15.7.11

Escola Secundaria de Vendas Novas Limpar Portugal



Vamos Limpar a Floresta Portuguesa com Água e celebrar a Primavera!


O projecto Limpar Portugal num só dia resultou da iniciativa de Nuno Mendes, Paulo Torres e Rui Marinho, com o objectivo de promover a educação ambiental.
No dia “L”, 20 de Março, desenvolveu-se uma mega operação de limpeza do país que contou com o apoio voluntário e altruísta de 100.000 cidadãos. A população do concelho de Vendas Novas não foi excepção e quando escrevo” não foi excepção”, acrescento também a minha participação como formando dos cursos EFA.
Podemos citar a grande importância das novas tecnologias, pois foi através da Internet que se conseguiu divulgar esta iniciativa, angariar mais voluntariado, e esclarecer melhor as pessoas.

Como membro desta “grande família”, ao participar no “ Mãos à Obra! Limpar Portugal “, pude constatar com grande tristeza a falta de civismo por parte de pessoas que espalham o seu lixo sem pensar nos vários impactos negativos que tais atitudes egoístas trazem quer para o nosso concelho e país, quer para o nosso planeta.
Em Vendas Novas 108 cidadãos conscientes da necessidade de transformar a nossa cidade numa “cidade sustentável”, recolheram cerca de 5 toneladas de lixo. Pode-se considerar que esta iniciativa teve um grande sucesso, pois a nível nacional foram recolhidas cerca de 70.000 toneladas de lixos e resíduos.

Estamos de parabéns!
António Filipe Marques Pinto
(Formando Curso Educação e Formação de Adultos)