14.5.11

VISITA DA E.B.1 DE DEM AO PORTINHO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA E DISSECAÇÃO DE UMA LULA E DE UM CARAPAU



No dia 3 de Maio, os alunos da escola de Dem foram visitar a lota de V.P. Âncora.
Quando chegamos à lota, estavam muitas peixeiras e pescadores a trabalhar. Já havia muita azáfama com a compra e venda de peixe, acabado de chegar. Andamos por entre as bancas de venda, onde pudemos observar os diferentes tipos de peixe Vendia-se camarão vivo da costa, polvo, raia, carapau, sardinha, cavala, choupa, pescada, caranguejo, sável, solha, linguado, atum, entre outros.
No portinho estavam vários barcos atracados perto de nós. Assistimos à chegada dos barcos, vindos da faina, que descarregavam o peixe fresco. Os homens, nas traineiras, descarregavam as caixas que eram, de imediato, transportadas em carrinhos para a lota onde faziam a pesagem. Dentro da lota, encontravam-se duas balanças. Uma moderna, onde pesavam as caixas de peixe, outra antiga que já não é utilizada. Nós aproveitamos a oportunidade e o professor ensinou-nos como se utiliza esta balança, pesando alguns dos nossos colegas.
Também vimos uma peixeira a deitar restos de peixe às gaivotas. Foi um alvoroço.
Antes ainda do regresso, os nossos professores compraram três lulas e um carapau para dissecar, na escola.
E assim termina a nossa visita à lota.
No dia seguinte, dissecamos as lulas para estudarmos. Descobrimos que têm dois tentáculos para detectar e capturar as suas presas. Têm oito braços mais pequenos e, no centro destes, situa-se a boca com um bico que corta os alimentos. Observamos a localização dos seus órgãos, onde pudemos encontrar os seus corações.
No dia seguinte dissecamos o carapau. Inicialmente observamos o seu aspecto exterior. O corpo está coberto de escamas e dispõe várias barbatanas, com funções diferentes. Abrindo-o, descobrimos alguns dos seus órgãos tais como o estômago, intestinos, coração, fígado, bexiga e baço.
Com ajuda dos nossos professores observamos diferentes partes do corpo da lula e do peixe, na lupa binocular e no microscópio.

Sem comentários: