20.1.10

Projecto da E B 2 3 Colares premiado

Hoje foi um grande dia para a nossa escola! O projecto do Eco Escolas, Biodiversidade – Actuar para Preservar, foi escolhido pelo Rock In Rio como vencedor do distrito de Lisboa do concurso Rock In Rio Escola Solar! Durante o dia de ontem foram dados alguns indícios de que a vitória estaria ao nosso alcance, quando nos foi solicitado um vídeo de apresentação do projecto, para ser entregue até ao final do dia.

Hoje, ás 11 horas, a tensão e a expectativa reinavam em várias salas de aula, enquanto se assistia à transmissão on-line do anúncio dos vencedores do concurso Rock In Rio Escola Solar Todos estávamos cheios de ansiedade como os alunos. De repente … o vencedor do distrito de Lisboa ….

E B 2 3 Colares!!!!!

A partir daí não se ouviu mais nada, para além dos gritos de alegria e comemorações dos alunos e professores. Passado um pouco, percebemos que os festejos se alargavam também ás outras salas de Ciências Natureza. Foi uma festa generalizada!

Os prémios atribuídos à nossa escola foram a instalação de painéis solares fotovoltáicos, que irão ser usados para produzir electricidade que será vendida à rede pública, gerando receitas que serão aplicadas em Projectos de Intervenção Social na comunidade envolvente…. e sim, claro, os famosos 50 bilhetes e T Shirts do Rock In Rio!

O momento é seguramente de celebração, esta distinção é um sinal de que o trabalho desenvolvido na nossa escola tem qualidade e um impacto significativo na comunidade. É um sinal de que uma escola pequena e no cantinho mais ocidental da Europa não é necessariamente uma escola insignificante. Porque uma escola não se “mede” pelo sítio onde se encontra, ou da sua proximidade/afastamento dos “centros de poder/decisão”. A qualidade de uma escola mede-se pela qualidade das pessoas que a compõem e, na minha opinião de professor recém-chegado à escola, que já passou por uma meia dezena de escolas da grande Lisboa, a nossa escola está recheada de valores, quer ao nível dos professores, quer ao nível dos funcionários e sobretudo ao nível dos alunos.

O nosso projecto é aberto à participação de todos, não se restringe a uma ou a outra turma, a uma ou a outra disciplina. Cada pessoa é um elemento valioso para, em conjunto, construirmos um mundo melhor.

Iremos seguramente dar-vos a conhecer as actividades que irão decorrer sob o chapéu deste projecto.

Podem ficar a conhecer mais do nosso projecto e acompanhar as actividades que o integram no jornal da nossa escola.





Sem comentários: