30.5.11
Caminhada OUGUELA CONVIDA
Um agradecimento ao Professor Fernando Antunes pelo apoio e exposição sobre a história de Ouguela e ao Senhor António Gadanha pela sua disponibilidae enquanto habitante da aldeia em acarinhar as nossas iniciativas e brindar os presentes com as suas magnificas histórias locais.
27.5.11
Biodiversidade Mayor chega ao fim
A parceria entre Universidade de Évora, Delta cafés, GEDA, Municipio de Campo Maior, ICNB, Centro Educativo Alice Nabeiro e Agrupamento de escolas de Campo Maior culminou após a realização da conferência organizada com todas as crianças do 4º ano de Campo Maior, com a visita dos embaixadores da biodiversidade a todas as escolas do 1º ciclo com o objectivo de distribuir algumas recordações a professores e alunos e agradecendo o empenho e dedicação de todos.
14.5.11
VISITA DA E.B.1 DE DEM AO PORTINHO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA E DISSECAÇÃO DE UMA LULA E DE UM CARAPAU
No dia 3 de Maio, os alunos da escola de Dem foram visitar a lota de V.P. Âncora.
Quando chegamos à lota, estavam muitas peixeiras e pescadores a trabalhar. Já havia muita azáfama com a compra e venda de peixe, acabado de chegar. Andamos por entre as bancas de venda, onde pudemos observar os diferentes tipos de peixe Vendia-se camarão vivo da costa, polvo, raia, carapau, sardinha, cavala, choupa, pescada, caranguejo, sável, solha, linguado, atum, entre outros.
No portinho estavam vários barcos atracados perto de nós. Assistimos à chegada dos barcos, vindos da faina, que descarregavam o peixe fresco. Os homens, nas traineiras, descarregavam as caixas que eram, de imediato, transportadas em carrinhos para a lota onde faziam a pesagem. Dentro da lota, encontravam-se duas balanças. Uma moderna, onde pesavam as caixas de peixe, outra antiga que já não é utilizada. Nós aproveitamos a oportunidade e o professor ensinou-nos como se utiliza esta balança, pesando alguns dos nossos colegas.
Também vimos uma peixeira a deitar restos de peixe às gaivotas. Foi um alvoroço.
Antes ainda do regresso, os nossos professores compraram três lulas e um carapau para dissecar, na escola.
E assim termina a nossa visita à lota.
No dia seguinte, dissecamos as lulas para estudarmos. Descobrimos que têm dois tentáculos para detectar e capturar as suas presas. Têm oito braços mais pequenos e, no centro destes, situa-se a boca com um bico que corta os alimentos. Observamos a localização dos seus órgãos, onde pudemos encontrar os seus corações.
No dia seguinte dissecamos o carapau. Inicialmente observamos o seu aspecto exterior. O corpo está coberto de escamas e dispõe várias barbatanas, com funções diferentes. Abrindo-o, descobrimos alguns dos seus órgãos tais como o estômago, intestinos, coração, fígado, bexiga e baço.
Com ajuda dos nossos professores observamos diferentes partes do corpo da lula e do peixe, na lupa binocular e no microscópio.
12.5.11
VISITA DE ESTUDO A LAMAS DE MOURO
No dia 3 de Maio, a comunidade educativa da escola Básica de Távora (alunos do 1º, 2º e 3ºciclos, professores, assistentes administrativos, assistentes operacionais e Direcção) participou em mais uma actividade no âmbito do eco-escolas, desfrutando das paisagens maravilhosas que envolvem todo o percurso até Lamas de Mouro.
Chegados à Porta do Parque Nacional Peneda Gerês, formaram-se os grupos, previamente definidos, entre a coordenadora do eco-escolas, Fernanda Araújo, e a equipa responsável das portas de Lamas de Mouro, sendo que, os grupos do 1º e 2ºciclos iniciaram as suas actividades e os grupos do 3ºciclo continuaram a viagem até Castro Laboreiro para a realização de dois trilhos.
Todas as crianças do 1.º ciclo realizaram um percurso pedestre “Na Margem do Rio Mouro” e as do 2ºciclo, o trilho interpretativo de Lamas de Mouro.
Os alunos do 7ºano realizaram o trilho do castelo de Castro Laboreiro e os do 8º e 9ºanos, o trilho interpretativo de Castro Laboreiro tendo posteriormente regressado a Lamas de Mouro para participar nas restantes actividades.
Todos os participantes, na visita, assistiram a um filme sobre o PNPG e a vida selvagem, realizaram jogos tradicionais e participaram num piquenique colectivo apreciando toda a envolvência natural.
O dia foi de todo pertinente porque permitiu a abertura da escola ao meio, o contacto com a natureza e envolveu a grande maioria da comunidade educativa. De realçar os elogios, proferidos pelos Técnicos de Turismo de Lamas de Mouro, pela conduta exemplar de todo o grupo.
A coordenadora do eco-escolas
Fernanda Araújo
11.5.11
Alunos do 5º ano do Agrupamento de Campo Maior visitam o CEAN
9.5.11
8.5.11
DIA MUNDIAL DA FLORESTA/DIA DO ECO-ESCOLAS
No dia 21 de Março de 2011, na Escola Básica de Távora, comemorou-se o Dia Mundial da Floresta e o Dia do Eco-escolas.
Estiveram presentes, na escola, representantes dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, da unidade de Sapadores Florestais e dos GIPS (GNR) que, contactaram com a população escolar apresentando algum do seu equipamento e efectuaram uma série de demonstrações:
- Sessões de explicação de protecção da floresta, segurança, fiscalização, ataque inicial e combate aos incêndios, instrumentos e contacto com os carros.
Foram ainda dinamizadas actividades, relacionadas com o tema, desenvolvidas pela escola:
- Apresentação de duas danças “A Selva” e “Carta da Mãe Natureza”, da responsabilidade da professora Odete Leitão e que contou com a colaboração do professor Álvaro Silva que, tratou das questões do som; plantação de árvores; apresentação do filme “Em Busca da Floresta Perdida”, elaborado pelos alunos do 8ºano, com o professor Hugo Novo, para o Prémio Ilídio Pinho 2010/2011; “Exposição de Trabalhos” e colocação de uma “Corda Florida”, por turma, para decorar a árvore das garrafas, feita com aproveitamento de lixos. Estes trabalhos foram desenvolvidos pela comunidade Educativa e promovidos pelas educadoras, professores do 1º, 2º e 3ºciclos.
A organização deixa um agradecimento especial a todos os que colaboraram nesta actividade (Associação Atlântica, Bombeiros Voluntários, Câmara Municipal e Protecção Civil concelhia) que mobilizaram todos os meios possíveis para o desenvolvimento de actividades para todos os alunos e adequadas às suas faixas etárias.
Mais uma vez os alunos, professores, educadores e assistentes operacionais, da Escola Básica de Távora, estão de parabéns pela sua conduta exemplar e envolvência em actividades promotoras da qualidade ambiental.
O Conselho Eco-escolas
5.5.11
CEAN em 2º lugar no Congresso Nacional Cientistas em acção 2011
Foi com muita alegria e satisfação que este nosso projecto ficou classificado em 2º lugar nesta edição. Apresentámos 5 projectos sendo o projecto "Scratch e o Rovin, uma aventura no canhão da nazaré" e Geocaching, "satélites em acção" sido premiados com Mensões Honrosas. Os nossos projectos brigada verde ( Ouguela convida e Brigada Caia) também brilharam. Obrigado a todas as 22 crianças envolvidas e parabéns a todos pelo empenho, dedicação e espírito científico.
Subscrever:
Mensagens (Atom)