7.7.09

Centro Alice Nabeiro promove programa EXETI 2009




A tecnologia transformou o mundo mais profundamente do que qualquer outra revolução na história. No entanto, a opção por carreiras tecnológicas é ainda superior nos homens do que nas mulheres. Assim, há todo um esforço de sensibilização a cumprir no sentido de se mudarem mentalidades e cativar um maior número de mulheres para as áreas da ciência e da tecnologia.

Para ajudar a equilibrar a disparidade verificada, a IBM criou em 1999 o Programa EX.I.T.E. – Explorar Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia. Numa iniciativa mundial, a Companhia pretende contribuir para que um maior número de raparigas, sobretudo em idade de opção académica e/ou vocacional, ou seja, entre os 11 e os 13 anos, desenvolva o interesse por áreas científicas e tecnológicas. Neste ano de 2009 a Delta Cafés associou-se a este modelo de programa e em parceria transportou o mesmo para Campo Maior.

Durante uma semana, as jovens participam em projectos variados de Engenharia, de Ciência ou de Matemática, entre outras matérias. Tomam, igualmente, uma maior consciência sobre o impacto que a Tecnologia tem no quotidiano e no modo como pode ser utilizada para resolver questões práticas do dia-a-dia.
Objectivos:

Despertar nas jovens o interesse pela tecnologia e pela engenharia; Desenvolver e promover a troca de conhecimentos no domínio da Internet e da informática; Fomentar a interacção das jovens com as novas tecnologias; Estimular o interesse e promover a troca de experiências entre os diversos intervenientes no projecto e colaboradores da IBM, em áreas e profissões distintas.

Sem comentários: