22.8.10

EXITE 2010 em Campo Maior dedicado à BIODIVERSIDADE


Campo Maior: Delta Cafés e IBM sensibilizam jovens para a importância da tecnologia
20/08/2010, 16:15

Face ao sucesso alcançado no ano anterior, a Delta Cafés reforça a parceria com a IBM e, entre os dias 30 de Agosto e 3 de Setembro, a vila de Campo Maior volta a acolher mais um Programa EX.I.T.E. (Explorar os Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia).
À semelhança da última edição, o programa, monitorizado por cerca de 30 voluntários de ambas as empresas, irá receber 30 meninas do Agrupamento de Escolas de Campo Maior e despertá-las para os campos da Ciência, Matemática e Engenharia. Ao longo dos cinco dias, as iniciativas terão lugar no Centro Internacional de Pós Graduação Comendador Rui Nabeiro e no Centro Educativo Alice Nabeiro.
Este programa, desenvolvido pela IBM desde 1999 em todo o mundo, tem por objectivo mostrar às participantes que através da inovação e tecnologia é possível marcar a diferença e tornar o planeta, literalmente, mais inteligente.
Para Manuel Rui Azinhais Nabeiro, presidente do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro/Delta Cafés, "voltar à parceria com a IBM no Programa EX.I.T.E. 2010 reflecte o sucesso da anterior edição". "Sentimos que os objectivos foram cumpridos quando constatámos uma maior sensibilidade, por parte das ex-participantes, às questões sociais e ambientais que as rodeiam, bem como um maior interesse pelas áreas científicas e tecnológicas como forma de desenvolvimento e progresso", sublinhou.
Durante o Programa EX.I.T.E., as participantes irão formar equipas de projecto, sendo-lhes dada a oportunidade de transmitir as suas ideias.
Na agenda constam actividades como Lego Robotics (construção e programação de um robot em lego), Workshop de Comunicação (treinar as participantes para comunicarem de forma mais assertiva) e Power Up the Game (jogo interactivo onde as participantes serão incitadas a salvar o planeta por via da preservação da biodiversidade).
Contudo, o Programa EX.I.T.E. não se esgota nestes cinco dias, sendo que a partir daí será colocado em prática o MentorPlace.
O MentorPlace é o programa de acompanhamento e solidificação de conhecimentos adquiridos, em que 30 mentoras da Delta Cafés, apoiadas por 30 mentoras da IBM, irão acompanhar as estudantes, continuando a motivá-las e a promover o interesse pelas áreas mais técnicas.

Sem comentários: