28.2.09

Feira Serpa_Energias Renováveis, Construção e Ambiente Sustentáveis

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa

Participação na Feira Serpa_Energias Renováveis, Construção e Ambiente Sustentáveis

A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa vai participar na Feira Serpa_Energias Renováveis, Construção e Ambiente Sustentáveis nos dias nos dias 27, 28 e 29 de Março de 2009. Esta feira é promovida pela Câmara Municipal de Serpa e decorre no Pavilhão Multiusos de Serpa.


Iremos participar na feira com uma exposição sobre energias renováveis e construção sustentável :
- pequenas maquetes de diversos tipos de centrais de produção de "energia limpa" feitas pelos alunos do curso de educação-formação de Tratador de Animais em Cativeiro;
- maquete-iglo com 1m x 1m feita em Blocos de Papel Comprimido também elaborada pelos alunos do curso de educação-formação de Tratador de Animais em Cativeiro acompanhada de fotografias explicativas;
- fornos solares feitos pelos alunos dos cursos profissionais de Técnicos de Produção Agrícola, Técnicos de Turismo Ambiental e Rural e de Técnicos de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente;
- trabalhos escritos e alguns protótipos elaborados por alunos de diversas turmas sobre energias renováveis.

Iremos também promover dois ateliers, apenas durante a manhã de dia 27 de Março:
- Atelier de fornos solares - alguns alunos irão estar a construir fornos e poderão ensinar a fazê-los, caso esteja sol poderão ser testados na rua;
- Atelier de Blocos de Papel Comprimido - alguns alunos irão estar a fazer blocos de papel a partir de pasta de papel.


Convidamos as Eco-Escolas da região a exporem trabalhos sobre as temáticas da feira no stand da escola. Para tal poderão contactar a professora Sandra Mendes da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (smcmendes@netvisao.pt).

Convidamos também todas as Eco-Escolas interessadas a visitar esta feira, bem como a feira Naturalentejo, que irá decorrer nos mesmos dias em Beja.

26.2.09

ESCOLA BÁSICA JOÃO DE BARROS

Campanha de recolha de Óleos usados




Sabias que:

• Os óleos alimentares usados poluem e obstruem os filtros das ETAR’s?


• Se forem reciclados podem ser transformados em Biodisel?


• O Biodisel é uma fonte de energia renovável que diminui as emissões de CO2?


Então, porque esperas?

Começa a reciclar os óleos lá de casa!!!!



Pede à tua mãe que guarde os óleos usados na tua
cozinha em garrafas fechadas. Trá-las para Escola e
entrega-as no refeitório.

Estarás a ajudar o ambiente e a AMI - Assistência Médica Internacional

25.2.09

ESCOLA BÁSICA JOÃO DE BARROS

Ainda as decorações Natalícias 2008/2009

Os diversos espaços da escola foram também decorados com trabalhos elaborados utilizando elementos naturais e/ou reciclados.

A todos os colaboradores o Conselho Eco-Escola/Equipa Prosepe agradece








ESCOLA BÁSICA JOÃO DE BARROS

Decorações Natalícias - Participação dos S.E.A.E. - 2008/2009


Os alunos apoiados pelos Serviços Especializados de Apoios Educativos colaboraram activamente na decoração natalícia do seu gabinete de trabalho.

O Conselho Eco-EScolas/Equipa Prosepe agradece a colaboração destes serviços.











23.2.09

Apresentação do Projecto "Saberes e Ambiente no CEAN"



Foi apresentado a todos os parceiros do projecto "Saberes e ambiente", o resultado das crianças do CEAN sobre o MOntado. Tudo começou com uma apresentação do Sérgio, seguida da representação da peça escrita pelas crianças do grupo azul. Foi dramatizada por todas as crianças do grupo uma vez que são muitas as personagens envolvidas. Foi um momento rico e cheio de sentimento, humor e sentido de pertença. Após este momento cada criança do grupo apresentou resumidamente o animal do montado que estudou com recurso ao seu desenho do mesmo e uma imagem,bem como um resumo das suas características em Power Point. A Sérgio e a BIa introduziram as diversas espécies e seus ecossistemas (cerealifero, pastagens ou mato/bosque). A sessão seguiu com a apresentação da maquete pela Margarida e Bruno que referiram as características da Azinheira como icone do Montado local e o bruno explicou como construímos a Maquete. O Carlos apresentou o uso cerealifero, a Nuno a Caça no Montado e a Ana Marta a Pastorícia (vaca, cabra, Ovelha/Borrego e Porco Preto) e deu lugar à Leonor e Pedro que explicaram a matança tradicional do Porco Preto bem como a gastronomia associada. Terminámos com um vídeo desta actividade em Ouguela e uma visita guiada a esta aldeia rural do nosso Concelho

"SEIXALIX" GANHOU 1º PRÉMIO

No dia 22 de Fevereiro, a Vila do Porto Moniz (Madeira) recebeu os seus visitantes com muita música, cor e alegria, ou seja, brindou-nos com o já conhecido desfile carnavalesco. Diversos grupos puderam participar neste evento e mostrar a sua criatividade.
A Escola do Seixal (EB1/PE) apresentou, este ano, a trupe "SEIXALIX" - um grupo de Vikings que tinha por missão ajudar o Ambiente.
Os trajes foram (quase 100%) confeccionados com materiais de desperdício (sacos de farinha/ração; tampas de plástico; embalagens de leite e gelados; sacas de rede e cartão).
O carro alegórico foi enfeitado com o típico "barco dragão" dos Vikings.
A música foi inspirada na série televisiva Vickie O Viking e a letra foi criada pelos professores da escola.
Toda a população escolar e alguns membros da comunidade local trabalharam para que fosse possível comparecer neste desfile.
Foi com grande alegria e boa disposição que desfilámos pelas ruas do Porto Moniz, mostrando aos locais e visitantes criatividade e consciencialização ambiental (ou não fôssemos uma Eco-Escola!).
Para finalizar, em grande estilo e orgulho, alcançámos o 1º prémio - 500€ - financiado pela autarquia local.
Parabéns a todos os participantes e, muito obrigado pelo empenho e dedicação!
Aqui fica a letra da canção "Seixalix":

Seixalix, Seixa, Seixa… Lix
Na rua a desfilar.
Seixalix, Seixa, Seixa… Lix
Sempre a festejar.
Na, na, na, na, na
Na, na, na, na, na
Seixaaal…
Em cada ano
Um traje diferente,
Para alegrar toda esta gente.
Estás sempre pronto pr’ajudar o Ambiente
Nesta aventura tu és diferente!
Seixalix, Seixa, Seixa… Lix
Na rua a desfilar.
Seixalix, Seixa, Seixa… Lix
Sempre a festejar.
Na, na, na, na, na
Na, na, na, na, na
Seixaaal…

E porque é Carnaval, vamos aproveitar estes 3 dias para nos divertir, descansar e recarregar baterias pois daqui até ao final do ano há muito por fazer!

BOM CARNAVAL PARA TODOS!!!


ESCOLA BÁSICA JOÃO DE BARROS

O Clube Eco-Escola/Prosepe

O Clube Eco-Escola/Prosepe elaborou também o seu presépio, utilizando elementos naturais(pinhas,bolotas,palha) e reciclados (restos de tecidos e cartões, bolas de ping-pong).

Esteve exposto no corredor central da Escola.

ESCOLA BÁSICA JOÃO DE BARROS

A Árvore de Natal

Nas actividades do Projecto Eco-Escolas/Prosepe para a época natalícia esteve também incluída a construção de uma Árvore de Natal. Também aqui a disciplina de EVT foi a dinamizadora.
Foi utilizado um pinheiro natural oferecido por um proprietário florestal que, na altura, estava a realizar um desbaste num dos seus pinhais. Esta situação foi aproveitada para dar cumprimento a um dos principais objectivos florestais do Prosepe:
-->"Fazer sentir aos alunos que a floresta é vida, pelo que deve ser conduzida, gerida, orientada e não deixada entregue a si própria. Tal implica intervenção programada, condução e gestão dos povoamentos florestais".

Para a decoração foram utilizados materiais reciclados.

Mais uma vez obrigada e parabéns a professores e alunos da disciplina de EVT!



ESCOLA BÁSICA JOÃO DE BARROS

Actividades de Natal

Integrado no Projecto Eco-Escolas/Prosepe, a disciplina de EVT, construiu o presépio que ornamentou o átrio da nossa Escola. Foram apenas utilizados elementos provenientes da Natureza (madeira, musgo, pedras).
O Conselho Eco-Escolas/Equipa Prosepe agradece a colaboração deste grupo disciplinar.


17.2.09

Entrega do prémio: "Um Natal mais Ecológico..."



Na semana passada recebemos o nosso prémio pela Árvore de Natal Ecológica com a qual participámos no Projecto do Sector do Ambiente da CMAlbufeira: "Um Natal mais Ecológico em Albufeira." Esta é a nossa segunda participação num Projecto que pretende, sobretudo alertar a comunidade para a necessidade de Protegermos o nosso Planeta, através da aplicação da política dos 3 R`s. Vale sempre a pena contribuir nas boas causas!

16.2.09

ACTIVIDADES ECO-SOLIDÁRIAS

Olá a todos.

Após algumas aprendizagens por tentativa e erro, eis que conseguimos postar algumas imagens de actividades desenvolvidas no âmbito do programa ECO-ESCOLAS (Tampa solidária, pilhões e eco-pontos).Eeperamos brevemente poder partilhar outras acções já desenvolvidas.

Saudações Ecológicas.



15.2.09

ILHAS GAIA- Um gesto pelos Bens comuns do Planeta

Desde Junho de 2008 que o Centro Educativo dedica um espaço na recepção para a recepção de resíduos para campanhas específicas. Desde roupas e brinquedos para reutilização em instituições carênciadas com o projecto empreendedor "Bons gestos", sapatos para o mesmo fim, as rolhas para o programa green cork da QUERCUS, as Pilhas para o programa do modelo e continente "Pilhas por Livros" e as tampas para a associação Tampa Amiga transformando as mesmas em cadeiras de rodas. A dupla função destas acções individuais é fundamental quer na melhoria da qualidade do ambiente, quer na consciência individual e ainda no apoio aos mais necessitados.
Colaborem todos, um gesto simples para a gestão dos bens comuns e do planeta. Vamos ainda iniciar em breve a recepção de resíduos electrónicos no ambito do programa "DEPOSITRÃO" da ERP. Em breve poderá deixar no CEAN os seus electrodomésticos antigos para reciclagem.

O relato do alpinista de Campo Maior na conquista do cume

Paulo Carrilho, jovem diabetico e alpinista de Campo Maior, elemento do GEDA- Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura de Campo Maior, depois do seu regresso da conquista do Aconcagua a 6900 metros de altitude a mais alta MOntanha do emisfério sul. Esteve no passado dia 12 de Fevereiro no CEAN, onde apresentou imagens, filmes e material da expedição. Referiu ainda algumas curiosidades desta montanha e da influência do aquecimento global. As crianças colocaram perguntas e a sua alegria era notória. Aproveitamos para agradecer mais uma vez ao Paulo e manifestar a nossa alegria pelo seu exemplo empreendedor, superando dificuldades e atingindo objectivos de vida. É certamente um excelente exemplo para as crianças e jovens.

Etapa " As Fábricas e o MUNDO" no CEAN


Com o Mês de Fevereiro chegou a etapa do Projecto para a eco eficiência do CEAN " Guardiões de Zeus", as Fábricas e o Mundo. Com o apoio da Delta Cafés visitamos a unidade industrial da Nova Delta com apoio do Eng. José Carrilho e Eng. Amália, técnicos de ambiente da empresa. No parque solar abordamos para as 440 crianças do projecto, as energias renováveis com base no exemplo do parque com uma casa ecoeficiente alimentada com energia solar e auto suficiente. No seu interior abordamos uma maquete da Fábrica criada pelas crianças do CEAN e que representa o sistema inteligente de electrificação da NOVADELTA, bem como a energia eólica com um pequeno aero gerador. È explorado também o percurso da nossa visita com base na maquete. Ao longo da visita são várias as temáticas abordadas, com o aproveitamento das águas pluviais e as tratadas na ETAR para regas, a ETA para abastecimento da unidade, o cais de resíduos e toas as tarefas aqui realizadas ( reutilização de paletes e paletagem de resíduios como a sarapilheira). Visitamos a ETAR, um pequeno Montado de Sobro onde abordamos a biodiviersidade e concluímos numa das entradas da fábrica com uma análise ao nível de ruído no interior e exterior com um sonometro. Após esta visita ao universo das estruturas de monitorização ambiental e eco eficiência da fábrica, no jardim vamos realizar o labirinto energético com algumas perguntas que serão respondidas em grupos de 4 alunos. Esta etapa serve para explorar a responsabilidade das Fábricas na gestão da qualidade do ambiente associada ao seu funicionamento, de forma a reduzir o impacte da sua acção no meio ambiente

11.2.09

Eco Bento Carqueja (2)

Workshop - "Courseware Sere" (18 de Fevereiro)

 

No dia 18 de Fevereiro, de tarde, decorrerá, na Escola E.B. 2,3  Bento Carqueja, um Workshop de demonstração e exploração do "Courseware Sere", para o qual estão convidados todos os professores interessados. A inscrição deverá ser efectuada na escola, no Conselho Executivo.

 



Convite: 

 

 

“A Universidade de Aveiro e a Ludomedia – Conteúdos Didácticos e Lúdicos têm o prazer de convidar a marcar presença no lançamento do recurso educativo Courseware Sere – “O Ser Humano e os Recursos Naturais", que se realiza no dia 26 de Fevereiro (Quinta-Feira), a partir das 15h30, na Sala de Actos Académicos no edifício da Reitoria.”

 

 



 

 

 

Alguns destaques:

"Um brinquedo por um sorriso!"
Os animais salvam o planeta - Poupar água
Conselho Eco-Escolas
Brigadas Verdes
Você faz parte
Uma Terra não chega
Planeta Mágico

Visita de estudo aos Bombeiros Voluntários de Caminha


No dia 16 de Janeiro a E.B.1 de Dem realizou uma visita de estudo aos Bombeiros Voluntários de Caminha. Descobrimos que esta associação humanitária foi fundada a 1 de Agosto de 1895, com a intenção de começar uma jornada entre o egoísmo e a insensibilidade, para amparar aqueles que poderiam necessitar de ajuda. Esta associação defende a vida e os bens das pessoas, tem por base o princípio da solidariedade e a vontade de ser útil ao próximo, dando a sua vida, sem de importar com ela própria e tem por lema VIDA POR VIDA. O quartel dos Bombeiros está equipado com três veículos pronto-socorro de extinção de incêndios (andam no monte), três ambulâncias de socorro, duas de transporte de doentes, três de transporte múltiplo (cadeiras de roda e sentados), uma central de comunicações…
Quando visitamos a central a bombeira explicou-nos que existem dois números que podemos usar para pedir ajuda, ou seja:
117 (protecção civil que deve ser usado em caso de acidentes entre viaturas, incêndios, inundações…);
112 (número de emergência está localizado na polícia e é esta que comunica com o INEM ou eles próprios tomam conta do caso, deve ser usado em caso de acidentes, doença, roubos…).
Questionámos os bombeiros sobre os incêndios florestais, eles explicaram-nos que estes são a causa das principais catástrofes em Portugal e que constituem uma fonte de perigo para as pessoas e bens, além de provocarem danos ambientais. Disseram-nos também que as causas de incêndios são muito variadas, mas muitos dão-se por descuido humano. Deram-nos também algumas recomendações que passamos a citar:
- Deve-se limpar o mato à volta das casa e não só;
- Separar as culturas com barreiras corta-fogo;
- Não deitar pela janela do automóvel cinzas ou pontas de cigarro;
- Não acender fogueiras;
- Não abandonar na floresta nenhum lixo, incluído garrafas de vidro;
- Não se deve fazer queimadas nas proximidades das florestas.
Deixaram-nos também alguns pedidos, isto é:
AVISEM AS AUTORIDADES
- Se vires lixo ou mato denso acumulado próximo de habitações,
- Se notares a presença de pessoas com comportamento de risco.
LIGUEM PARA O 112 OU PARA OS BOMBEIROS DA ÀREA
- Se avistares o início de um incêndio florestal.
Obrigado Bombeiros Voluntários por toda a vossa dedicação ao ser humano e ao mundo em que ele habita, nunca deixem de ser como são.
E.B.1 de DEM

E.B.1 de Dem


A E.B.1 de Dem está a participar no programa Eco-Escolas pelo segundo ano consecutivo, esta é a primeira vez que participamos neste blog. Por esta razão queremos dar a conhecer um pouco da fregusia de Dem.
Dem é a freguesia mais recente do concelho de Caminha, pois foi criada por Dec. Lei n.º 48590 de 16 de Setembro de 1968.
Os lugares que a constituem, pertenciam antigamente às freguesias de Orbacém e Gondar, e o seu elemento aglutinador foi a capela de S. Gonçalo, onde era celebrada missa e administrados os sacramentos, que criou na mente do povo a ideia de uma freguesia com identidade própria.
Dem, é uma pequena freguesia rural situada no sopé da serra D’Arga. Faz fronteira com as freguesias de Orbacém, Gondar, Argela e S. João.
É formada pelos lugares de Pedras-Frias, Carejos, Boucinha, Chão do Porto e Aldeia.
Todos os lugares desta freguesia estão servidos por razoáveis estradas municipais, que por sua vez as pões em comunicação com as freguesias vizinhas.
Existe camioneta de passageiros às 4ª feiras entre Dem e Caminha e vice-versa.
O clima é bastante frio e chuvoso no Inverno e seco e abafado no Verão.
O Inverno é rigoroso, de noites longas propícias aos serões, à volta da lareira.
Agora são maioritariamente passadas à frente da televisão mas antigamente contavam-se lendas, cantava-se e trabalhava-se o linho.
A população, principalmente a feminina, dedica-se à agro-pecuária de subsistência, enquanto os homens emigram, dedicam-se ao comércio em Caminha, ou Lisboa, e mais recentemente formam equipas que trabalham no gesso, e fazem empreitadas em todo o País e até no estrangeiro.
Actualmente existem duas cooperativas de componentes de automóveis que dá emprego a muitas mulheres, principalmente jovens.
Por isso, presentemente é aos mais idosos que cabe o cultivo das terras.
Dem, tem quatro mercearias que ao mesmo tempo servem de cafés.
Tem um centro cultural, uma escola do 1ºciclo e um campo de futebol, onde o rancho de folclórico da terra, a associação de cantares e a associação desportiva apresentam os seus espectáculos.
E.B.1 de DEM

8.2.09

Projecto Saberes e ambiente no CEAN potencializa a troca de experiências entre gerações com a parceria entre a Associação Aldeia, Universidade Sénior de Campo Maior e Escola Secundária de Campo Maior. No CEAN trabalhamos a biodiversidade e usos e tradições do Montado de Azinho.



Sub-tema | O Montado, um refúgio encantado! |

“Estudo e caracterização da biodiversidade dos ecossistemas de montado”
A lógica do sub-tema gira em redor da vida misteriosa e gloriosa do longínquo bosque mediterrânico e dos actuais Montados. A riqueza em biodiversidade e as suas ameaças ao longo destes cerca de 12 000 anos de utilização / transformação pelo Homem são o ponto de partida para uma aventura de descoberta que as crianças estão a realizar. Partindo do original Bosque Mediterrânico vamos descobrir o deslumbrante e fugaz “Lince Ibérico”, o grande lagarto “ Sardão” e o carinhoso e rápido “Coelho” que sustenta a base da cadeia alimentar de muitas espécies do montado actual e do antigo Bosque. As actividades associadas à fixação do Homem e o desenvolvimento agrícola e pecuário/pastoril levaram a grandes transformações na base desta floresta. A evolução levou ao surgimento de quatro habitats diferenciados e bem definidos nos quais se adaptaram espécies diferentes. No ano em que se comemoram 200 anos do nascimento de Darwin e 150 anos de publicação de _A Origem das Espécies_ pensamos ser importante desvendar para as crianças a adaptação e evolução selectiva das espécies, sendo este projecto um exemplo próximo fisicamente o que pode ajudar a visualizar os fenómenos.
O Montado com uso cerealífero, o Montando para uso pastoril/ pousios, os Azinhais e os matagais, são exemplos das diferentes utilizações praticadas pelo Homem no montado, o que afecta as espécies ai existentes e suas adaptações.
Em todos eles a linha evolutiva e a selecção natural ditou a adaptação de espécies diversas levando a uma rica biodiversidade. Vamos neste projecto descobrir os habitantes da nossa floresta autóctone e caracterizá-los. Estudaremos as suas características e ameaças e agruparemos os mesmos segundo os seus Habitats.


tema | Usos e tradições do Montado de Azinho|

“Estudo e caracterização dos usos de exploração do Montado e suas tradições”
Desde o momento em que a ultima era glaciar terminou |Glaciação wurm, aproximadamente 18 000 a.c.| o clima no planeta “estabilizou”, aqueceu e transformou a forma de vida dos nossos antepassados. A sedentarização do Homem nos povoados do Neolítico e a capacidade que tiveram em descobrir o potencial da agricultura e da pastorícia deu início a uma enorme revolução cultural. É aqui que reside o nosso sub-tema! A transformação do Bosque Mediterrânico primitivo no actual Montado como o conhecemos.
As suas actividades, tradições e consequentes transformações levaram a que o Montado seja hoje sustentável do ponto de vista económico e social. O Montado de Azinho, a nossa riqueza e singularidade nacional, é um potencial enorme , pela dinâmica pecuária do Porco preto, quer pelo apoio a actividades paralelas como o cultivo de cereal, o pastoreio ou a caça. São hoje os factores de sobrevivência do Montado que resiste! A arte pastoril é retratada neste projecto com a participação do Senhor Júlio que colaborou com as crianças na construção de algumas peças da maquete. As tradições associadas à arte pastoril e usos e costumes de outros tempos fazem parte da recolha realizada com pesquisas junto da família. Em resumo, criámos uma maquete exploratória do sub-tema, representativa da vida no montado, tradições, usos e costumes e desvendamos com base em relatos e pesquisas vivas, do passado e presente associadas ao Montado. O usos do montado com cultivo de cereal, as pastagens e os matagias serão representados com as suas múltiplas actividades Humanas. Este é um pequeno contributo sobre a possibilidade de promover o desenvolvimento sustentável com base nos produtos da nossa terra, preservando, evoluindo em harmonia e respeitando a bioética necessária face ás ameaças actuais do aquecimento global, da desertificação e da perda de biodiversidade.
Uma introdução inicial sobre a evolução do montado e caracterização dos seus diversos usos actuais dará origem a um guião onde abordaremos as actividades agrícolas, pecuárias e pastoris, bom como as tradições associadas como o caso da caça, da matança do porco e recolha de ervas aromáticas e espargos. A arte pastoril será retratada com uma entrevista ao Senhor Júlio.