21.7.09

Dia do Eco-Escolas e da Astronomia





A celebração do dia do Eco-escolas e da Astronomia decorreu no dia 17 de Junho durante todo o dia.
Durante a manhã decorreu o peddy-paper ecológico, com a participação de todas as turmas da escola, do pré-escolar ao 3º ciclo. Os alunos do pré-escolar não competiram mas participaram nas actividades adequadas à sua faixa etária.
O peddy-paper estava organizado de acordo com um guião, elaborado pelo professor José Torres, que cada turma tinha de seguir passando por todos os postos assinalados e que constavam das mais diversas actividades (percurso exterior à escola com perguntas relacionadas com o ambiente; jogos tradicionais (elaborados com aproveitamento de lixos); jogos no pavilhão; atelier de produção de biodiesel; atelier de produção de sabão com óleo usado; construção de relógios solares (estes ateliers foram organizados pelo professor Pedro Martins); construção de sólidos e figuras geométricas com palhinhas do leite que as crianças bebem na escola (organizado pela professora Ângela Codeço), que as educadoras se encarregaram de recolher, e plasticina; construção de flores com jornais (organizado pela professora Fernanda Araújo); pintura de um painel em tecido (organizado pelas professoras Olívia Silva e Isabel Paredinha); visita à exposição dos trabalhos realizados no âmbito do eco-escolas; preenchimento de uma ficha do impacto ambiental provocado por cada aluno e pela respectiva turma; em suporte informático, realizaram-se jogos de recolha selectiva de lixos, palavras cruzadas e perguntas sobre o ambiente, bem como a exploração do programa relacionado com Astronomia Stellarium (organizado pelo professor Paulo Botelho); alguns alunos visionaram ainda, o postal digital realizado no ano lectivo anterior, na nossa escola, em parceria com a Resulima e a empresa Ao Norte e responderam a uma pergunta sobre o filme.
Durante a tarde realizaram-se actividades de palco: apresentação da peça do 1º ciclo, escrita por estes alunos “O Depositrão”, a peça “Um dia o modelo Geocêntrico caiu por Terra” escrita pelos professores Pedro Martins e Fernanda Araújo e apresentada pelos alunos do Clube Oficina Ecológica e a peça “Os sinais marados” escrita pelos alunos do 5ºA, em Área de Projecto. Todos os cenários e adereços foram produzidos pelos alunos implicados na realização e apresentação das peças. Apresentações de duas músicas relacionadas com o ambiente, realizadas no clube de Música e em Área de Projecto do 5ºB, estas músicas foram acompanhadas com instrumentos musicais realizados pelos alunos, com materiais reciclados. Realizaram-se ainda, uma palestra subordinada ao tema “Galileu Galilei e o Ano Internacional da Astronomia”, apresentada pelo Prof. Dr. João Fernandes e o jogo “O Astronauta”, realizado e apresentado pelo professor Pedro Martins, onde participaram os alunos do 7º e 8º anos e as restantes turmas assistiram.
Durante a tarde os alunos tiveram oportunidade de observar, com telescópios, manchas solares e à noite o planeta Saturno, bem como identificar algumas constelações. A observação nocturna foi animada pela actuação da Tuna Masculina da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.
Foi um dia muito preenchido com actividades lúdicas e de aprendizagens importantes, quer ligadas ao Ambiente quer à Astronomia.

Os organizadores
Fernanda Araújo e Pedro Martins

1 comentário:

JOÃO EZEQUIEL disse...

quarta feira,Urandi, bahia,Brasil
28/08/2009

À ECO-ESCOLA

Sirvo-me deste para parabenizar a grande participação nas olimpiadas de astronáutica e astronimia realizada.
Eu, João Ezequiel Filho, Professor e representante da OBA! Olimpiadas Brasileira de Astronaútica e Astronomia Brasileira, pela Escola Municipal Orlando Spínola que teve sua participação com êxito nas avaliações. http://www.oba.org.br/site/index.php
Em seguida galeria de fotos e depois só procurar a escola acima mencionada.
Na oportunidade gostaríamos muito de trocarmos conhecimentos de aprendisagem e projetos educacionais.
Estamos finalizado nosso Blog e enviaremos o mai breve possível.
att.
João Ezequiel Filho
joaoezequielfilho@hotmail.com
Escola: educandarioorlandoespinola@hotmail.com

aguardamos contato.