2.2.10

Dia Mundial das Zonas Húmidas

A Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira comemorou hoje, dia 2 de Fevereiro, o Dia Mundial das Zonas Húmidas. Alunos de vários turmas realizaram um percurso de sensibilização ambiental no Caldeirão da Ilha do Corvo – uma das doze zonas húmidas existentes nos Açores segundo a Convenção de Ramsar. Esta actividade permitiu sensibilizar os alunos para as funções e valores das zonas húmidas, bem como para a fauna e flora característica destas zonas.
As zonas húmidas são de extrema importância para a manutenção dos recursos hídricos, acumulando as águas das chuvas e libertando-as de modo gradual para as ribeiras e aquíferos, com especial destaque para as turfeiras, que conseguem reter cerca de 20 vezes o seu peso em água. Este tipo de zonas favorece também a purificação das águas, servindo de depósitos a sedimentos e substâncias tóxicas trazidas pelas águas.
Esta actividade foi realizada em parceria com o Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo, sendo que contou com a participação do Eng. Jorge Cardoso (Director do Parque Natural da Ilha do Corvo) e do Eng. Carlos Silva (SPEA).
Hermínia Rodrigues

1 comentário:

Nuno disse...

Muito bem. Continuem com o bom trabalho. O Corvo tem muito para dar, é uma questão de saber aproveitar.