28.1.10

Projecto Eco-Escolas

O projecto Eco-Escolas pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental.
O Conselho Eco-Escolas do nosso Agrupamento é constituído pelos os seguintes elementos:

1 - Professores:

Ana Paula Loureiro
Lurdes Pereira
Olga Sacramento
Ana Cristina Barros Mota Pinto
Laura Outeiro
Alcina Pais

2 – Auxiliares de Acção Educativa:

Julieta Pereira
Pedro Campos

3 – Encarregados de Educação:

Paula Fong
Diamantino

4 – Alunos – Todos os alunos inscritos no Clube Eco-Escolas:

Ana Rita Gonçalves nº3
Beatriz saraiva nº4
Catarina Fernandes nº5
Daniil Ivanov nº7
Joana Gomes nº9
Luís Pedro Cunha nº13
Maria Vitória Miroto nº15
Ruben Lopes nº 21

Pretende-se que seja um projecto abrangente que englobe todas as acções da Comunidade Educativa que visem a sensibilização para a problemática das alterações climáticas e protecção ambiental.
Desta forma, o Conselho Eco-Escolas e os professores responsáveis pelo respectivo Clube apelam a toda a Comunidade Educativa para que lhes façam chegar todas as actividades dinamizadas ao nível do Agrupamento e que se enquadrem nesta temática.
Ao longo do 1º período e ao nível do Clube e da Área de Projecto do 6ºB e integradas nos objectivos do Projecto, foram desenvolvidas actividades de parceria com o Departamento de Expressões na dinamização do Magusto da Escola sede (1º e 2º ciclos). Nesta actividade participaram também os Serviços Especializados de Apoio Educativo.

Trabalhos elaborados pelos alunos dos dois ciclos:



Lanche partilhado com a colaboração dos encarregados de educação:



Foram também implementadas as actividades de Comemoração da Quadra Natalícia. Destas salienta-se a construção de Árvores de Natal, elaboração de Presépios e postais de Natal, recorrendo a materiais e/ou reutilizáveis. Estas produções foram utilizadas para decoração da escola durante esta época e foram da responsabilidade conjunta do Grupo de Educação Visual e Tecnológica, do Clube Eco-Escolas e de algumas Áreas de Projecto que com ele colaboram.

Presépios e Árvores de Natal:



Arranjos de Natal:





As professoras responsáveis pelo Clube Eco–Escolas


Lurdes Pereira

Ana Paula Loureiro

25.1.10

Encontro Nacional Eco Escolas em Coimbra

O CEAN esteve presente e agradece à ABAE a aportunidade que nos foi proporcionada de poder apresentar a nossa experiência no ECO ESCOLA. Certos do valor pedagógico do programa ECO ESCOLA desejamos a todos as maiores felicidades e eco sucessos no trabalho de mais um ano. Foi muito positivo a troca de experiência, a aprendizagem em workshops e Foruns, bem como o convívio com colegas e amigos de outros encontros.

Agradecimento especial com uma palavra de encorajamento a toda a equipa da ABAE com relevo para a Dr. Margarida Gomes

Entrega dos prémios de participação

Hoje tivemos a visita dos nossos amigos do Sector do Ambiente da Câmara Municipal de Albufeira que nos vieram entregar os prémios e os certificados de participação no concurso "Um Natal mais Ecológico em Albufeira". Já colocámos os nossos ecopontos na sala e queremos agradecer por nos ajudarem a contribuir para um ambiente melhor!


23.1.10

Galardão Bandeira Eco-Escolas


A Escola EB 23 de Caldas das Taipas conseguiu (pelo 3º ano consecutivo)o galardão Bandeira Eco-Escolas reconhecendo o trabalho desenvolvido por esta Comunidade Educativa na recolha selectiva de resíduos, utilização racional dos recursos e na defesa do Ambiente. Estamos todos de parabéns!

21.1.10

1 Voto pode fazer a diferença

1 Voto pode fazer a diferença

Somos uma Eco-Escola desde 2003.... é com orgulho e sentido de responsabilidade que trabalhamos para um futuro mais sustentável.

Uma vez que fazemos parte da rede nacional de Eco-Escolas apelamos para a vossa participação.
Precisamos da participação de todos para que a equipa do Colégio Valsassina seja apurada para a Finalissíma das Olimpíadas da Energia e Alterações Climáticas.

Basta votar no nosso vídeo em http://www.apea.pt/scid/olimpiadas/defaultVideoViewOne.asp?articleID=783&categoryID=719

Saudações ambientais...

Obrigado pela participação

20.1.10

Projecto da E B 2 3 Colares premiado

Hoje foi um grande dia para a nossa escola! O projecto do Eco Escolas, Biodiversidade – Actuar para Preservar, foi escolhido pelo Rock In Rio como vencedor do distrito de Lisboa do concurso Rock In Rio Escola Solar! Durante o dia de ontem foram dados alguns indícios de que a vitória estaria ao nosso alcance, quando nos foi solicitado um vídeo de apresentação do projecto, para ser entregue até ao final do dia.

Hoje, ás 11 horas, a tensão e a expectativa reinavam em várias salas de aula, enquanto se assistia à transmissão on-line do anúncio dos vencedores do concurso Rock In Rio Escola Solar Todos estávamos cheios de ansiedade como os alunos. De repente … o vencedor do distrito de Lisboa ….

E B 2 3 Colares!!!!!

A partir daí não se ouviu mais nada, para além dos gritos de alegria e comemorações dos alunos e professores. Passado um pouco, percebemos que os festejos se alargavam também ás outras salas de Ciências Natureza. Foi uma festa generalizada!

Os prémios atribuídos à nossa escola foram a instalação de painéis solares fotovoltáicos, que irão ser usados para produzir electricidade que será vendida à rede pública, gerando receitas que serão aplicadas em Projectos de Intervenção Social na comunidade envolvente…. e sim, claro, os famosos 50 bilhetes e T Shirts do Rock In Rio!

O momento é seguramente de celebração, esta distinção é um sinal de que o trabalho desenvolvido na nossa escola tem qualidade e um impacto significativo na comunidade. É um sinal de que uma escola pequena e no cantinho mais ocidental da Europa não é necessariamente uma escola insignificante. Porque uma escola não se “mede” pelo sítio onde se encontra, ou da sua proximidade/afastamento dos “centros de poder/decisão”. A qualidade de uma escola mede-se pela qualidade das pessoas que a compõem e, na minha opinião de professor recém-chegado à escola, que já passou por uma meia dezena de escolas da grande Lisboa, a nossa escola está recheada de valores, quer ao nível dos professores, quer ao nível dos funcionários e sobretudo ao nível dos alunos.

O nosso projecto é aberto à participação de todos, não se restringe a uma ou a outra turma, a uma ou a outra disciplina. Cada pessoa é um elemento valioso para, em conjunto, construirmos um mundo melhor.

Iremos seguramente dar-vos a conhecer as actividades que irão decorrer sob o chapéu deste projecto.

Podem ficar a conhecer mais do nosso projecto e acompanhar as actividades que o integram no jornal da nossa escola.





19.1.10

Olimíadas do Ambiente na E B 2 3 de Colares

Sarramelo, a mascote do Eco Escolas da EB 2 3 Colares

Decorreu no dia 14 de Janeiro a primeira eliminatória das XV Olimpíadas do Ambiente, nas quais a nossa escola participou pela primeira vez. Havia, nos professores envolvidos no Eco Escolas, a convicção de que os alunos da E B 2 3 de Colares iriam aderir em grande número a esta iniciativa. No entrando, a real dimensão da adesão dos alunos deixou-nos a todos boquiabertos.

Participaram na primeira eliminatória 106 alunos! Um verdadeiro recorde em iniciativas deste tipo! Este número é ainda mais significativo, na medida em que a prova só estava aberta aos alunos do 3º ciclo, pelo que o número de participantes se aproxima dos 50 % dos alunos matriculados! Fantástico! Só pela participação já são todos vencedores.
No final, o sentimento dos participantes era que a prova tinha sido difícil! Mas os desafios aliciantes nunca são os mais fáceis!
A enorme mobilização dos alunos da E B 2 3 de Colares revela uma consciencialização ambiental bem enraizada e uma vontade clara em conhecer melhor as causas dos problemas ambientais com que a humanidade se depara, por forma a participarem de forma fundamentada e activa na sua resolução. Esta mobilização deu-nos mais força para continuar a trabalhar em prol da defesa do ambiente e no desenvolvimento de competências sociais e promoção de uma cidadania activa.


Para saberem mais, consultem o jornal online da nossa escola aqui

13.1.10

DECORAÇÕES DE NATAL






Durante o mês de Novembro e início de Dezembro, na Escola Básica de Távora, foram realizadas várias decorações de Natal, sendo muitas delas com reutilização de materiais. Estas decorações foram realizadas pelo 1.ºciclo, Pré-escolar, Educação Visual e Tecnológica, Educação Tecnológica, Clube Europeu “As Voltas da Cultura” e coordenação do Eco-escolas.

3.1.10

O Centro Educativo Alice Nabeiro presente na expo do Museu do café

O CEAN está presente com um presépio criado por nós com materiais reciclados na exposição patente do Museu do Café em Campo Maior. As crianças no dia 30 de Dezembro foram em grande grupo visitar a exposição e descobrir uma colecção rica em criatividade de Alice Nabeiro. Esta colecção foi conseguida com a oferta de muitos amigos que de vários pontos do mundo fizeram questão de trazer exemplares raros da arte de fazer presépios. Foi muito importante associar as crianças a esta colecção e é um orgulho que um trabalho nosso faça parte desta colecção.

Natal científico no CEAN

As crianças do CEAN receberam neste natal muitas prendas científicas que partilharam com os colegas no espaço ciência. Foram dias de férias muito divertidos e dedicados á ciência, onde fizemos pinheiros de natal com cristais, estalactites, vulcões explosivos e casas ecológicas com paineis solares e sistemas de aquecimento de água. O espaço ciência recebeu das crianças duas prendas discovery, um projecto microscópico e um esquema do sistema solar interactivo. Foram dias de férias científicos e de partilha o que prova que somos todos uma família. A partilha por parte das crianças das suas prendas é sempre um estimulo para quem luta pela igualdade de oportunidade, contra o egoismo e o consumismo.

Bom ano loucamente científico

Copenhaga pelas crianças do CEAN



Criámos uma conferência de Copenhaga das crianças aqui no CEAN, onde todos assumiram durante a mesma o papel das diferentes personagens envolvidas no debate global. Cada um defendeu os seus pontos de vista e chegaram a algumas conclusões interessantes. Foram criadas mesas de debate por grupos e posteriormente o grande debate, onde foram debatidos todos os temas. Foi uma jornada rica, especial para as crianças e algo novo que os marcou pela positiva pois perceberam como é dificil o concesso.

Exposição sobre direitos das crianças no Centro Cultural de Campo Maior

Para comemorar a carta dos direitos da criança, a CPCJ de Campo Maior lançou um desafio a todas as escolas de Pré-escolar, 1º e 2º ciclo para criarem um trabalho sobre um direito da criança. O objectivo foi promover a discussão sobre os direitos e deveres das crianças. O Centro educativo Alice Nabeiro, também participou com o tema Catastrofes naturais e as crianças. Um tema muito interessante numa altura em que se descute o problema do aquecimento global na conferência de Copenhaga. As crianças aportaram as suas ideias da importância de protecção das crianças nestes fenomenos cada vez mais recorrentes, e salientaram a importância da intervenção médica e apoio humanitário. Está a decorrer uma exposição no Centro Cultural de Campo Maior com todos os trabalhos realizados em todas as turmas de Campo Maior e o resultado é incrível. A criatividade de crianças e professores permite a todos reflectirem sobre o universo das crianças e seus problemas e fregilidades.