11.2.09

E.B.1 de Dem


A E.B.1 de Dem está a participar no programa Eco-Escolas pelo segundo ano consecutivo, esta é a primeira vez que participamos neste blog. Por esta razão queremos dar a conhecer um pouco da fregusia de Dem.
Dem é a freguesia mais recente do concelho de Caminha, pois foi criada por Dec. Lei n.º 48590 de 16 de Setembro de 1968.
Os lugares que a constituem, pertenciam antigamente às freguesias de Orbacém e Gondar, e o seu elemento aglutinador foi a capela de S. Gonçalo, onde era celebrada missa e administrados os sacramentos, que criou na mente do povo a ideia de uma freguesia com identidade própria.
Dem, é uma pequena freguesia rural situada no sopé da serra D’Arga. Faz fronteira com as freguesias de Orbacém, Gondar, Argela e S. João.
É formada pelos lugares de Pedras-Frias, Carejos, Boucinha, Chão do Porto e Aldeia.
Todos os lugares desta freguesia estão servidos por razoáveis estradas municipais, que por sua vez as pões em comunicação com as freguesias vizinhas.
Existe camioneta de passageiros às 4ª feiras entre Dem e Caminha e vice-versa.
O clima é bastante frio e chuvoso no Inverno e seco e abafado no Verão.
O Inverno é rigoroso, de noites longas propícias aos serões, à volta da lareira.
Agora são maioritariamente passadas à frente da televisão mas antigamente contavam-se lendas, cantava-se e trabalhava-se o linho.
A população, principalmente a feminina, dedica-se à agro-pecuária de subsistência, enquanto os homens emigram, dedicam-se ao comércio em Caminha, ou Lisboa, e mais recentemente formam equipas que trabalham no gesso, e fazem empreitadas em todo o País e até no estrangeiro.
Actualmente existem duas cooperativas de componentes de automóveis que dá emprego a muitas mulheres, principalmente jovens.
Por isso, presentemente é aos mais idosos que cabe o cultivo das terras.
Dem, tem quatro mercearias que ao mesmo tempo servem de cafés.
Tem um centro cultural, uma escola do 1ºciclo e um campo de futebol, onde o rancho de folclórico da terra, a associação de cantares e a associação desportiva apresentam os seus espectáculos.
E.B.1 de DEM

Sem comentários: