25.2.10

"Salvar" a Azorina Vidalii

As obras de alargamento da pista do aeroporto da ilha do Corvo estão em curso, sendo que se prevê que alguns exemplares da espécie Azorina Vidalii serão destruídos com as referidas obras. De ressalvar que a população de Azorina Vidalii presente na Vila do Corvo é considerado o maior património botânico da Ilha, segundo alguns biólogos da Universidade dos Açores, estando já comprovada a excelente qualidade das suas sementes.
Perante estes factos, o Clube do Ambiente da EBI Mouzinho da Silveira, em colaboração com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), dinamizou uma sessão para “salvar” alguns desses exemplares replantando-os na zona do Parque Natural da Ilha, nomeadamente na zona do Topo. Esta actividade contou com um grande entusiasmo e colaboração dos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
Temos consciência que existe ainda muito a fazer a este nível, pelo que serão coordenadas outras sessões para continuar o trabalho iniciado.
A Azorina Vidalii é uma espécie protegida pela Convenção de Berna e pela Directiva Habitats.



Agradecimentos especiais: Eng. Carlos Silva (SPEA); Dr.ª Sandra Hervia (SPEA), Dr. Nuno Oliveira (SPEA) e Dr. John Branco (EBIMS).

Hermínia Rorigues

1 comentário:

Anónimo disse...

Bela iniciativa! Muitos parabéns, nós na E B 2 3 de Colares contribuímos para salvar a Boga.
http://sarramelo.agcolares.org