Actividades do Plano de Acção
Divulgação do programa.
◊ Distribuição de um desdobrável a todos os directores de turma para ser analisado com os alunos de forma a recolher sugestões dos discentes e publicitar o Clube.
◊ Inscrição dos alunos no Clube e distribuição do cartão de membro do Clube.
◊ Divulgação do blogue do Clube.
Espaços exteriores e interiores (Resíduos Sólidos).
◊ Promover campanhas de sensibilização para a preservação dos espaços exteriores e separação de resíduos sólidos.
◊ Construir um eco ponto, na Oficina de Artes, para colocar na Sala de Professores.
◊ Visita a uma estação de triagem de resíduos.
◊ Distribuição de um boletim informativo a toda a comunidade escolar.
Compostagem
◊ Distribuição de informação pela comunidade escolar.
◊ Utilização dos compostores que estão na escola para a realização da compostagem.
◊ Utilização do estrume orgânico resultante da compostagem para estrumar as plantas existentes no recinto escolar.
Publicação de fotos no blogue do clube.
Energia
◊ Proceder à troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes no recinto da Escola. Caso seja possível, a campanha será estendida à Comunidade Escolar.
◊ Realização de uma palestra, direccionada a alunos, pessoal docente e não docente, sobre a utilização da Energia Solar ao nível do consumo doméstico de energia.
◊ Elaboração de mensagens a colocar junto dos interruptores das salas para reduzir o seu tempo de utilização.
Água
◊ Campanha de sensibilização para o consumo racional da água.
◊ Verificação do bom funcionamento das torneiras para evitar o desperdício de água.
◊ Realização de inquérito sobre os hábitos de consumo doméstico da comunidade escolar.
Alterações climáticas
◊ Campanha de alerta para os efeitos prejudiciais provocados pela poluição.
◊ Elaboração de trabalhos em suporte informático (nomeadamente PowerPoint) que serão publicados no “blogue” do clube.
Luís Alberto Pires Rodrigues
O Professor Coordenador responsável pelo Clube Eco-Escolas
____________________________________________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário