8.5.11

DIA MUNDIAL DA FLORESTA/DIA DO ECO-ESCOLAS


No dia 21 de Março de 2011, na Escola Básica de Távora, comemorou-se o Dia Mundial da Floresta e o Dia do Eco-escolas.
Estiveram presentes, na escola, representantes dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, da unidade de Sapadores Florestais e dos GIPS (GNR) que, contactaram com a população escolar apresentando algum do seu equipamento e efectuaram uma série de demonstrações:
- Sessões de explicação de protecção da floresta, segurança, fiscalização, ataque inicial e combate aos incêndios, instrumentos e contacto com os carros.
Foram ainda dinamizadas actividades, relacionadas com o tema, desenvolvidas pela escola:
- Apresentação de duas danças “A Selva” e “Carta da Mãe Natureza”, da responsabilidade da professora Odete Leitão e que contou com a colaboração do professor Álvaro Silva que, tratou das questões do som; plantação de árvores; apresentação do filme “Em Busca da Floresta Perdida”, elaborado pelos alunos do 8ºano, com o professor Hugo Novo, para o Prémio Ilídio Pinho 2010/2011; “Exposição de Trabalhos” e colocação de uma “Corda Florida”, por turma, para decorar a árvore das garrafas, feita com aproveitamento de lixos. Estes trabalhos foram desenvolvidos pela comunidade Educativa e promovidos pelas educadoras, professores do 1º, 2º e 3ºciclos.
A organização deixa um agradecimento especial a todos os que colaboraram nesta actividade (Associação Atlântica, Bombeiros Voluntários, Câmara Municipal e Protecção Civil concelhia) que mobilizaram todos os meios possíveis para o desenvolvimento de actividades para todos os alunos e adequadas às suas faixas etárias.
Mais uma vez os alunos, professores, educadores e assistentes operacionais, da Escola Básica de Távora, estão de parabéns pela sua conduta exemplar e envolvência em actividades promotoras da qualidade ambiental.

O Conselho Eco-escolas

Sem comentários: