13.5.08

PROFESSORES EUROPEUS NA ESCOLA DO SEIXAL (Madeira)

Projecto "Children of Europe hand in hand with the Environment" termina este ano lectivo

A EB1/PE do Seixal foi (de 7 a 11 de Maio) a anfitriã da última reunião do projecto europeu inserido no Programa Sócrates – Acção Comenius1.
O referido projecto teve início no ano lectivo 2005/2006 e será concluído em finais do próximo mês de Junho. Durante três anos, os parceiros oriundos da Polónia, Itália, Espanha, Inglaterra e Madeira trabalharam a temática ambiental com especial destaque para a política dos 3 R’s, poupança de água e energia como também áreas verdes (fauna e flora).
Este projecto, de carácter ambiental, é coordenado pela Agência Nacional para os Programas Sócrates e Leonardo Da Vinci. Visou essencialmente a partilha de saberes e experiências em termos de preservação do Ambiente e da Natureza bem como o estabelecimento de laços de amizade entre pessoas dentro do espaço europeu.
Várias reuniões de trabalho (entre professores) tiveram lugar nos diferentes países envolvidos. Estas reuniões serviram para fazer o balanço das actividades levadas a cabo. A língua de comunicação foi o inglês e a divulgação foi feita através da criação de um site (http://childrenofeurope.iespana.es), de um blog (childrenofeurope.blogspot.com) e, mais recentemente, de um jornalinho – “Hand in Hand News”.
Para receber os visitantes, a EB1/PE do Seixal programou um variado leque de actividades que merecem especial destaque: uma volta de barco para observar golfinhos, a confecção de uma espetada (tipicamente madeirense), o andar no teleférico do Monte e no carro de cesto, actividades de canoagem e um passeio a pé numa levada.
De referir que para o sucesso da visita, a Escola contou com o apoio de diversas entidades, sendo de evidenciar: a Câmara Municipal do Porto Moniz, o Clube Naval do Seixal e a Estalagem Brisa Mar. Aos outros colaboradores fica também um agradecimento muito especial.
Fica, então, quase concluído mais um projecto em que a Escola do Seixal se envolveu. Foi bastante enriquecedor, promovendo a partilha e troca de experiências de forma a dinamizar a escola e reforçar as relações entre diferentes comunidades em prole do enriquecimento cultural, social e ambiental.


Sem comentários: