3.2.10

Semana dedicada ao estudo das Aves Marinhas

Esta semana as sessões do Clube do Ambiente da Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira - Ilha do Corvo, Açores - foram dedicadas às aves marinhas, com especial relevo para as aves marinhas pelágicas: Cagarro (calonectris diomedea borealis), Estapagado (Puffinus puffinus), Frulho (Puffinus assimilis baroli), Painho de Monteiro (Oceanodroma Monteiro) e Painho-da-madeira (Oceanodroma castro).
As aves marinhas pelágicas são o grupo de animais mais ameaçado do nosso planeta. Estas aves têm vários aspectos em comum: passam a maior parte do seu tempo no mar, onde se alimentam; apenas vêm a terra para nidificar; reproduzem-se em colónias, escavando o seu ninho em buracos no solo ou aproveitando cavidades rochosas.
Infelizmente o seu número tem vindo a decrescer ao longo dos anos, devido à mortalidade causada por algumas artes de pesca e destruição dos seus locais de nidificação.
A ilha do Corvo proporciona o habitat ideal para estas aves devido à existência de grandes falésias em toda a sua costa e por ser rodeada por um mar muito rico, que é uma excelente fonte para a sua alimentação.
As actividades foram desenvolvidas em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), nomeadamente com o Dr. Nuno Oliveira, Dr.ª Sandra Hervia e Dr.ª Inês Ferreira, cujo contributo e empenho tem sido uma mais valia para a implementação das actividades de índole ambiental.

Prof. Hermínia Rodrigues

Sem comentários: