19.11.09

ÓLEO RECOLHIDO, AMBIENTE PROTEGIDO




A Escola Básica de Távora através do projecto do Eco-escolas em colaboração com as Áreas de Projecto do 7.ºA e B e Clube do Ambiente, vai desenvolver uma acção de sensibilização e recolha de óleos alimentares usados inserida no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.
Nos dias 19 e 20 de Novembro serão distribuídas, pelos responsáveis, à comunidade escolar, garrafas vazias com etiquetas e panfletos de sensibilização para os problemas causados pelas descargas de óleos nos esgotos.
No dia trinta de Novembro essas garrafas devem ser devolvidas à escola, de preferência cheias de óleo alimentar usado.
Durante essa semana a rádio escolar lembrará a comunidade da importância da recolha dos óleos. Todos os dias falará sobre um dos aspectos do óleo usado e sua recolha. Lançará, também, um concurso para a turma que mais óleo recolher durante esta semana.
Terminada a semana, a equipa responsável por esta acção recolherá o óleo alimentar usado, pelas turmas, e fará a contabilidade do óleo recolhido que posteriormente o encaminhará para uma empresa de recolha de óleos.
Terminada a acção será feita uma avaliação da actividade e divulgados os resultados.
Toda a informação estará afixada no placar e no blog do eco-escolas.


A Organização

Ângela Codeço; Fernanda Araújo e Fernanda Lima

1 comentário:

Cónego João J.G. Andrade disse...

É de facto uma excelente iniciativa. Sensibilizar não só para o impacte negativo de resíduos como os óleos no meio-ambiente e, ao mesmo tempo, envolver a cmunidade escolar. Muitoboa iniciativa. Parabéns!