23.5.08

Energias Renováveis - Grito de revolta, de esperança, ou de alerta?


Tal como previsto no plano de actividades do Clube Eco-Escolas EB 23 de Lousada, realizou-se, no passado dia 14 de Maio, uma Palestra subordinada ao tema "Energias Renováveis".

Direccionada para professores e alunos, esta acção, da responsabilidade dos Professores e Engenheiros Hélder Carvalho e João Veiga Esteves, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho incidiu sobre o Panorama energético mundial - Energias renováveis - Solar térmica, passiva e fotovoltaica - Eólica - Biomassa - Geotérmica, etc..

Estes Professores, que aceitaram o nosso convite, transmitiram, entre muitas outras, uma mensagem muito clara:

É PRECISO POUPAR ELECTRICIDADE!

Como aumentam os electrodomésticos em nossas casas, que dependem de electricidade para funcionar, mas as fontes de energia crescem lentamente, é possível que chegue o dia em que queremos ligar o interruptor, mas não haverá luz.Foi, sem dúvida, um grito de alerta, que nos vem dar razão no nosso plano de acção para poupar energia (mensagens nos interruptores).

Os Professores presentes ficaram sensibilizados para a necessidade de alterar hábitos de consumo energético, mas também ficaram admirados como é possível aproveitar as energias renováveis em pequena escala. A demonstração de células solares, nomeadamente a "mochila solar", projecto desenvolvido pelos responsáveis da Universidade do Minho presentes, foi um, entre muitos factores que levaram os Professores da Escola, de vários níveis de ensino, a participar neste evento.

Fica o contacto para outros intervenientes que pretendam obter mais informações sobre este projecto:
Univ.Minho - Dep.Eng.Têxtil - Guimarães
tel +351253510276 fax +351253510293

Sem comentários: