal modo apreendida pelos pirralhos de 5 anos que , raramente estragam as plantas para não terem de me aturar !

Agora as alcunhas de lobo mau e lobo bom , essas vão durar pelo menos 4 anos até sairem da escola .


Teatro "A nova casa do depositrão"









Sabemos que o Programa Eco - Escolas é uma mais valia para a formação pessoal dos nossos alunos e restante comunidade educativa.

Somos um grupo de docentes teimosas que lhe damos continuidade há 5 anos .

Com a chegada do Depositrão, a turma do 2º ano A e a professora da Educação Especial resolveram inventar um texto teatral e uma canção com a letra baseada nos amigos do depositrão e adaptada à música de uma marcha popular.

Apresentada no Dia Eco-Escolas aos presentes , em número bastante elevado, foi de tal modo interessante que:
...um aluno de NEE , do JI, correu para o palco porque também queria entrar; as docentes em cena integraram-no mudando as falas. A aluna depositrão seguiu as falas inventadas , improvisando connosco , que os pais atentos bateram tantas palmas havendo necessidade de parar.
Nós garantimos que quando recomeçou , a mensagem foi seguida com maior atenção .E uma vez mais tivemos a certeza que cumprimos e bem o nosso papel.

Como com gestos tão simples se pode ser feliz.

Colegas; não é necessário desenvolver actividades elaboradas nem de ostentação , mas sim , muito simples feitas com o coração . Os alunos e pais entendem e agradecem !



Eco Dia João Villaret

Olá colegas e visitantes


Como prometido vamos deixar alguns registos significativos das últimas actividades relacionadas com a nossa Eco - Escola João Villaret .

Actividades vulgares mas que poderão servir como troca de saberes e ideias para o próximo ano lectivo .

Os alunos estão de férias mas nós continuamos a arrumar a nossa casa , a Escola .

Visita de estudo e divertimento ao ZOO de Lisboa ; um alerta para os animais em vias de extinção e um estudo comparativo de animais ; um complemento ao estudo da biodiversidade.