3.10.11

"CARACOLAR NO PORTO MONIZ"


O Centro de Ciência Viva do Porto Moniz (Madeira) promoveu, no dia 23 de setembro, a Noite Europeia dos Investigadores. Tratou-se de uma iniciativa coordenada, em Portugal, pela Ciência Viva, em colaboração com outras entidades.
O Centro Ciência Viva juntou-se a esta iniciativa participando através da organização de atividades locais, dando relevo a ações que apresentaram o lado pessoal e humano dos investigadores de forma a motivar o interesse dos jovens pelo seu trabalho.

Os alunos do 3º e 4º ano (da Escola do Seixal - Madeira) envolvidos no projeto "A passo de caracol", participaram neste evento. Saímos da escola por volta das 13h30, com as nossas t-shirts e um crachá alusivo.
A chegada ao Centro de Ciência Viva ocorreu cerca das 14h00. Fomos recebidos pelos monitores que nos conduziram ao Laboratório 1, onde se encontrava o Dr. Dinarte Teixeira, biólogo da Direção Regional do Ambiente. Ali, assistimos a uma breve apresentação, em powerpoint, alusiva aos caracóis e à saída de campo que teve lugar na Santa do Porto Moniz.
O objetivo era apanhar caracóis e, posteriormente, analisá-los à lupa / microscópio. Infelizmente, não tivemos sorte nesta apanha pois os bichinhos estavam escondidos debaixo da terra, esperando pelo tempo mais húmido. Alguns alunos conseguiram apanhar lesmas e semi-lesmas. Foram esses moluscos que foram analisados, após chegarmos ao Centro de Ciência Viva. As crianças, agrupadas aos pares, ouviram as explicações do biólogo Dinarte e tiveram a oportunidade de ver as lesmas no microscópio.
Foi uma atividade bastante interessante que serviu para consolidar e adquirir conhecimentos acerca dos gastrópodes. Para finalizar, os alunos foram presenteados com um relógio, com motivos alusivos aos caracóis.


No âmbito do 7º aniversário do Centro de Ciência Viva, fomos convidados a cantar os parabéns a esta instituição e a saborear o bolo adquirido para o efeito.


1 comentário:

Ecolima disse...

Parabéns pela iniciativa.