8.2.09

Projecto Saberes e ambiente no CEAN potencializa a troca de experiências entre gerações com a parceria entre a Associação Aldeia, Universidade Sénior de Campo Maior e Escola Secundária de Campo Maior. No CEAN trabalhamos a biodiversidade e usos e tradições do Montado de Azinho.



Sub-tema | O Montado, um refúgio encantado! |

“Estudo e caracterização da biodiversidade dos ecossistemas de montado”
A lógica do sub-tema gira em redor da vida misteriosa e gloriosa do longínquo bosque mediterrânico e dos actuais Montados. A riqueza em biodiversidade e as suas ameaças ao longo destes cerca de 12 000 anos de utilização / transformação pelo Homem são o ponto de partida para uma aventura de descoberta que as crianças estão a realizar. Partindo do original Bosque Mediterrânico vamos descobrir o deslumbrante e fugaz “Lince Ibérico”, o grande lagarto “ Sardão” e o carinhoso e rápido “Coelho” que sustenta a base da cadeia alimentar de muitas espécies do montado actual e do antigo Bosque. As actividades associadas à fixação do Homem e o desenvolvimento agrícola e pecuário/pastoril levaram a grandes transformações na base desta floresta. A evolução levou ao surgimento de quatro habitats diferenciados e bem definidos nos quais se adaptaram espécies diferentes. No ano em que se comemoram 200 anos do nascimento de Darwin e 150 anos de publicação de _A Origem das Espécies_ pensamos ser importante desvendar para as crianças a adaptação e evolução selectiva das espécies, sendo este projecto um exemplo próximo fisicamente o que pode ajudar a visualizar os fenómenos.
O Montado com uso cerealífero, o Montando para uso pastoril/ pousios, os Azinhais e os matagais, são exemplos das diferentes utilizações praticadas pelo Homem no montado, o que afecta as espécies ai existentes e suas adaptações.
Em todos eles a linha evolutiva e a selecção natural ditou a adaptação de espécies diversas levando a uma rica biodiversidade. Vamos neste projecto descobrir os habitantes da nossa floresta autóctone e caracterizá-los. Estudaremos as suas características e ameaças e agruparemos os mesmos segundo os seus Habitats.


tema | Usos e tradições do Montado de Azinho|

“Estudo e caracterização dos usos de exploração do Montado e suas tradições”
Desde o momento em que a ultima era glaciar terminou |Glaciação wurm, aproximadamente 18 000 a.c.| o clima no planeta “estabilizou”, aqueceu e transformou a forma de vida dos nossos antepassados. A sedentarização do Homem nos povoados do Neolítico e a capacidade que tiveram em descobrir o potencial da agricultura e da pastorícia deu início a uma enorme revolução cultural. É aqui que reside o nosso sub-tema! A transformação do Bosque Mediterrânico primitivo no actual Montado como o conhecemos.
As suas actividades, tradições e consequentes transformações levaram a que o Montado seja hoje sustentável do ponto de vista económico e social. O Montado de Azinho, a nossa riqueza e singularidade nacional, é um potencial enorme , pela dinâmica pecuária do Porco preto, quer pelo apoio a actividades paralelas como o cultivo de cereal, o pastoreio ou a caça. São hoje os factores de sobrevivência do Montado que resiste! A arte pastoril é retratada neste projecto com a participação do Senhor Júlio que colaborou com as crianças na construção de algumas peças da maquete. As tradições associadas à arte pastoril e usos e costumes de outros tempos fazem parte da recolha realizada com pesquisas junto da família. Em resumo, criámos uma maquete exploratória do sub-tema, representativa da vida no montado, tradições, usos e costumes e desvendamos com base em relatos e pesquisas vivas, do passado e presente associadas ao Montado. O usos do montado com cultivo de cereal, as pastagens e os matagias serão representados com as suas múltiplas actividades Humanas. Este é um pequeno contributo sobre a possibilidade de promover o desenvolvimento sustentável com base nos produtos da nossa terra, preservando, evoluindo em harmonia e respeitando a bioética necessária face ás ameaças actuais do aquecimento global, da desertificação e da perda de biodiversidade.
Uma introdução inicial sobre a evolução do montado e caracterização dos seus diversos usos actuais dará origem a um guião onde abordaremos as actividades agrícolas, pecuárias e pastoris, bom como as tradições associadas como o caso da caça, da matança do porco e recolha de ervas aromáticas e espargos. A arte pastoril será retratada com uma entrevista ao Senhor Júlio.

Sem comentários: