12.11.08

Ilhas Selvagens podem “virar” maravilha

O Arquipélago das Selvagens é um dos candidatos portugueses às 7 maravilhas naturais do Mundo.

O Vale do Douro, o Parque Nacional de Peneda do Gerês, a Ria de Aveiro, as Ilhas Berlengas e as Ilhas Selvagens são os candidatos portugueses à eleição das 7 maravilhas naturais do Mundo.

Do mesmo modo que em Julho do ano passado foram eleitas as 7 novas maravilhas do Mundo, a organização New Seven Wonders realiza o concurso para escolher as 7 maravilhas naturais com o objectivo de dar a conhecer os paraísos naturais que ainda prevalecem num planeta maioritariamente urbanizado.

O concurso em que todos votam assumirá várias fases ao longo da eleição. Em primeiro lugar é realizada uma votação on-line até 31 de Dezembro do corrente ano. Após essa etapa são seleccionados os 77 nomeados melhor posicionados. Admitir-se-á apenas uma nomeação por país (a mais votada) e a que seja suportada por uma organização oficial. As 77 nomeações são analisadas por um grupo de peritos na matéria e são seleccionadas as 21 mais importantes. A partir deste momento e até ao ano 2010 estes candidatos submeter-se-ão a novas votações e as 7 mais votadas tornar-se-ão as Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

Refira-se que a nomeação das Selvagens é uma mais valia para Portugal e especialmente para a Madeira, no âmbito ecológico. Talvez se torne pertinente relembrar que esta não é a primeira distinção que o arquipélago recebe, na medida em que já foi galardoado com o Diploma Europeu do Conselho da Europa, prémio destinado a condecorar o desempenho em termos de conservação da natureza em áreas protegidas. Revela-se assim a única reserva portuguesa premiada até ao momento.

Digamos que tais reconhecimentos são bem merecidos, até porque este arquipélago existe como um autêntico santuário na natureza. Não é por acaso que Jacques-Yves Costeau, oficial da marinha francesa, investigador e defensor de toda a espécie de vida na terra, disse, uma vez, que foi nestas ilhas onde encontrou as águas mais límpidas do Mundo.

Acrescente-se que vários recifes de coral circundam o arquipélago, mais de 150 espécies de plantas, especialmente rasteiras, caracterizam a sua flora, sendo os líquenes e a urzela os que mais se destacam. As plantas existentes na Ilha Selvagem Menor e no Ilhéu de Fora convertem-se em especiais, pelo facto de somente existirem na flora endémica.

Para além da flora, a fauna também se distingue particularmente pela existência de aves como o garajau - rosado e a cagarra os quais nidificam ali. Não esqueçamos o Calcamar pelogodroma, a espécie em maior número
Note-se que a conservação natural deve-se, em grande parte, ao olhar atento de dois vigilantes do Parque Natural da Madeira, responsáveis pela protecção deste património natural.

Enfim, umas ilhas com as fantásticas características acima mencionadas deverão englobar-se nas Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Para contribuir para isso basta uma simples visita ao endereço electrónico abaixo indicado.
http://www.new7wonders.com/nature/en/nominees/europe/c/SavageIslandsArchipelago.

O Jovem Repórter para o Ambiente da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal)

Sérgio Rodrigues (11º Ano)

1 comentário:

FranciscoBarreto disse...

Atenção que a candidatura das ilhas Selvagens carece ainda de suporte oficial. Enquanto isso não se verificar (e os prazos terminam agora em Dezembro) será de todo impossível sermos uma das "Sete maravilhas". Curioso é o facto das Selvagens serem o único candidato português sem suporte oficial! Por que será?!