15.7.11

Eco – Escolas na pista do Eco-Código


No dia 5 de Junho, Dia do Ambiente, o Programa Eco-Escolas, dinamizou uma exposição na Biblioteca Escolar subordinada ao título: «TERRA …CENÁRIOS E PALAVRAS…

Um conjunto de 25 cartoons mostrava os efeitos nefastos que o Homem pode ter no meio ambiente e as suas consequências. Os alunos foram convidados a participar na actividade «Titulos Precisam-se»… elegendo o cartoon que mais os marcava, deixando uma pequena frase relacionada com o mesmo. O livro onde os alunos colocaram os seus pensamentos, ficará na Ecoteca da escola.

Também no âmbito do Dia do Ambiente, foi colocado junto da exposição, ecopontos construídos pelos alunos da escola, como forma de sensibilizar as pessoas para a reciclagem.

Foram igualmente expostos no átrio, junto à Biblioteca, os cartazes a concurso dos alunos do 12º A e 12º B relacionados com o Eco-Código.


O Eco-Código corresponde a um dos elementos do programa Eco-Escolas: o 7º passo da metodologia proposta. O Eco-Estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.

O Eco-Código deverá expressar uma declaração de objectivos, traduzidos por acções concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir.

Perante o regulamento definido ao nível da escola, o Júri composto por um elemento do órgão de gestão, a coordenadora do projecto Eco-Escolas, um representante do pessoal não docente, as professoras das turmas dos alunos participantes no concurso, um representante dos alunos, reuniram para eleger o cartaz vencedor.

Tendo por base os seguintes critérios de avaliação, qualidade dos conteúdos, disposição gráfica de todos os elementos, originalidade, memória descritiva, o cartaz nº7, representante de um cenário de futuro para o ano 2050 da autoria das alunas: Inês Ropio, Carolina Ezequiel e Sara Carvalho do 12ºB a quem damos os nossos parabéns, foi o seleccionado.


Este trabalho será enviado para o 9º Concurso Nacional Eco-Código do programa Eco-Escolas e o grupo participante receberá um prémio, atribuído pela Escola.

Eco- agradecimentos das Brigadas Eco-Escolas.


Sem comentários: