17.10.11

V ENCONTRO REGIONAL ECO-ESCOLAS NA MADEIRA


O município de São Vicente acolheu, no Centro de Formação Agrária, nos dias 14 e 15 do corrente mês, o V Encontro Regional Eco-Escolas que foi organizado no âmbito de uma estratégia conjunta daquele concelho nortenho, da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e da Direção Regional do Ambiente (DRAmb).
Este Encontro Regional teve, na sessão de abertura, a presença de diversas entidades, nomeadamente: o Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais – Dr. Manuel António; o Secretário Regional da Educação e Cultura – Dr. Francisco Fernandes; o Diretor Regional de Educação – Dr. Rui Anacleto; o Presidente da Câmara Municipal de São Vicente – Dr. Jorge Romeira e a Coordenadora Nacional do Programa Eco-Escolas – Dr.ª Margarida Gomes.
Após as apresentações oficiais, foi feita a entrega de galardões e certificados Eco-Escola aos diversos municípios, seguindo-se a cerimónia simbólica do Hastear das Bandeiras Verdes das Eco-Escolas de São Vicente, ao som do “Hino do Ambiente”, cantado por alunos do concelho.
Dando continuidade aos trabalhos, foram apresentadas, pelas Dr.ª Margarida Gomes e Dr.ª Eunice Pinto, informações relativas à implementação do Programa Eco-Escolas.
Para terminar o turno da manhã, os coordenadores das Eco-Escolas do município anfitrião apresentaram alguns dos trabalhos desenvolvidos nas suas escolas.
O almoço (macarronada) foi oferecido pela edilidade vicentina, em parceria com a Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade.
O turno da tarde ficou marcado pelos Fóruns Eco-Escolas e pelos workshops.
De salientar que neste encontro, e em representação da EB1/PE do Seixal, estiveram a Sr.ª Diretora Celeste Batista e a Coordenadora Marta Franco que também colaborou, com o Dr. Dinarte Teixeira, no workshop “Caracolar na Madeira: aprenda, sem pressa, quem são os mais lentos da sua escola”.
Para encerrar a jornada, houve uma palestra proferida pelo Diretor Regional das Florestas – Eng.º Rocha da Silva, intitulada “Laurissilva da Madeira – Uma das 7 maravilhas de Portugal”.
No dia 14, sábado, os participantes foram presenteados com uma visita ao Núcleo Museológico da Rota da Cal bem como às Grutas e Centro de Vulcanologia de São Vicente.
Foi, sem dúvida, mais um Encontro Regional Eco-Escolas rico em partilha de ideias e experiências no âmbito da conservação e divulgação do património natural.


Sem comentários: