28.12.09

Painel Eco-Natal

Antes do Natal

- Adquira uma árvore de Natal artificial

- Reflicta bem sobre as prendas que vai oferecer, a quem vai oferecer e qual a sua utilidade.

- Adquira produtos nacionais, pois promove a economia portuguesa e reduz o impacto ambiental associado ao transporte dos produtos.

- Pense naqueles que não têm possibilidade de oferecer prendas e mesmo de ter uma ceia de Natal; seja solidário com as várias campanhas que habitualmente se desenrolam nesta época.





Depois do Natal

- Guarde os laços e o papel de embrulho para que os possa utilizar noutras ocasiões; muitas embalagens, caixas de prendas, papéis de embrulho podem ser reutilizados.

- Separe todas as embalagens – papel/cartão; plástico; metal – e coloque-as no ecoponto mais próximo, evitando assim os amontoados de lixo que marcam o dia de Natal;

- Não deite as pilhas para o lixo, coloque-as sempre no pilhão. As pilhas recarregáveis são uma alternativa económica e ecológica.
- Reflicta ao longo do ano sobre a utilidade que foi dada às prendas que ofereceu.
- Mantenha-se solidário com as diversas campanhas que se vão desenrolando ao longo do ano.
Seguir estes conselhos permitir-lhe-á oferecer uma prenda a si próprio e a todos os cidadãos do mundo - um Ambiente mais protegido e equilibrado.

23.12.09

Campo de férias entre eco escolas em Campo Maior

Recebemos em CAmpo Maior no âmbito das nossas parcerias no Programa eco escolas e Empreendedorismo, 22 crianças do Centro de Actividades de Linda a Velha. Com parceria entre o GEDA, O Centro Educativo Alice Nabeiro, A Câmara Municipal de Campo Maior e a Delta Cafés, foram quatro dias de aventura, visitas a Museus, animação e causas. Desde sessões na comunidade de Ouguela com partilha com os Idosos, a actividades radicais como GEo caching diário, tiro com arco, jogos tradicionais, a acções de eco cidadania com recolha de resíduos na Barragem do Caia e observação da fauna e flora na bacia do Xêvora sãoe exemplos da diversidade de acções concretizadas. A visita ao Centro Educativo Alice Nabeiro foi também um momento interessante, onde o intercâmbio, a MUSIC ZONE e as ciência do Natal criaram animação e diversão entre todos. Assim se az o ECO ESCOLAS de partilha e união entre todos aqueles que vivem este espírito de lutar pelos nossos valores. Um abradecimento ao Município de Campo Maior pela logística e pelo saber receber tão bem nos Museus da nossa vila ( Museu Aberto e Museu Lagar). Obrigado à Delta Cafés por abrir as suas portas e do Museu do Café a este grupo que foi daqui encantado com a descoberta deste cantinho de Portugal. A todos desejamos um feliz Natal.

16.12.09

Vote Planeta

Troca de Lâmpadas no Externato Dom Fuas Roupinho





Decorreu com grande sucesso a campanha de troca de lâmpadas no Externato Dom Fuas Roupinho (Nazaré), nos dias 14 e 15 de Dezembro.
Por cada lâmpada entregue os alunos receberam, em troca, 4 lâmpadas economizadoras.
O stock de lâmpadas esgotou-se no dia 15 a meios da tarde.
Como principais objectivos desta campanha, inserida no Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética, encontram-se a redução dos gastos de energia domésticos e a sensibilização da comunidade escolar para questões ambientais.
Esta actividade foi desenvolvida por alunos do Clube do Ambiente, em parceria com a EDP e o Ministério da Educação.

14.12.09

Hastear da Bandeira Eco-Escolas 2009

No passado dia dez de Dezembro o nosso jardim esteve de Parabéns. Mais uma vez reunimos toda a comunidade escolar e comemorámos o nosso empenho pela Preservação do nosso Planeta.
Mostrámos aos ilustres convidados, com a ajuda da nossa eco-aluna, os nossos projectos e os resultados obtidos e depois hasteámos a Bandeira Eco-Escolas. Foi um momento solene que muito nos emocionou!

Projectos Tinteirinho, Rolhinhas e Compostagem





Hastear da Bandeira Eco-Escolas



Recebemos também o nosso prémio de 92 livros do Plano Nacional de Leitura, resultado do primeiro prémio do Concurso "Pilhas de Livros".

10.12.09

Participação da E B 2 3 Colares na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

A Escola E B 2 3 aderiu formalmente à iniciativa EWWR, através da construção de uma árvore de Natal com pacotes de leite reciclados. Durante a Semana Sem Resíduos, os alunos recolheram e trouxeram para a escola os pacotes de leite gastos em casa, com o objectivo de construir a maior árvore de Natal de sempre da Escola. Em apenas uma semana foram recolhidos 328 pacotes de leite, o que permitiu construir, com a ajuda do Professor José Maria a árvore de Natal das fotografias.
Com esta iniciativa alertaram-se os alunos para a quantidade de resíduos produzidos no nosso quotidiano, bem como se demonstrou a forma como se podem reutilizar os resíduos, prolongando a sua vida e evitando a aquisição de decorações de Natal, que mais cedo ou mais tarde, haveriam também de se tornar Resíduos.







9.12.09

Cimeira dos pequenos...


O Centro Educativo Alice Nabeiro realiza na próxima sexta-feira a "Cimeira dos pequenos", onde as crianças dos vários grupos irão assumir o papel de diversos responsáveis e intervenientes directos e indirectos nos trabalhos desta importante conferência Mundial.
Com base num guião para cada personagem (políticos dos paises ricos, políticos dos paises em vias de desenvolvimento, ecologistas,especialistas, cidadão preocupado, cidadão mal informado, empresários, estudantes, professores, comerciantes) as crianças devem encarnar as personagens e defender os pontos do guião. Todos os intervenientes devem chegar a um acordo final que será redigido pelos presentes e divulgado pelos agentes locais e parceiros eco escola 2009/2010. as medidas a definir devem ter efeito nas diversas áreas de influência dos participantes ( em casa, na escola, na rua, na Vila, no Pais e no Mundo) seguindo a filosofia do Condomínio da Terra e da eco responsabilidade . Será uma jornada participativa onde as opiniões de todos contam e são importantes. Mais notícias em breve desde a "Cimeira dos Pequenos"

Exposição no Centro Cultural de Campo Maior



Decorre a partir de dia 7 de Dezembro a exposição de trabalhos relativos ao tema dos direitos da criança, organizado pela CPCJ de Campo Maior. Todas as turmas do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Centro Educativo Alice Nabeiro e Jardim de Infância o Despertar apresentaram um poster sobre um dos direitos da criança. Ao todo cerca de 30 trabalhos em exposição e um ambiente muito colorido e representativo do empenho colocado pelas escolas. Esta temática é muito interessante e permitiu às crianças entre os 3 e os 12 anos uma reflexão sobre os seus direitos e deveres. Muitos dos trabalhos apresentados foram concretizados com materiais de desperdício o que os transforma em amigos do ambiente nesta que é a semana de Copenhaga. Alguns dos trabalhos apresentados são referentes a direitos relativos a um ambiente saudável ou a apoio SOS a crianças em caso de catastrofes, existindo também referência aos problemas climáticos e suas consequências na vida das crianças.

É Natal dlim, dlim, dlão!

É Natal, tempo de alegria, mas também de excessos. Nós no JI de Vale Serves continuamos empenhados na defesa do nosso Planeta, por isso resolvemos oferecer às famílias uma prenda ecológica... semeámos um Pinheiro de Natal e quando ele crescer vamos devolvê-lo à mãe-natureza.

Externato Dom Fuas Roupinho participa no Programa Green Cork na Escola II


O programa “Green Cork na Escola II” dá continuidade ao programa de recolha de rolhas de cortiça usadas implementado no ano lectivo anterior e propõe, para este ano, o desenvolvimento de actividades sob o tema: Eu Condómino da Terra.

Este programa destina-se a ser desenvolvido pela população escolar, mediante o acompanhamento de vários professoress.

A recolha de rolhas de cortiça usadas, aposta, este ano, num maior envolvimento da comunidade escolar; dos pais e familiares, dos vizinhos, das Juntas de Freguesia, do Município da Nazaré, dos cafés e restaurantes locais e de outras entidades que manifestem interesse em colaborar.

Paralelamente à actividade de recolha de rolhas de cortiça irá realizar-se:

Uma actividade de exploração:

Exploração do Monte de São Brás. (São Bartolomeu) – Sítio classificado. Apresentação dos resultados à comunidade escolar.

Uma acção local de cuidar das partes comuns:

Compostagem doméstica na escola com recurso ao compostor cedido pela Resioeste. Aplicação do composto no canteiro de plantas aromáticas da escola.

Objectivos

Estimular atitudes mais conscientes e responsáveis relativamente à Natureza;

Desenvolver a consciência de pertença como Condómino da Terra, num sistema planetário global pelo qual todos somos responsáveis;

Fomentar, enquanto Condómino da Terra, a tomada de consciência do dever de cuidar do espaço e dos bens de que cada um usufrui;

Contribuir para a redução de resíduos enviados para aterro sanitário ou incineração;

Defender a rolha de cortiça como produto plenamente ecológico;

Contribuir para a plantação de espécies autóctones através do retorno da recolha de rolhas.

O que fazer às rolhas recolhidas?

As rolhas recolhidas pelos alunos, professores e demais elementos da comunidade educativa das escolas aderentes serão colocadas dentro dos recipientes “Rolhinhas”. Os Rolhinhas são contentores/caixas que os alunos envolvidos na campanha criaram no passado ano lectivo.

A entrega das rolhas recolhidas será da responsabilidade dos professores envolvidos na campanha num dos seguintes locais de recolha: hipermercado Modela da Nazaré ou Agrupamento de Escuteiros de Valado dos Frades.

8.12.09

Campanha SOS Cagarro - Ilha do Corvo - Açores

A Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira participou em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), e no âmbito do Projecto LIFECorvo, na Campanha SOS Cagarro 2009.
O objectivo principal da actividade era envolver a comunidade educativa no salvamento dos cagarros encontrados junto à vila e nas proximidades, uma vez que durante o mês de Outubro os cagarros juvenis saem do ninho para o primeiro voo transoceânico.
Esta iniciativa contou com a dinamização de sessões de esclarecimento para crianças e adultos, dinamizadas pela SPEA, e pela organização de patrulhas que percorreram durante algumas noites as ruas da vila do Corvo.
Foi uma actividade em que todos participaram com grande empenho e animação.
Segundo dados disponibilizados pela SPEA foram salvos na ilha do Corvo cerca de 220 cagarros.

Estão todos de parabéns pelo trabalho desenvolvido!

Aqui ficam algumas fotografias para recordar:


A coordenadora do Projecto Eco-Escolas - Prof. Hermínia Rodrigues

5.12.09

O GARRANO (BIODIVERSIDADE)


O Garrano é uma raça com origem em Portugal Continental, mais correctamente nas serranias agrestes do Norte, utilizadas desde há muitos séculos como animal de carga e trabalho. Devido ao seu tamanho é considerada um pónei.

Habita actualmente em estado semi-selvagem nas zonas da serra do Gerês e da Cabreira, tendo em tempos habitado o Minho e Trás-os-Montes donde é oriundo. É uma raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo. Hoje o “Garrano” encontra-se não apenas no meio selvagem mas também na posse de alguns criadores particulares, que actualmente já vêm a aumentar o seu número devido às características do cavalo (dócil para com as crianças, inteligente, trabalhador, de fácil treino). Em liberdade, a manada de Garranos é constituída por um harém de fêmeas e um único macho adulto, que defenderá o seu grupo de qualquer intruso, seja ele outro cavalo ou mesmo um lobo, que enfrentará para proteger as crias que possam existir.

Contudo é verdade que não é muito alta a natalidade e a sobrevivência de crias nesta raça, nas condições descritas.

Além de animal de tiro também tem aptidão para sela. É também utilizado no Norte de Portugal como cavalo de corrida onde é muito admirado. Esta espécie de cavalo é ainda hoje utilizada num tipo de corrida de cavalos muito peculiar e muito popular no Minho e Trás-os-Montes. Trata-se da corrida em passo travado, ou somente travado. O Garrano mostra uma aptidão fora de vulgar para a aprendizagem e execução deste tipo de andamento. Apesar dele ter a força e a corpulência própria de um cavalo nórdico, embora não se conheçam quaisquer ligações que não sejam as ancestrais, quando do aparecimento da espécie.

A sua cor é o alazão, as suas crinas e rabada de cor preta e não ultrapassa o 1,35m e os 250Kg.

Já no Paleolítico foram feitas pinturas rupestres, onde hoje se pode confirmar a existência de um cavalo com configuração e estatura muito semelhante ao actual Garrano, sem grandes alterações morfológicas.

 Talvez o facto de viver em liberdade tenha isolado esta espécie de outros cavalos, libertando-a de cruzamentos que poderiam ter alterado para sempre o seu futuro.

Pesquisa feita pelos alunos do Centro Escolar de Dem

Beds Are Burning! Tik Tak campain

4.12.09

“ÓLEO RECOLHIDO, AMBIENTE PROTEGIDO”





RESULTADOS DA RECOLHA DE ÓLEO ALIMENTAR USADO
- 18 Turmas ultrapassaram os objectivos e 4 Turmas atingiram os objectivos.
- A restante comunidade educativa também ultrapassou os objectivos.
- Na globalidade, e de acordo com os objectivos estabelecidos, esta acção foi avaliada como Muito Boa, uma vez que, 85% da comunidade entregou a garrafa cheia e alguns devolveram muito mais, ultrapassando em muito as expectativas.
A COMUNIDADE EDUCATIVA DA ESCOLA BÁSICA DE TÁVORA ESTÁ DE PARABÉNS PELO GRANDE EMPENHO NA ACTIVIDADE:

“ÓLEO RECOLHIDO, AMBIENTE PROTEGIDO”


A TURMA VENCEDORA DO CONCURSO FOI – 3ºA


A ORGANIZAÇÃO DECIDIU ATRIBUIR MENÇÕES HONROSAS ÀS TURMAS QUE MUITO CONTRIBUIRAM PARA O SUCESSO DESTA ACÇÃO MAS NÃO GANHARAM, SÃO ELAS:

TURMA A DO PRÉ-ESCOLAR
5.ºA
7.ºB
8.ºB



A organização: Ângela Codeço; Fernanda Araújo; Fernanda Lima

3.12.09

Dia Eco-escolas - Hasteamento da Bandeira







No dia 23 de Outubro, a nossa escola hasteou a Bandeira Verde do projecto Eco-Escolas, que ganhámos graças ao nosso empenho e à nossa dedicação.
Estiveram presentes vários convidados: o engenheiro do ambiente Nuno Rico, o presidente da Junta, o vereador Miguel Grego e alguns representantes dos encarregados de educação.
Primeiro, começámos por jogar um jogo que consistia em colocar lixo nos ecopontos. Os alunos das várias turmas estavam dispostos em fila e à sua frente cada uma tinha um saco de plástico cheio de lixo. A conferir se os meninos estavam a colocar o lixo correctamente, estavam dois alunos, um do 4ºE e outro de 4º F junto do plasticão, do vidrão e do papelão.
A Carlota e o vereador Miguel Grego hastearam a bandeira enquanto os outros meninos cantaram e tocaram o “Hino das Crianças à Terra” e outra canção chamada “Cantar, Voar e Crescer”.
O professor Luís e o vereador Miguel Grego discursaram elogiando o trabalho de todos os alunos e professores envolvidos neste projecto.
No fim, a Maria da Glória leu um poema da sua autoria chamado “A gotinha de água” que falava de uma gota de água que salvou uma árvore.
Estávamos todos muito felizes!
Gostámos muito do dia Eco-Escolas!


Carolina João
Ana Alves
4ºF

2.12.09

HASTEAR DA 5ª BANDEIRA VERDE NA EB1/PE DO SEIXAL

Teve lugar hoje, dia 2 de Dezembro, mais uma cerimónia do Hastear da Bandeira Verde - 5º Galardão consecutivo, alcançado pela Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Seixal - Madeira.
Marcaram presença, neste evento, toda a Comunidade Escolar e algumas entidades ligadas à Direcção Regional do Ambiente e da Educação bem como o Sr. Presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz e a Vereadora responsável pelo pelouro da Educação e Ambiente, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Seixal e a Presidente do Conselho Executivo da EBS do Porto Moniz.
Os convidados foram recebidos pela Sr.ª Directora e por dois alunos. Seguidamente, foram conduzidos à Sala TIC para visualizarem uma apresentação powerpoint relativa ao trabalho desenvolvido durante os cinco anos de adesão ao Programa Eco-Escolas.
Seguiram-se os discursos e as palavras de agradecimento que muito nos orgulharam!
Antes do hastear da Bandeira Verde, foi cantada uma canção alusiva aos 3 R's (com letra da autoria dos alunos e professores e música da Xuxa). Posteriormente, foi servido um recheado lanche com diversas frutas, sumo natural de laranja e bolo de leite.
Foi uma mannhã onde se avivou a consciência ecológica e renovou o compromisso de fazer mais e melhor pelo Ambiente.
Vejam as fotos e a apresentação powerpoint.