9.12.09

Externato Dom Fuas Roupinho participa no Programa Green Cork na Escola II


O programa “Green Cork na Escola II” dá continuidade ao programa de recolha de rolhas de cortiça usadas implementado no ano lectivo anterior e propõe, para este ano, o desenvolvimento de actividades sob o tema: Eu Condómino da Terra.

Este programa destina-se a ser desenvolvido pela população escolar, mediante o acompanhamento de vários professoress.

A recolha de rolhas de cortiça usadas, aposta, este ano, num maior envolvimento da comunidade escolar; dos pais e familiares, dos vizinhos, das Juntas de Freguesia, do Município da Nazaré, dos cafés e restaurantes locais e de outras entidades que manifestem interesse em colaborar.

Paralelamente à actividade de recolha de rolhas de cortiça irá realizar-se:

Uma actividade de exploração:

Exploração do Monte de São Brás. (São Bartolomeu) – Sítio classificado. Apresentação dos resultados à comunidade escolar.

Uma acção local de cuidar das partes comuns:

Compostagem doméstica na escola com recurso ao compostor cedido pela Resioeste. Aplicação do composto no canteiro de plantas aromáticas da escola.

Objectivos

Estimular atitudes mais conscientes e responsáveis relativamente à Natureza;

Desenvolver a consciência de pertença como Condómino da Terra, num sistema planetário global pelo qual todos somos responsáveis;

Fomentar, enquanto Condómino da Terra, a tomada de consciência do dever de cuidar do espaço e dos bens de que cada um usufrui;

Contribuir para a redução de resíduos enviados para aterro sanitário ou incineração;

Defender a rolha de cortiça como produto plenamente ecológico;

Contribuir para a plantação de espécies autóctones através do retorno da recolha de rolhas.

O que fazer às rolhas recolhidas?

As rolhas recolhidas pelos alunos, professores e demais elementos da comunidade educativa das escolas aderentes serão colocadas dentro dos recipientes “Rolhinhas”. Os Rolhinhas são contentores/caixas que os alunos envolvidos na campanha criaram no passado ano lectivo.

A entrega das rolhas recolhidas será da responsabilidade dos professores envolvidos na campanha num dos seguintes locais de recolha: hipermercado Modela da Nazaré ou Agrupamento de Escuteiros de Valado dos Frades.

Sem comentários: