O Centro de Ciência Viva do Porto Moniz (Madeira) promoveu, no dia 23 de setembro, a Noite Europeia dos Investigadores. Tratou-se de uma iniciativa coordenada, em Portugal, pela Ciência Viva, em colaboração com outras entidades.
O Centro Ciência Viva juntou-se a esta iniciativa participando através da organização de atividades locais, dando relevo a ações que apresentaram o lado pessoal e humano dos investigadores de forma a motivar o interesse dos jovens pelo seu trabalho.
Os alunos do 3º e 4º ano (da Escola do Seixal - Madeira) envolvidos no projeto "A passo de caracol", participaram neste evento. Saímos da escola por volta das 13h30, com as nossas t-shirts e um crachá alusivo.
A chegada ao Centro de Ciência Viva ocorreu cerca das 14h00. Fomos recebidos pelos monitores que nos conduziram ao Laboratório 1, onde se encontrava o Dr. Dinarte Teixeira, biólogo da Direção Regional do Ambiente. Ali, assistimos a uma breve apresentação, em powerpoint, alusiva aos caracóis e à saída de campo que teve lugar na Santa do Porto Moniz.
O objetivo era apanhar caracóis e, posteriormente, analisá-los à lupa / microscópio. Infelizmente, não tivemos sorte nesta apanha pois os bichinhos estavam escondidos debaixo da terra, esperando pelo tempo mais húmido. Alguns alunos conseguiram apanhar lesmas e semi-lesmas. Foram esses moluscos que foram analisados, após chegarmos ao Centro de Ciência Viva. As crianças, agrupadas aos pares, ouviram as explicações do biólogo Dinarte e tiveram a oportunidade de ver as lesmas no microscópio.
Foi uma atividade bastante interessante que serviu para consolidar e adquirir conhecimentos acerca dos gastrópodes. Para finalizar, os alunos foram presenteados com um relógio, com motivos alusivos aos caracóis.
1 comentário:
Parabéns pela iniciativa.
Enviar um comentário