28.10.11

Hastear da bandeira verde na Escola EB23 de Caldas das Taipas


Pelo 5º ano consecutivo, no dia 28 de outubro, foi hasteada a Bandeira Verde, no âmbito do Programa Eco-Escolas, numa cerimónia ligeira com alunos e professores reunidos no intervalo das dez horas, junto à entrada principal da escola.
A coordenadora do programa da escola, em representação do Conselho Eco-Escolas, constituído por professores, alunos e um funcionário, dirigiu este pequeno evento.
Este programa internacional, dirigido a escolas do ensino básico, é da responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa e visa promover várias atividades, ações, concursos ligados à temática da Educação Ambiental e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Na escola, foi lançado o concurso Eco-Código 2011, tendo as vencedoras (alunos do 6ºano) recebido um certificado e um livro.
No Agrupamento de Escolas das Taipas, também em 2009-2010, a EB1 do Pinheiral voltou a receber o galardão e a EB1/JI da Charneca iniciou-se nestas andanças de lutar pela preservação do ambiente.

A primeira bandeira ECO-ESCOLA na EB1 de Venade

Foi com muito orgulho que celebrámos o 1.º hastear de bandeira ECO-ESCOLA na nossa escola.

Estamos de parabéns pelo reconhecimento de todo um ano de trabalho em prol do meio ambiente.

Para esta cerimónia contámos com a presença de um representante do Município, da Direção do Agrupamento, do Jardim de Infância de Venade e dos encarregados de educação.

Obrigado a todos que colaboraram connosco neste projeto!

21.10.11

CERTIFICADO "PLANT A TREE FOR PEACE - 2011" NA EB1/PE DO SEIXAL

Um mês depois do Dia Internacional da Paz e de termos plantado uma árvore, eis que nos chega o certificado por termos aderido à campanha mundial "Plant a tree for peace". Importante mesmo será manter os valores inerentes a esta iniciativa bem como cuidar da nossa árvore - o loureiro.

17.10.11

V ENCONTRO REGIONAL ECO-ESCOLAS NA MADEIRA


O município de São Vicente acolheu, no Centro de Formação Agrária, nos dias 14 e 15 do corrente mês, o V Encontro Regional Eco-Escolas que foi organizado no âmbito de uma estratégia conjunta daquele concelho nortenho, da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e da Direção Regional do Ambiente (DRAmb).
Este Encontro Regional teve, na sessão de abertura, a presença de diversas entidades, nomeadamente: o Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais – Dr. Manuel António; o Secretário Regional da Educação e Cultura – Dr. Francisco Fernandes; o Diretor Regional de Educação – Dr. Rui Anacleto; o Presidente da Câmara Municipal de São Vicente – Dr. Jorge Romeira e a Coordenadora Nacional do Programa Eco-Escolas – Dr.ª Margarida Gomes.
Após as apresentações oficiais, foi feita a entrega de galardões e certificados Eco-Escola aos diversos municípios, seguindo-se a cerimónia simbólica do Hastear das Bandeiras Verdes das Eco-Escolas de São Vicente, ao som do “Hino do Ambiente”, cantado por alunos do concelho.
Dando continuidade aos trabalhos, foram apresentadas, pelas Dr.ª Margarida Gomes e Dr.ª Eunice Pinto, informações relativas à implementação do Programa Eco-Escolas.
Para terminar o turno da manhã, os coordenadores das Eco-Escolas do município anfitrião apresentaram alguns dos trabalhos desenvolvidos nas suas escolas.
O almoço (macarronada) foi oferecido pela edilidade vicentina, em parceria com a Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade.
O turno da tarde ficou marcado pelos Fóruns Eco-Escolas e pelos workshops.
De salientar que neste encontro, e em representação da EB1/PE do Seixal, estiveram a Sr.ª Diretora Celeste Batista e a Coordenadora Marta Franco que também colaborou, com o Dr. Dinarte Teixeira, no workshop “Caracolar na Madeira: aprenda, sem pressa, quem são os mais lentos da sua escola”.
Para encerrar a jornada, houve uma palestra proferida pelo Diretor Regional das Florestas – Eng.º Rocha da Silva, intitulada “Laurissilva da Madeira – Uma das 7 maravilhas de Portugal”.
No dia 14, sábado, os participantes foram presenteados com uma visita ao Núcleo Museológico da Rota da Cal bem como às Grutas e Centro de Vulcanologia de São Vicente.
Foi, sem dúvida, mais um Encontro Regional Eco-Escolas rico em partilha de ideias e experiências no âmbito da conservação e divulgação do património natural.


10.10.11

Geração Depositrão tráz euforia ao CEAN





70 bicicletas levaram hoje as crianças do CEAN ao delírio. Uma oferta surpresa após vencermos o prémio 2010/2011 da Geração Depositrão em recolha de resíduos elétricos e eletrónicos. Depois do investimento voluntário ao longo de todo o ano na recolha deste velhos e valiosos amigos em fim de vida chegou o prémio. Um reforço e estimulo que vai também contribuir para que as nossas crianças passem a olhar para a bicicleta com um recurso fundamental para combater as alterações climáticas, bem como aplicar a mobilidade sustentável. Vamos ao longo do ano promover diversas iniciativas com as bicicletas promovendo assim o seu uso no quotidiano. Obrigado à ERP pela magnifica ideia e pela oportunidade que nos deu de valorizar junto das crianças o seu papel no ECO ESCOLAS.


CEAN no Galardão 2011

Foi para nós um dia cheio de emoções, prémios, alegria e motivação extra transmitida pelos nossos amigos das eco escolas que nos visitavam na nossa oficina da flor e nos transmitiam as suas opiniões sobre os Guardiões de Zeus do CEAN e as nossas eco atividades. Obrigado a todos pelo carinho, amizade e companheirismo demonstrado em Oliveira de Azeméis. A Bandeira verde 2011, 2º lugar no Brigadas Verdes 2011, Menção Honrosa na Escola da energia (código da energia), Melhores 10 escolas do pais em reciclagem de resíduos elétricos e eletrónicos na 2ª e 3ª fase com oferta de uma impressora e 70 bicicletas, são os prémios recebidos no âmbito do Eco Escolas 2011. Obrigado a todos os parceiros, amigos e familiares dos nossos eco estudantes que fazem do CEAN um eco espaço. A luta pela nova bandeira inicia Hoje após o Hastear na nova bandeira 2010/2011.



Oficina de reciclagem de flores das Festas do Povo 2011


Diploma Geração Depositrão ERP _ 70 Bicicletas



2º Lugar Brigadas Verdes "Ouguela Convida"



Bandeira ECO ESCOLAS DO CEAN


Bicicleta e Diplomas 2011



DIA DO ANIMAL NA EB1/PE DO SEIXAL

Todos os anos, no dia 4 de outubro, um pouco por todo o Planeta, celebra-se o Dia do Animal. Esta data foi escolhida em 1931, durante uma convenção de ecologistas, em Florença. A escolha teve em conta o facto do dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.
O Dia Mundial do Animal é celebrado em vários países, através de diversos eventos e iniciativas. Os principais objetivos da celebração deste dia são:
• sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies;
• mostrar a importância dos animais na vida das pessoas;
• celebrar a vida animal em todas as suas vertentes.

Não é preciso sermos fundamentalistas para lutarmos pelos direitos dos animais. Basta que exijamos que sejam cumpridas as leis, que sejam abolidos hábitos arcaicos e desnecessários, que digamos "não" a produtos que sejam testados em animais, que evitemos destruir os seus habitats naturais, que denunciemos maus-tratos e abandono e que ajudemos, sem reservas, todos os animais que precisam de nós nas mais variadas situações. Todos podemos ajudar a melhorar a vida deles e tornar todos os dias, sem excepção, no dia do animal!

É neste contexto que, todos os anos, na Escola do Seixal, comemoramos esta efeméride. Para sensibilizar e consciencializar as pessoas para a importância do Animal.
Desde a Pré ao 1º Ciclo, diversas atividades foram realizadas com o intuito de passar da palavra à ação.
Os Piratas de palmo e meio observaram um painel com diferentes habitats e também diversos livros; jogaram um jogo de memória intitulado "Encontra o par perfeito"; ouviram o poema "Os bichos" e a história "Mamã, onde estás?"; construiram uma tabela com dupla entrada, alusiva aos diferentes tipos de animais (terrestres, marinhos, aves, domésticos e selvagens); recolheram, em casa, o animal preferido para fazerem o seu Bilhete de Identidade.
A turma do 1º/2º ano realizou atividades no âmbito da Biblioteca, Expressão Plástica e TIC. Ouviram uma história, fizeram a sua sequência, recortaram, ilustraram... Já no computador, no programa Paint, deram asas à criatividade e elaboram alguns trabalhos. Na área da Expressão Plástica, reutilizaram materiais e criaram alguns quadros com animais.
A turma do 3º e 4º teve a oportunidade de visualizar um pequeno filme, no Youtube, com uma homenagem aos animais. E porque a realidade não é toda colorida, pesquisaram sobre o lado negro da vida animal (maus tratos, abandonos, touradas, experiências,...). Neste contexto, realizaram, na Área de Projeto, mini-cartazes (em forma de sinais de trânsito) para colocar na entrada da escola. Em Expressão Plástica, criaram animais com diversos materiais de desperdício e muita criatividade!

Esperemos que todos os dias sejam Dia do Animal!!!




8.10.11

Agrupamento Lapiás no Dia das Bandeiras Verdes

No passado dia 7 de outubro o Agrupamento de Escolas Lapiás esteve presente no Encontro Nacional "Dia das bandeiras verdes" em Oliveira de Azeméis.
Foi (muito bem) representado pelas alunas Diana Calado, Dulce Rolo e Inês Santos e pela professora Ana Moura da EB 2,3 Dr. Rui Grácio; a representar a EB1/JI de Pero Pinheiro estiveram os alunos Fabiana Valéria, Patrícia Vicente, Soraia Cirino, David Matias e Guilherme Vicente com a sua Professora Célia Martins e finalmente da EB1/JI de Lameiras os alunos Iara Alves, Lara Póvoa, Mariana Francisco e Alberto Resina com a Professora Helena Teixeira.
Cada uma destas escolas trouxe o seu Galardao que será orgulhosamente hasteado...

Agora resta trabalhar cada vez mais e melhor no sentido de formar cidadãos conscientes e preocupados com o ambiente!

5.10.11

7º GALARDÃO ECO-ESCOLA NA EB1/PE DO SEIXAL


Foi com grande orgulho que recebemos a notícia da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) que, pela sétima vez consecutiva, a nossa escola (EB1/PE do Seixal - Madeira) foi distinguida com a bandeira verde, galardão Eco-Escola. Este galardão premeia os estabelecimentos de ensino que no decurso do ano letivo desenvolvem projetos de qualidade no âmbito da educação ambiental.
Para que tal fosse possível, contámos com o envolvimento da comunidade escolar no Programa Eco-Escolas, nomeadamente: alunos, funcionários, professores e órgão de gestão, sem esquecer a Câmara Municipal do Porto Moniz.
O cumprimento da maioria das atividades programadas no Plano de Ação e da metodologia dos Sete Passos culminou com a atribuição deste prémio.
Estamos muito contentes e tudo faremos para continuar a merecer tal galardão! Em breve teremos a cerimónia do hastear da Bandeira Verde.
A todos os que, de alguma forma, contribuíram para a obtenção do sétimo galardão o nosso muito obrigado!!!

DIA NACIONAL DA ÁGUA NA EB1/PE DO SEIXAL (MADEIRA)

O dia 1 de outubro é assinalado como o Dia Nacional da Água. Uma vez que essa data coincide com o fim de semana, antecipámos as atividades para a véspera.
Diversos trabalhos foram realizados, quer nas atividades curriculares quer nas de enriquecimento, pelos alunos do 1º Ciclo.
O objetivo principal da comemoração deste dia é alertar para uma maior necessidade de proteger este precioso recurso que é a água e os ecossistemas aquáticos.
Os alunos do 1º e 2º ano exploraram a história "A gota cristal" (na atividade de Biblioteca) e criaram mensagens expressas numa gota de água, criada com caixas de cereais e pintadas com guache (em Expressão Plástica).
Os alunos do 3º e 4º ano, nas aulas curriculares, elaboraram, através de uma "chuva de ideias", textos e criaram mensagens para colocar num garrafão de água. Exploraram o ciclo da água e ilustraram o mesmo (em Biblioteca). No Clube do Ambiente, criaram dois cartazes alusivos ao tema: um sobre o desperdício de água e outro com o símbolo químico H2O (elaborado com imagem de revista)e algumas gotas (sementes pintadas).
Esperemos que a comunidade escolar e educativa fique mais sensibilizada e colabore na poupança e preservação desse líquido tão precioso que é a água!



3.10.11

"CARACOLAR NO PORTO MONIZ"


O Centro de Ciência Viva do Porto Moniz (Madeira) promoveu, no dia 23 de setembro, a Noite Europeia dos Investigadores. Tratou-se de uma iniciativa coordenada, em Portugal, pela Ciência Viva, em colaboração com outras entidades.
O Centro Ciência Viva juntou-se a esta iniciativa participando através da organização de atividades locais, dando relevo a ações que apresentaram o lado pessoal e humano dos investigadores de forma a motivar o interesse dos jovens pelo seu trabalho.

Os alunos do 3º e 4º ano (da Escola do Seixal - Madeira) envolvidos no projeto "A passo de caracol", participaram neste evento. Saímos da escola por volta das 13h30, com as nossas t-shirts e um crachá alusivo.
A chegada ao Centro de Ciência Viva ocorreu cerca das 14h00. Fomos recebidos pelos monitores que nos conduziram ao Laboratório 1, onde se encontrava o Dr. Dinarte Teixeira, biólogo da Direção Regional do Ambiente. Ali, assistimos a uma breve apresentação, em powerpoint, alusiva aos caracóis e à saída de campo que teve lugar na Santa do Porto Moniz.
O objetivo era apanhar caracóis e, posteriormente, analisá-los à lupa / microscópio. Infelizmente, não tivemos sorte nesta apanha pois os bichinhos estavam escondidos debaixo da terra, esperando pelo tempo mais húmido. Alguns alunos conseguiram apanhar lesmas e semi-lesmas. Foram esses moluscos que foram analisados, após chegarmos ao Centro de Ciência Viva. As crianças, agrupadas aos pares, ouviram as explicações do biólogo Dinarte e tiveram a oportunidade de ver as lesmas no microscópio.
Foi uma atividade bastante interessante que serviu para consolidar e adquirir conhecimentos acerca dos gastrópodes. Para finalizar, os alunos foram presenteados com um relógio, com motivos alusivos aos caracóis.


No âmbito do 7º aniversário do Centro de Ciência Viva, fomos convidados a cantar os parabéns a esta instituição e a saborear o bolo adquirido para o efeito.