2.12.11

ECO-REPÓRTER DA ENERGIA



REGULAMENTO

O desafio “Eco-Repórter da Energia” consiste na realização de investigação jornalística na escola e meio envolvente por forma a possibilitar a produção de trabalhos/peças jornalísticas destinadas à comunicação social local, regional, nacional ou internacional (internet).

A proposta é a da realização de um conjunto de investigações (inquéritos, entrevistas, recolha de informação) em torno da eficácia e eficiência com que utilizamos a energia. Os enfoques poderão ser diversos: das energias renováveis, aos hábitos de consumo; dos hábitos de mobilidade às implicações do consumo de energias no aquecimento global.


OBJECTIVOS

• Estimular nos jovens o interesse pela investigação sobre temas relacionados com a Energia e o Ambiente;
• Motivar para a investigação local e compreensão das questões relacionadas com a eficiência energética, alterações climáticas, entre outras, especialmente a nível local;
• Incentivar a produção de trabalhos jornalísticos de qualidade, relacionados com os temas a abordar;
• Desenvolver competências na área da comunicação, nomeadamente: escrita, fotografia e multimédia e internet;
• Promover a comunicação na comunidade local, nacional e internacional dos temas relacionados com a energia;
• Contribuir para uma (in)formação crítica, na área da sustentabilidade energética e ambiental.
• Contribuir para o desenvolvimento de cidadãos informados, participativos e com espírito crítico;


QUEM PODE CONCORRER
Podem apresentar trabalhos as escolas inscritas nas redes Eco-Escolas ou Jovens Repórteres para o Ambiente a partir do 2º ciclo de escolaridade. Existem dois escalões:

1º ESCALÃO Escolas do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico.

2º ESCALÃO
Escolas do ensino secundário, profissional e superior.


DEFINIÇÃO DO TRABALHO
MODALIDADES
Modalidade A – Artigo/reportagem
Modalidade B – vídeo /áudio
Cada escola pode concorrer com um trabalho em cada uma das modalidades.

METODOLOGIA
  • O trabalho deverá focar a temática ambiental e energética.
  • O trabalho deverá partir da investigação das problemáticas a nível local.
  • A equipa de reportagem deverá documentar-se sobre o tema e delinear um plano de investigação.
  • Arecolha de informação deve realizar-se em trabalho de campo.
  • O trabalho deve conter entrevistas e dados factuais.
  • O trabalho deverá orientar-se para a procura de soluções fundamentadas e sempre que possível desencadear acções de intervenção coerentes.
  • Devem ainda ser respeitados os princípios éticos do trabalho jornalístico como a credibilidade das fontes, imparcialidade e recolha de diversas opiniões/pontos de vista acerca do tema em análise.
  • A escola poderá envolver o grupo de alunos ou turmas que entender. Se forem realizadas várias reportagens deverão eleger uma para concurso (em cada uma das modalidades).

ELEMENTOS DO TRABALHO:
Modalidade A
– O artigo, que no conjunto não deverá exceder as duas páginas A4 e que deve ser constituído por:
a) Um texto
Este texto deverá respeitar as principais regras da escrita jornalística, como por exemplo:
• Título (são funções do título atrair a atenção do leitores; pode conter subtítulo).
• Destaque (resumo da notícia, onde se descreve o mais importante do artigo; um ou dois parágrafos).
• Corpo do texto (deve conter muita e variada informação; o texto deve acabar com uma frase-chave, que conclui a notícia).
• Tie-in (pretende enquadrar a notícia, relacionando o acontecimento que se escreve com outro acontecimento anterior; nem sempre existe).
b) Pelo menos uma ilustração
As ilustrações do artigo (desenhos, fotografias, gráficos, quadros, etc.) deverão ser acompanhadas de legenda, fazendo referência à fonte, no caso de não serem originais.


Modalidade B :
– Um vídeo ou áudio, que não deverá exceder os 3 minutos.

Ambas as modalidades:
Memória Descritiva
Breve descrição realizada pelo(a) professor(a),explicativo da forma como se desenvolveu o trabalho dos Eco-Repórteres (máximo uma página A4).

Identificação 
Deve ser clara a identificação completa da Escola, do(a) professor(a) responsável e nome dos alunos (ou turma).

Envio/publicação
 O trabalhos deverão ser publicados na página do eco-repórter da energia em: www.ecoreporter.abae.pt/ ou, em alternativa, enviados por email para escolascomenergia@abae.pt


AVALIAÇÃO

Critérios
Os critérios de avaliação dos trabalhos a concurso serão os seguintes:

• Qualidade
• Criatividade/Originalidade.
• Características técnicas
• Investigação e envolvimento dos alunos
• Articulação com os temas propostos


Júri
O júri será constituído pela Fundação EDP, ABAE, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC/ME), Agência para Energia (ADENE), Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), CENJOR , Jornal Público,Revista Visão.
Ao júri reserva-se o direito de não vir a atribuir prémios caso a qualidade dos trabalhos a concurso não seja considerada satisfatória; a decisão do Júri não pode ser alvo de recurso.
A reunião do júri ocorrerá em Julho, sendo a sua decisão anunciada até ao início do mês de Agosto.

PRÉMIOS
Professor
O professor orientador de cada equipa vencedora receberá uma colecção de livros sobre energia e ambiente. A colecção de 12 livros sobre ambiente e energia

Aluno
Cada elemento de cada equipa de estudantes terá direito aos seguintes prémios(*)
Primeiro prémio de cada modalidade e escalão: Kit Fuel Cell + Kit Solar Metal Box C73 (6646)
Segundo prémio de cada modalidade e escalão: Kit Eólica + Kit Solar Metal Box C73 (6646)
Terceiro prémio de cada modalidade e escalão: Kit Eólica+Hídrica
(*)susceptíveis de ajustamentos


PRAZOS
A inscrição deverá realizar-se até 28 de Fevereiro.
Os originais deverão ser apresentados a Concurso até 30 de Maio de 2012.


INSCRIÇÕES
Para se inscrever nesta actividade e receber mais informações deve declarar a sua intenção de participar em http://www.ecoreporter.abae.pt/

Em alternativa pode enviar para escolascomenergia@abae.pt 




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