9.3.09

O AZEVINHO (BIODIVERSIDADE)

AZEVINHO (BIODIVERSIDADE)

A E.B.1 de Dem fez uma pesquisa sobre o azevinho no âmbito do Programa Eco-Escolas e no desenvolvimento do Tema “Biodiversidade” do qual resultaram vários textos. Entre os quais se destacaram os seguintes:

O azevinho é uma árvore de folha persistente da família das Aquifoliaceae, cultivada normalmente para efeitos ornamentais devido aos seus frutos vermelhos.
É uma das numerosas espécies do género Ilex, e a única que nasce espontaneamente na Europa, sendo bastante comum até aos mil e quinhentos metros de altitude.
O azevinho comum é uma árvore de crescimento muito lento, atingindo em adulto de 4 a 6 metros de altura, alguns pés chegam a formar autenticas árvores e podem viver 100 anos ou mais.
Os frutos aparecem apenas nas plantas femininas, são pequenas drupas esféricas de 7 a 10 milímetros de diâmetro, de um vermelho brilhante, por vezes amarelas, quando maduras. Não são comestíveis, são mesmos tóxicos.
O azevinho é uma árvore em vias de extinção porque ao longo dos anos, no Natal as pessoas começaram a cortá-la para a vender para arranjos de Natal e tornou-se cada vez mais escassa e por isso foi proibido o seu corte.

Trabalho elaborado por: Mónica e Lígia (alunas do 4ºano)

O azevinho é uma árvore de folhas que podem ser verdes ou amarelas. Dá frutos pequeninos e vermelhos.
O azevinho pode ser uma planta fêmea ou macho. A fêmea dá o fruto e o macho não.
Esta planta está em vias de extinção, porque é muito procurada no Natal para enfeitar as casas. As pessoas apanhavam-na sem controlo o que originou a actual situação em que a espécie se encontra.

Trabalho elaborado por: Eda (2ºano)
E.B.1 de DEM

1 comentário:

Anónimo disse...

obrigada por este trabalho, ajudou-me imenso no meu trabalho de ciencias naturais. copiei tudo igualzinho espero que nao se tenham importado... :)