5.11.09

Início das Actividades do Eco Escolas na E B 2 3 Colares

No dia 2 de Novembro iniciaram-se as actividades, no terreno, do programa Eco Escolas, na Escola E B 2 3 de Colares. Antes havia já arrancado o trabalho de bastidores, com a aplicação do questionário ambiental à totalidade da escola, alunos, professores e funcionários.

Sentimos uma responsabilidade acrescida, na medida em que ostentamos este ano a Bandeira Verde e queremos estar à altura do trabalho desenvolvido no ano passado. A manutenção deste galardão constituiria o reconhecimento do desenvolvimento de um trabalho coerente e de continuidade, em prol da formação de cidadãos com comportamentos mais sustentáveis e ecologicamente mais conscientes.

Neste sentido, iniciaram-se as actividades das Brigadas Verdes. Nesta actividade, em cada semana, duas turmas, durante as aulas de Formação Cívica, irão recolher o lixo existente nos espaços abertos da escola. O objectivo desta actividade é promover a participação activa dos alunos na resolução dos problemas ambientais existentes. Consideramos que não basta que cada um de nós evite comportamentos ecologicamente incorrectos, como deitar lixo para o chão, desperdiçar energia ou não fazer reciclagem. É preciso mais! É preciso que cada um de nós passe a mensagem através do exemplo. Não podemos esperar que sejam os funcionários a apanhar o lixo, ou que a Direcção resolva o problema. Como também não podemos esperar que o Governo acabe com o lixo espalhado pelas ruas, campos e florestas de Portugal. Não podemos esperar que os governos internacionais acabem com a poluição dos solos e oceanos, que ponham fim ao aquecimento global, se cada uma dessas mudanças não partir de iniciativas e mudanças concretas de cada um de nós. Um a um, pouco a pouco podemos fazer a diferença! Todos juntos já somos muitos!
Para mais informações visitem o nosso blog.

1 comentário:

Cónego João J.G. Andrade disse...

Muitos parabéns pela iniciativa! Tenho a certeza de que com o vosso contributo Colares ficará (ainda mais) bonita!