10.3.09

Compostagem e nova plantação na Horta Biológica da E.B.1 de Dem



No dia 9 de Março, dedicámos uma parte do nosso dia à nossa horta biológica e ao compostor. Passado 12 meses, abrimos o nosso compostor para utilizar o composto maturado na fertilização do solo da nossa horta. Depois cavámos o solo, colocámos o composto, misturámo-lo com a terra, abrimos regos e colocámos diversos produtos hortícolas (batata, repolho, couve-flor, brócolos, alho francês, cebolinho) e por último regámos o solo.
Depois começámos a preparar novamente o composto e para isso, fomos para a mata apanhar folhas e ramos secos e rasgámos jornais em bocadinhos pequeninos. Começámos por dispor no fundo do compostor uma camada de ramos cortados, para permitir a ventilação e o escoamento de água. Na camada seguinte misturámos restos de vegetais e frutas, pedaços de jornais e restos de colheitas agrícolas recolhidas da nossa horta. No final misturámos tudo e cobrimo-los com folhas e ramos secos para evitar a presença de moscas. Até ao final do segundo período iremos recolher restos de vegetais e frutas da nossa cantina e de nossas casas para enchermos o compostor.
Foi uma actividade que gostámos de executar, pois permitiu-nos contactar com o meio ambiente que é o que mais gostamos de fazer e com este pequeno acto praticámos os 3R`s, ou seja, reduzimos, reutilizámos e reciclámos.

Texto colectivo (1º, 2º, 3º e 4º anos)

E.B.1 de DEM

Sem comentários: