19.6.08

Parque Nacional Peneda-Gerês entra para a PAN Parks

Parque Nacional Peneda-Gerês entra hoje para a rede das áreas naturais europeias mais importantes

19.06.2008 PUBLICO.PT

O único parque nacional português, Peneda-Gerês, adere hoje à PAN Parks, rede das áreas naturais mais importantes na Europa. A cerimónia de adesão realiza-se ao início da tarde em Melgaço.

A Peneda-Gerês torna-se assim no único parque ibérico a fazer parte desta rede de excelência, iniciativa sem fins lucrativos criada pela WWF cujo objectivo é melhorar o conhecimento e ajudar a proteger estes espaços. O Ministério do Ambiente português espera que com esta adesão o Parque Nacional venha a receber mais visitantes estrangeiros, nomeadamente do Norte da Europa, dado que passará a integrar os “roteiros dos grandes operadores turísticos especializados no turismo de natureza”, explica em comunicado.Esta iniciativa “irá consolidar a estratégia de se manter uma zona de ambiente natural sem qualquer intervenção humana”, que poderá ser um “banco de ensaio” para a implementação do “conceito de wilderness em Portugal”.
O Parque Natural do Xurês está a estudar a possibilidade de se candidatar à PAN Parks, o que permitiria a criação do primeiro Parque transfronteiriço certificado por esta rede.Hoje o Parque Nacional Peneda-Gerês recebe crianças da Escola de Pomares que, no âmbito do Programa Escolas da Natureza, vão estudar insectos aquáticos. Este programa quer oferecer a todos os alunos do 8º ano de escolaridade a possibilidade de trocar as salas de aulas da escola, durante três dias e duas noites, pelos espaços da rede nacional de áreas protegidas.O Parque Nacional da Peneda-Gerês foi criado em 1971, pelo Decreto-Lei nº187/71, de 8 de Maio.
site da PAN Parques: http://www.panparks.org/

Sem comentários: