6.2.09

O Ambiente visto pelos mais pequeninos

Visita ao EcoCentro
No dia 7 de Novembro, fomos de autocarro ao EcoCentro de Ílhavo.
Um EcoCentro é um lugar onde se faz a separação dos lixos. Neste EcoCentro fomos recebidos por um senhor Engenheiro do Ambiente chamado Luís. Este engenheiro explicou-nos tudo sobre o Ambiente. Contou-nos a verdadeira história da Carochinha e foi o João e a Maria da Glória que foram as personagens da história.
Nesta história, a Carochinha quando estava a varrer a cozinha encontrou uma nota. No princípio, ela até achou que era papel velho, mas... era mesmo uma nota. Então, pensou comprar um vestido e um chapéu para casar.
Nem o João Ratão, que era um grande porcalhão pois vivia na lixeira, nem o príncipe que não respeitava o Ambiente, lhe serviu para casar. Foi com o lobo bom, que era amigo do Ambiente, que a Carochinha preferiu casar.
No final da história, mostraram-nos como se fazia a separação dos lixos, para estes se poderem reciclar.
Havia vários contentores com placas a identificarem os lixos para a reciclagem.
Assim, havia placas com nomes: monstros, entulhos, vidros, metais, plásticos, papel, cartão, sucatas e ainda havia um contentor para o lixo não reciclável.
Foi bom verificar que todas as pessoas do concelho de Ílhavo estão a ser Amigas do Ambiente!
Vimos um senhor com uma carrinha que trazia vários tipos de lixo e parava e arrancava para colocar os lixos nos sítios certos. Para nós foi uma grande alegria quando o senhor atirava materiais sanitários para o contentor que até gritávamos: eiiii, eeiii!
Recebemos “O Ambúzio” que é uma revista com Actividades de Educação Ambiental, patrocinada pela Câmara Municipal de Ílhavo. Vai ser bom fazer actividades: jogos, pinturas, colocar autocolantes e ler a revista! Com ela aprendemos muito mais!
De toda a visita, podemos dizer que gostámos muito, que queremos lá voltar. Agora, na escola, na rua e na nossa casa vamos fazer tudo o que pudermos para “Sermos Amigos do Ambiente”.
Vamos reciclar, vamos respeitar a Natureza, vamos ensinar os outros a fazê-lo também. PROMETEMOS!


Texto colectivo dos alunos do 3º ano A
Nota: Como só agora iniciámos a publicação de notícias neste blog, este texto é o resultado de uma actividade efectuada durante o primeiro período.

Sem comentários: