15.7.11

CONCURSO: “SIM, este ano O NATAL É AMARELO” – Memória Descritiva


ESCOLA SECUNDÁRIA DE VENDAS NOVAS
PROGRAMA ECO-ESCOLAS

CONCURSO: “SIM, este ano O NATAL É AMARELO” – Memória Descritiva

- Alunos envolvidos: 150 alunos aproximadamente (5 turmas de 3º Ciclo e 1 turma do Ensino Secundário)

Este Projecto entra na nossa Escola através do Programa Eco-Escolas e percorre todas as etapas propostas pelo Regulamento.
Após algumas reuniões entre o grupo dinamizador, passou-se à fase de divulgação junto de outros colegas que conseguissem operacionalizar esta iniciativa (Educação Visual, Educação Tecnológica, Oficina de Artes…).
Paralelamente, foi afixado o cartaz da Tetra Pak e elaborado um documento que serviu de sensibilização para a recolha de embalagens no Blogue GEOAZIMUTE, placards Eco-Escolas, na sala dos professores, alunos, funcionários, Biblioteca, leitura sala a sala e distribuição de folhetos (Tetra Pak), especialmente aos alunos do 3ºciclo.
A recolha das embalagens foi feita no refeitório, bar, sala de professores e encaminhada para as salas de Educação Visual/Tecnológica onde sofreram o tratamento final.
As embalagens foram seleccionadas, espalmadas, cortadas, abertas, lavadas, escorridas e limpas, nas aulas acima referidas. Posteriormente os alunos personalizaram, através de recorte, a sua embalagem, que constituiu a peça das várias tiras espelhadas que se suspenderam com fio de nylon no tecto do átrio da Escola. As faixas ficaram presas num círculo de madeira com metro e meio de diâmetro, fornecido pela Câmara Municipal de Vendas Novas. Este foi envolvido com prata dourada existente nas arrecadações da Escola e a árvore foi forrada interiormente com película amarela reutilizada e iluminada com uma lâmpada economizadora.
A decoração foi feita com flores recortadas da parte amarela das embalagens e as estrelas talhadas na esferovite dos recipientes, onde estão acondicionados os alimentos nos supermercados. Em redor da árvore foram desenhadas letras com o slogan do concurso: “SIM, este ano O NATAL É AMARELO”, circundado com folhas secas de plátanos, existentes no jardim da Escola.
Durante o mês de Janeiro os alunos deslocar-se-ão a Évora numa visita à GESAMB e teremos uma sessão sobre “escolha de embalagens com menor impacto ambiental” no âmbito do protocolo assinado com a DECO – REDE DECO JOVEM.

Sem comentários: